Ir ao conteúdo

Preciso trocar de antena?

Ir à solução Resolvido por RicardoOtaviano,

Posts recomendados

Postado

Eai glr,beleza?

Seguinte,finalmente montei meu pc e hoje mexendo nele acabei me deparando com uma situaçao difícil,internet lenta,bom aqui em casa a internet fica ligada a outro pc,e o roteador manda sinal para toda a casa, porém meu computador nao recebe muito sinal, tenho uma placa pci exp que esta com seus drivers instalados porém o programa fala que estou recebendo entre 38~40% do sinal, o que me vem uma duvida, sinal fraco e sinonimo de menor banda de internet que chega ao meu pc? ou esta lento assim devido a minha internet esta lenta por causa do tempo? no outro pc os download ficam entre 100~110 kbps, e aqui fica entre 20~90 kbps, sera que ta chegando pouca internet aqui? ou e somente o tempo ruim que esta deixando tudo lento?o que eu acho estranho e o fato dessa grande oscilacao

O roteador e um D-link Dir 600, sua antena tem uma força de 5dbi, ja minha placa pci tem somente 2dbi, a distancia fica em torno de 5 metros com 3 paredes no caminho,eu tava pensando comprar uma antena nova pra minha placa,uma de 9dbi,bom mas antes quero saber se ela lento devido ao sinal fraco ou e por que minha internet esta ruim mesmo?

Desde ja agradeço
Obrigado.

Postado

...estou recebendo entre 38~40% do sinal, o que me vem uma duvida, sinal fraco e sinonimo de menor banda de internet que chega ao meu pc?

...no outro pc os download ficam entre 100~110 kbps, e aqui fica entre 20~90 kbps, sera que ta chegando pouca internet aqui?

Sim. Quando a qualidade do sinal cai, a taxa de transmissão é reduzida.

Com que potência o sinal chega ao outro PC (o que fica entre 100-110 kbps)?

O roteador e um D-link Dir 600, sua antena tem uma força de 5dbi, ja minha placa pci tem somente 2dbi, a distancia fica em torno de 5 metros com 3 paredes no caminho,eu tava pensando comprar uma antena nova pra minha placa,uma de 9dbi,bom mas antes quero saber se ela lento devido ao sinal fraco ou e por que minha internet esta ruim mesmo?

Acho que o seu problema são os obstáculos.

Antes de gastar dinheiro, faça um teste:

Primeiro, se for possível, tente mover o roteador para que o trajeto do sinal até a sua antena tenha o mínimo possível de obstáculos. Não só as paredes, mas tudo o que estiver no caminho. Algumas coisas são péssimas para o sinal, como plantas, espelhos e pessoas.

Como sua placa de rede é PCI, fica difícil reposicionar a antena dela. Nesse caso, pode ser interessante comprar uma antena de mesa. O conector é o mesmo, mas como ela tem cabo, você pode colocá-la em um lugar mais alto.

9dBi me parece exagero e pode não ter o efeito que você quer, pois quanto maior o ganho da antena, mais fechado é o ângulo vertical do sinal.

Uma antena de 5dBi pode ser suficiente, se você conseguir posicionar melhor seu enlace (ambas as antenas em local mais alto, mais ou menos na mesma altura).

Se for comprar uma antena com ganho maior do que 5dBi, prefira uma antena DIRECIONAL (que vai concentrar o sinal na direção do roteador) em vez de uma omnidirecional, que vai espalhar o sinal em todas as direções.

Com um ganho de 3dBi (que você consegue com a antena de 5), a potência do sinal que você está recebendo agora dobra. Com uma antena de 9dBi, vai aumentar mais de cinco vezes.

Se a antena for omnidirecional, o sinal que vai atravessar as paredes da sua casa também vai atravessar as paredes das casas vizinhas.

Isso pode causar interferência em outras redes próximas e também deixa a SUA rede mais vulnerável a interferências externas.

Em outras palavras, se o ambiente está muito barulhento, pode ser melhor diminuir o ruído do que comprar um megafone.

• Curtir 2
Postado

Bom, o outro computador nao recebe sinal do wifi, ele recebe pelo cabo que fica ligado ao roteador, como nao e possivel puxar outro cabo de la ate aqui resolvi comprar essa placa pci pra receber o wifi, seria mais vantajoso eu comprar uma antena nova e colocar no roteador ou usar aqui no meu pc? ou seja , melhor melhorar a potencia de envio ou a potencia de recepçao? pois o sinal do wifi pega em toda a casa, inclusive la fora na rua, se eu precisar comprar qual voce me recomenda? Muito obrigado pela sua ajuda, abraço.

• Membro VIP
Postado

Inicialmente troque a antena da placa de rede que possui menor ganho que do roteador.

O ideal é que as antenas possuam ganhos semelhantes para manter um bom link, porque no wireless o link é half-duplex ele é utilizado para enviar e receber, mesmo que o roteador seja capaz de manter uma conexão melhor, portanto um link maior, como a placa não consegue a velocidade é limitada pelo inferior.

Isto ocorre com qualquer rede wireless, se você por exemplo conectar um celular que geralmente tem antena com menor ganho e menor potência a rede também pode passar a operar com menor velocidade.

• Curtir 1
Postado

Parecem ser bons produtos e eu nunca tive problemas comprando com a kabum. Se comprar, poste os resultados!

.

Sim,meu computador foi quase todo comprado la, vou comprar segunda e postei os resutados posteriormente, muito obrigado aos que me ajudaram, abraços.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Ola pessoal , estou aqui para postar os resultados referentes a compra da minha nova antena, antes queria deixar claro que depois que arrumaram a internet ela se manteve na mesma velocidade do outro computador que é ligado ao cabo, bom eu mudei o roteador um pouco de lugar, coloquei ele em lugar mais alto, e um dia consegui 70% de sinal, mas normalmente ficava entre 50~60, hoje recebi minha antena nova e gostei bastante do produto, base magnetica, conector dourado( acho que é banhado a ouro) e infelizmente nao tem como trocar a antena do meu roteador, ela e fixa, então comprei apenas a antena, e agora esta 90% do sinal, depois da melhora da internet vi que nao precisava tanto assim da antena, mas como ja comprei e foi barato, estou satisfeito com o produto, valeu , abraço a todos

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!