Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 6100 para FX 8350. Vale a pena?


Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Boa tarde humanos.

 

Adquiri neste mês uma GTX 970 em substituiução à minha HD 7850. Estou extremamente satisfeito com minha nova VGA, mas infelizmente o mesmo não posso falar sobre meu velho processador, um FX 6100 (6 x 3.2 Ghz). Pela primeira vez na vida tive o problema do gargalo: vejo pessoas jogando GTA V no Ultra à 60 fps com uma GTX 970, enquanto eu, no Ultra, não consigo passar dos 30 (na zona rural os fps caem para 20~25). Ou seja: se minha placa é a mesma que eles estão usando para rodar a 60 fps, o problema só pode ser meu processador.

 

Anyway, antes de tudo eu gostaria de dizer que passei horas pesquisando em inglês e português e, na maioria dos tópicos encontrados, as pessoas falam "troca pra um i5, você está desperdiçando o potencial dessa VGA com um AMD). Vejam: eu NÃO tenho dinheiro suficiente para substituir placa mãe E processador (afinal, se eu fosse trocar para Intel, eu teria que trocar minha ASUS M5A97 EVO R2.0). Ou seja: por favor, não respondam dizendo para eu trocar para Intel, porque eu não teria dinheiro para trocar de motherboard e processador (que, aliás, os da Intel costumam ser mais caros que da AMD).

 

Enfim, por último gostaria de informar que já vi diversas pessoas dizendo que minha placa mãe só aguenta nó máximo um FX 8350 e nunca aguentaria um processador da série FX 9xxx. Por este motivo, tenho para mim que o melhor processador que eu poderia comprar E minha placa mãe aguentaria seria um FX 8350. Se alguém tiver uma opinião diferente e achar que minha motherboard dá conta de um FX 9xxx, por favor, me informem.

 

É isso: para GAMES, vale a pena substituir um FX 6100 por um FX 8350? Ou me recomendam outro processador AMD?  

 

Agradeço desde já pela ajuda. Abaixo minhas configs.:

 

Placa mãe: ASUS M5A97 EVO R2.0

RAM: 8 GB 1333 Mhz (dual channel).

Processador: AMD FX 6100

VGA: Nvidia GTX 970 (PNY)

Fonte: 750 W reais.

HDD: 500 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian_AP,meu chapa.Claro que um Fx8350 vai ficar show com a sua GTX970.Mas eu sugiro sempre aos usuários do FX que coloquem memórias de 1866mhz C9 PORQUE este é o PADRÃO do FX,todos eles.

Rodar com o FX usando 1333mhz é perder uns 25% de envio de dados à placa de vídeo e assim,não há processador e placa de vídeo que aguente.

Rodando com memórias de 1600 C9, o FX perde 4,6GB/S e com 1333mhz perde o dobro disso.Imagine o gargalo de memória que ele tem que superar para a VGA construir os quadros que o jogador impõe à pobre VGA!!

Junto com o Fx8350,troque por memórias com frequencia !866MHZ C9,as Kingston Hyper X são C10 e custam o mesmo preço,pegue outra marca como Corsair ou GsKill no mercado Livre, que é mais barato.

Vai aproveitar todo o poder de processamento dos dois.

Boa sorte

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian_AP,meu chapa.Claro que um Fx8350 vai ficar show com a sua GTX970.Mas eu sugiro sempre aos usuários do FX que coloquem memórias de 1866mhz C9 PORQUE este é o PADRÃO do FX,todos eles.

Rodar com o FX usando 1333mhz é perder uns 25% de envio de dados à placa de vídeo e assim,não há processador e placa de vídeo que aguente.

Rodando com memórias de 1600 C9, o FX perde 4,6GB/S e com 1333mhz perde o dobro disso.Imagine o gargalo de memória que ele tem que superar para a VGA construir os quadros que o jogador impõe à pobre VGA!!

Junto com o Fx8350,troque por memórias com frequencia !866MHZ C9,as Kingston Hyper X são C10 e custam o mesmo preço,pegue outra marca como Corsair ou GsKill no mercado Livre, que é mais barato.

Vai aproveitar todo o poder de processamento dos dois.

Boa sorte

@oldnoob, e se eu fosse trocar a RAM, seria melhor colocar 2 x 4GB (dual channel) ou 1 x 8GB? No meu orçamento, eu teria no máximo 400 reais para gastar em RAM no momento, mas futuramente compraria outras. Lembrando que minha placa mãe tem 4 slots pra memória RAM e pretendo preencher todos no futuro.

 

E outra: qual a diferença entre CL 9 e CL 10?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian_AP,no Mercado Livre voce encontra o conjunto de 2x4GB por menos de 400,00 reais,tranquilamente!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-645136596-memoria-corsair-vengeance-pro-8gb-2x4gb-1866mhz-c9-red-_JM

399,00 reais com frete grátis!!

Ou esta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635929846-kit-memorias-gskill-sniper-8gb-2x4gb-ddr3-1866mhz-cl9-_JM

344,00 reais.

Se escolher um pente só,não perde nada EM JOGOS,mas em outras aplicações perde sim,como edição de vídeos.

Boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde humanos.

 

Adquiri neste mês uma GTX 970 em substituiução à minha HD 7850. Estou extremamente satisfeito com minha nova VGA, mas infelizmente o mesmo não posso falar sobre meu velho processador, um FX 6100 (6 x 3.2 Ghz). Pela primeira vez na vida tive o problema do gargalo: vejo pessoas jogando GTA V no Ultra à 60 fps com uma GTX 970, enquanto eu, no Ultra, não consigo passar dos 30 (na zona rural os fps caem para 20~25). Ou seja: se minha placa é a mesma que eles estão usando para rodar a 60 fps, o problema só pode ser meu processador.

 

Anyway, antes de tudo eu gostaria de dizer que passei horas pesquisando em inglês e português e, na maioria dos tópicos encontrados, as pessoas falam "troca pra um i5, você está desperdiçando o potencial dessa VGA com um AMD). Vejam: eu NÃO tenho dinheiro suficiente para substituir placa mãe E processador (afinal, se eu fosse trocar para Intel, eu teria que trocar minha ASUS M5A97 EVO R2.0). Ou seja: por favor, não respondam dizendo para eu trocar para Intel, porque eu não teria dinheiro para trocar de motherboard e processador (que, aliás, os da Intel costumam ser mais caros que da AMD).

 

Enfim, por último gostaria de informar que já vi diversas pessoas dizendo que minha placa mãe só aguenta nó máximo um FX 8350 e nunca aguentaria um processador da série FX 9xxx. Por este motivo, tenho para mim que o melhor processador que eu poderia comprar E minha placa mãe aguentaria seria um FX 8350. Se alguém tiver uma opinião diferente e achar que minha motherboard dá conta de um FX 9xxx, por favor, me informem.

 

É isso: para GAMES, vale a pena substituir um FX 6100 por um FX 8350? Ou me recomendam outro processador AMD?

 

Agradeço desde já pela ajuda. Abaixo minhas configs.:

 

Placa mãe: ASUS M5A97 EVO R2.0

RAM: 8 GB 1333 Mhz (dual channel).

Processador: AMD FX 6100

VGA: Nvidia GTX 970 (PNY)

Fonte: 750 W reais.

HDD: 500 GB.

Na moral, antes de trocar a CPU, põe um cooler nela e faz um overclock. Isso já vai ajudar muito seu problema; processador da AMD sem OC = lixo, não importa o modelo. Se quiser trocar sua CPU, troque, mas não pelo 8350. Vá de i5.

 

"Ah, mas eu n tenho dinheiro". Não? Um 8350 novo na Kabum sai por 720R$, então você deve poder gastar +/- isso. Um i5 4440 sai por 745R$. Não é muita coisa.

 

"Ah, mas tem q trocar a placa mãe". É. Vai lá e vende a sua placa + CPU atual no Mercado livre que você consegue os 200R$ de uma h81 FÁCIL. Vai conseguir muito mais performance, e vai sair pelo mesmo preço de um 8350 + cooler (lembra aquilo que eu falei no começo?). Se AINDA assim você não acredita, compra um i5 3330 + placa mãe no Mercado livre que sai por quase 800R$; também vai dar mais jogo que o FX.

 

 

Ah, outra coisa, não precisa trocar a memória. Pode ficar tranquilo o máximo que afeta os jogos é 1 fps, e olhe lá! Não invista 300R$ em RAM nova, invista isso em CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Na moral, antes de trocar a CPU, põe um cooler nela e faz um overclock. Isso já vai ajudar muito seu problema; processador da AMD sem OC = lixo, não importa o modelo. Se quiser trocar sua CPU, troque, mas não pelo 8350. Vá de i5.

 

"Ah, mas eu n tenho dinheiro". Não? Um 8350 novo na Kabum sai por 720R$, então você deve poder gastar +/- isso. Um i5 4440 sai por 745R$. Não é muita coisa.

 

"Ah, mas tem q trocar a placa mãe". É. Vai lá e vende a sua placa + CPU atual no Mercado livre que você consegue os 200R$ de uma h81 FÁCIL. Vai conseguir muito mais performance, e vai sair pelo mesmo preço de um 8350 + cooler (lembra aquilo que eu falei no começo?). Se AINDA assim você não acredita, compra um i5 3330 + placa mãe no Mercado livre que sai por quase 800R$; também vai dar mais jogo que o FX.

 

 

Ah, outra coisa, não precisa trocar a memória. Pode ficar tranquilo o máximo que afeta os jogos é 1 fps, e olhe lá! Não invista 300R$ em RAM nova, invista isso em CPU.

 

 

Dependendo da placa de vídeo, OC passa longe de ser necessário.

Um FX-8350 pode segurar uma GTX 970 sem problemas. 

Não é legal achar um produto lixo por ele ter uns 5 FPS a menos.

DirectX 12 está chegando aí.

 

Se pesquisar um pouco das diferenças entre H81, B85 e outras vai aprender que essas H81 não foram desenvolvidas para segurar uma GTX 970.

 

No youtube veja o canal do Ronaldo Buassali.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da placa de vídeo, OC passa longe de ser necessário.

Um FX-8350 pode segurar uma GTX 970 sem problemas. 

Não é legal achar um produto lixo por ele ter uns 5 FPS a menos.

DirectX 12 está chegando aí.

 

Se pesquisar um pouco das diferenças entre H81, B85 e outras vai aprender que essas H81 não foram desenvolvidas para segurar uma GTX 970.

 

No youtube veja o canal do Ronaldo Buassali.

Com relação a FX stock VS OCed, pague uns 200 R$ (maldito dólar....) e você consegue muito mais desempenho. E, também pode reaproveitar o cooler em um upgrade futuro. Não é que ele seja ruim por si só, mas que ele seja ruim quando comparado com ele mesmo + um dinheiro extra.

 

Benchmarks, É... você confia no Ronaldo, e eu no André.

 

H81 vs B85: Se você acha uma H81 ruim, então não recomende B85. As duas são basicamente a mesma coisa. A diferença é que B85 suporta algumas funções usadas por empresas; também costuma vir com mais portas SATA e slots PCI / PCIe. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Benchmarks, É... você confia no Ronaldo, e eu no André.

 

Não é questão de confiar.

Conheço o vídeo de ambos. Um mostra o teste prático e o outro mostra mais o sintético.

 

 

H81 vs B85: Se você acha uma H81 ruim, então não recomende B85. As duas são basicamente a mesma coisa. A diferença é que B85 suporta algumas funções usadas por empresas; também costuma vir com mais portas SATA e slots PCI / PCIe. 

 

Exatamente por isso recomendei H97.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, agradeço a todos pelas opiniões, com certeza levarei cada uma em consideração.

 

Vou fazer um esclarecimento apenas: eu não sou chegado a overclock's. Não possuo experiência com isso e sei que são vários detalhes que precisam ser observados para que o overclock seja eficiente e não frite meu PC. Nesse sentido, prefiro adquirir um processador novo e deixá-lo zeradinho, sem ficar fuçando na BIOS para fazer overcloclock.

 

Quanto à questão das memórias RAM: realmente vou colocar como prioridade a troca do processador, mas isso não quer dizer que eu não levei em consideração a opinião sobre a troca da RAM. Pelo contrário: achei uma excelente ideia e pode ter certeza que, assim que folgar um pouco, irei adquirir dois pentes de 4 GB 1866Mhz CL9. Não comprarei de 8 GB porque, sinceramente, tenho certeza que não precisarei de 32 GB de RAM pelos próximos 10 anos. Assim sendo, comprarei os 8 GB (2 x 4 GB), colocarei em dual channel e, no futuro, adquirirei mais 8 GB para deixar minha máquina com 16 GB. Agradeço ao @oldnoob pela sugestão.

 

Quanto à questão do processador, realmente estou quase convencido que um FX 8350 iria me deixar satisfeito por um longo tempo. Gostaria apenas de mais uma opinião: fiz uma pesquisa hoje e vi que minha Placa Mãe aguenta de fato até um FX 8370. Fiquei pensativo se valeria a pena gastar um pouquinho mais e adquirir um 8370 em vez do 8350, levando em conta que eu não farei overclock's, como já disse. O problema é que fucei a internet inteira e, pelo menos nas grades lojas, só tem o 8370E (que teria desempenho menor que a versão "não-E"). De qualquer maneira, consegui achar no Mercado Livre. E então, acham que valeria a pena pegar um 8370 em vez do 8350?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian_AP,legal que voce sabe ler!!Tô cansado de explicar o porque do uso de memórias de 1866mhz C9 para AMD,por ser o padrão dele.Visto que expus a lógica de quanto mais dados,mais texturas de imagem,fica fácil concluir o ganho na fluidez dos quadros e respectivamente,melhor aproveitamento do jogo.

Cara,voce NÃO é vaca de presépio!Parabens!

Boa sorte!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, quanto mais rápida e optimizada a memória, melhor vai ser o processamento das texturas, mas isso faz diferença na memória de vídeo. Nunca nenhum jogo foi otimizado pra tentar usar as frequências mais altas das memórias DDR3 do processador.

 

Essa diferença de memórias mais rápidas do processador só é usada se usamos a gpu integrada do mesmo. que dai sim o resultado final é visivelmente muito superior.

 

Posso estar enganado, mas em todo teste que vi de memórias com frequências bem mais altas mal ganho 1 fps de diferença.

 

 

Outro detalhe é a linha FX-8xxx da AMD, na média da maioria dos jogos pesados atuais ele empata em desempenho com o FX-6300, e perde consideravelmente para o core i5.

 

Minha dica seria tentar vender seu processador e placa mãe e comprar um core i5 + placa-mãe nova, ou usar um FX-6300 ou FX 8350, pois ambos estão com o mesmo desempenho nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!