Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Backlight tela Sony Vaio não acende


alexandrehs

Posts recomendados

Beleza pessoal? Estou com um problemão aqui e quero ver se consigo auxílio com vocês.

 

Minha namorada tem um Sony Vaio SVE15137CXS, com Windows 8, que funciona normalmente no que se refere a hardware, sem travamentos, BSoD ou coisas semelhantes. Há cerca de um mês atrás ela pisou na ponta da tela, que trincou e começou a rachar aos poucos, de acordo com o uso. Neste final de semana ficou impossível de utilizar pois a trinca comprometeu toda a visualização do conteúdo projetado, então me propus a arrumar. 

 

Levei o note em uma assistência autorizada e me passaram um orçamento de R$460,00 (tela) + R$130,00 (mão de obra). Achei um absurdo e resolvi procurar um revendedor e trocar eu mesmo. Pois bem, achei um fornecedor aqui em Curitiba que me faria a tela por R$399,00, mas eu teria que levar o note desmontado para teste no local pois o lote que ele tinha em estoque estava apresentando alto índice de incompatibilidade. 

 

Antes de instalar a peça nova perguntei ao vendedor sobre a procedência da mesma e me garantiu que, em se tratando de tela, não existem produtos genéricos no mercado e não danificaria meu note. Caso a tela apresentasse vídeo normalmente após a troca, estaria tudo OK. Em caso contrário bastaria apenas recolocar a antiga e procurar outro fornecedor ou assistência. A tela era de qualidade e de procedência, segundo ele.

Verifiquei o código LTN atrás da tela original e da nova e eram os mesmos:

 

LTN156AT20

 

Tudo aparentemente OK, efetuei a troca e liguei a máquina.

 

Ao ligar obtive vídeo, mas não apareceu a tela de logon da Vaio e sim, diretamente, a de login do Windows. Além disso, a imagem da tela de login estava borrada e aos poucos foi se tornando nítida. Estranhei e reiniciei.

Após reiniciar a máquina as backlights acenderam mas não apareceu tela de logon Vaio nem de login Windows. Refiz o procedimento por duas ou três vezes, não só reiniciando mas também desligando e religando, e nada.

 

Resolvi então testar a tela original, trincada. Efetuei a troca e tudo OK. Backlights, logon e login. Tudo OK. 

 

Reinstalei a tela nova e o problema voltou. Inicialização sem apresentar logon e pulando diretamente para o login, imagem borrada se tornando nítida no login e backlights funcionando.

Fiz login e uns testes de vídeo com filmes que há no HD e não apresentou problemas.

Ao reiniciar ficava a tela preta com backlights acesos, sem apresentar logon ou login.

 

Como estava com o problema de inicialização resolvemos testar uma terceira tela, nova, semelhante àquela que já estava testando. Instalei e os problemas foram semelhantes.

Desisti da compra pois, claramente, estava com problema de incompatibilidade. Reinstalei minha tela e deixei a loja.

 

Ao chegar em casa e ligar o notebook meu problema começou. As backlights não acendem mais e não consigo utilizar o note com a tela original. Consigo ver o vídeo no fundo, como se a tela estivesse totalmente sem brilho, muito escura. Apresenta logon, login e consigo logar, vejo os ícones no fundo. Só consegui utilizar normalmente ao conectar um monitor externo na saída VGA, pois a tela do note não acendia de jeito nenhum.

 

Resolvi então procurar um outro fornecedor de tela pois acreditava que minha tela original havia chegado ao fim da vida.

 

Fui até a loja que encontrei e efetuei a troca. Neste momento tive a surpresa:

A tela funcionou perfeitamente, porém, sem backlights! Consegui ver tela de logon, login e logar normalmente, mas nada de backlights acesas. 

Em suma, encontrei uma tela compatível no segundo fornecedor mas minhas backlights não acendem.

 

Será que a tela do primeiro fornecedor "torrou" algum componente do meu note? Algum fusível ou algo do tipo? Pode ser cabo flat ou placa inverter?

 

Não sei o que fazer pois quis economizar uma grana e agora tenho um problema ainda maior.

 

Lembrando que todas as trocas fiz com o note sem fonte ligada e sem bateria, sem forçar o cabo flat e com pulseira anti-estática.

 

Valeu pela ajuda aí galera e me desculpem qualquer fuga de tema ou algo do tipo mas procurei ser o mais detalhista possível.

 

Abraço!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...