Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, de qualquer maneira, o CI é feito especialmente para isto. Se derem uma olhada no datasheet, vão perceber o quanto especial é esse Mosfet....

Mesmo com esse CI, só dá para obter corrente até 7 mA, e com rendimento entre 40% para correntes muito baixas, caindo para 5% para correntes muito altas , isto é, 7 mA.

Fazer isso com componentes discretos é impossível, tem de ter o tal CI.

Paulo

Talvez o segredo deste CI seja este:

64855_fig01.gif

"MOSFET tipo Depleção:

Quando há uma tensão de porta negativa a tensão VDD força os elétrons que estão livres a fluírem da fonte para o dreno. A tensão da porta controla a largura do canal de corrente elétrica. Quanto mais negativa a tensão menor a largura do canal e conseqüentemente menos corrente elétrica passa da fonte para o dreno. Se a tensão negativa porta-fonte (Vgs) exceder um limite o canal é fechado e a corrente elétrica é cortada. A operação do MOSFET no modo Depleção se dá quando Vgs está entre Vgs-off (canal fechado) e 0 volt (canal conduzindo corrente elétrica). Abaixo símbolo e esquema do MOSFET tipo Depleção (D-MOSFET):"

Desta forma mesmo antes de alimentar o CI com os 0.03V, o mosfet já estaria em plena condução, aplicando um pulso no trafo, que então geraria a tensão na saída e passaria a oscilar em regime de ressonância, tipo auto-oscilante hehehe.

Mas de qualquer jeito deve ser um mosfet muito especial.

Inicia conduzindo por ser um mosfet depleção, mas precisa entrar em modo Tof, daí a tensão de gate necessária ao corte tem que ser tão baixa quanto 2V. 

Postado

@mroberto98,

Olha..... já que voce acha isso coisa simples, faça um circuito que substitua esse aí ....

Paulo

Pois é. Foi o que já comentei hehehe.

Fico pensando em quanto a empresa gastou em desenvolvimento para este CI hehehe

Postado

@Leonardo Felipe Nerone Faz uma experiência com o Jfet 2N4393.

Veja:

http://products.semelab-tt.com/pdf/fet/2N4393.pdf

Veja as curvas de corrente dreno Source em relação a tensão negativa de gate:

Figura%205.7a.pngTalvez funcione com este JFET pois ele já inicia conduzindo.

Quando alimentar o trafo com 0.03V, este mosfet automaticamente já vai produzir um pulso no primário, que gerará uma tensão de 3V por causa da relação de 1/100 do trafo. O capacitor na saída do trafo entrará em ressonância com a bobina de saída, fazendo a tensão ir pro lado negativo, o que fará desligar o mosfet. Posteriormente a tensão voltará a ser positiva, por causa da ressonância e o ciclo iá se repetir indefinidamente enquanto houver alimentação.

Tenta aí hehehe.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

bom ... só pra eu me sintonizar... o amigo autor quer é converter o calor das mãos em eletricidade e esta em luz? E estes circuitos todos são pra ajudá-lo nesta empreitada? com uma pastilha peltier que gera 30mV? E quantos mW? isso me parece tão tão pouco... de fato nem sabia que esta pastilha fazia o caminho inverso...

Falando em calor das mãos, achei isso bem legal...

Converte o calor em energia mecânica. De repente dá pra adaptar um motorzinho fazendo o caminho inverso e acendendo um led

Outra alternativa: esconder uma pilha moeda dentro da pastilha e acabar com esta palhaçada toda kk

abç

• Membro VIP
Postado

hmmmm... 35mW da palma da mão? e com uma peltier? em algum lugar no post passado, parece que vi algo de 30mV (não, não estou confundindo W com V). Um pouco longe dos...

...5V 7mA acende um led de uma lanterninha até que bem razoável. Deve ser legal usar a palma da mão para iluminar caminhos... (acho que essa foi profunda demais...)

Mas enfim, em caso de sucesso me avise

Postado

A pergunta é... Sera que a pastilha vai fornecer 1A?

Se ler as mensagens anteriores, verá que eu havia pedido para o peticionário medir a corrente da pastilha hehehe.

Eu havia citado a formula da potência elétrica.

Afirmei que caso a corrente gerada fosse menor do que a corrente consumida pelo circuito, nada disso iria adiantar.

Mas o peticionário me ignorou hehehe.

Alguém certa vez disse:

O pessimista nada mais é do que um otimista bem-informado.

• Curtir 1
Postado

Bom, de qualquer maneira, o CI é feito especialmente para isto. Se derem uma olhada no datasheet, vão perceber o quanto especial é esse Mosfet....

Mesmo com esse CI, só dá para obter corrente até 7 mA, e com rendimento entre 40% para correntes muito baixas, caindo para 5% para correntes muito altas , isto é, 7 mA.

Fazer isso com componentes discretos é impossível, tem de ter o tal CI.

Paulo

Veja como é simples.... É simplesmente um circuito auto oscilante com um mosfet, que NUNCA foi coisa especial ou de outro mundo...

Consigo fazer isso com um simples JFET que tinha no LTspice...

Esse CI custa mais ou menos 4 dollares!

vocês falando que o negocio é estão especial.. Impossivel de se fazer com componente discreto, deu a entender que o negocio foi construido pela NASA! Sem brincar! Hehehe :D

É certo afirmar que somente o TIPO do mosfet usado que é INCOMUM... Mas assim... Especial... Impossivel de se fazer discreto... Acho que nao...

A proposito, o peticionário pelo jeito ja ate desistiu de fazer o projeto dele!

post-668745-0-04202500-1430355302_thumb.

• Curtir 1
Postado

@mroberto98,

Acho que até agora eu não fui compreendido, ou ninguém fêz uma simples análise do funcionamento ....

Se tudo é tão simples, faça um circuito semelhante ao que o CI faz, que é receber 30 milivolts de uma célula Peltier e entregar 5 Volts a 7 mA.

Fazer uma simulação de um circuito teórico, que não é nem 5% do que o CI faz, é uma coisa. Fazer TUDO que ele faz, é outra muito diferente.

Quero ver o seu circuito auto-oscilante entregar a energia ao resto do CI E continuar oscilando ! Ah, caso não tenha reparado, já fez a conta da corrente que será necessária na entrada do circuito ????

Não é 1 Ampére como pensaram... Vejam o rendimento do CI, que é de 7% nessas condições, podem multiplicar por 14 !!!

Estamos falando de 14 ou mais Ampéres, passando pelo "simples Jfet do LTspice" ..., lembre-se que com toda a tecnologia empregada, o rendimento do CI é baixo.

Alguém aí conhece um "simples Jfet" com esse tipo de deplexão que aguente 14A de corrente e trabalhe com cerca de 30 milivolts ? Não é tãooo simples !!!

O circuito não foi feito pela Nasa, mas foi feito por uma equipe de engenheiros especializados em conseguir tirar leite de pedra, meu amigo.

Como dizem por aí, uma imagem vale mais do que mil palavras, não é ?

Experimente fazer uma montagem REAL , alimente com os 30 milivolts de uma Peltier, e veja se consegue os 5 Volts a 7 mA.

Aí sim eu mudo o que falei, e tiro o meu chapéu !!!!

Paulo

Postado

@mroberto98,

Acho que até agora eu não fui compreendido, ou ninguém fêz uma simples análise do funcionamento ....

Se tudo é tão simples, faça um circuito semelhante ao que o CI faz, que é receber 30 milivolts de uma célula Peltier e entregar 5 Volts a 7 mA.

Fazer uma simulação de um circuito teórico, que não é nem 5% do que o CI faz, é uma coisa. Fazer TUDO que ele faz, é outra muito diferente.

Quero ver o seu circuito auto-oscilante entregar a energia ao resto do CI E continuar oscilando ! Ah, caso não tenha reparado, já fez a conta da corrente que será necessária na entrada do circuito ????

Não é 1 Ampére como pensaram... Vejam o rendimento do CI, que é de 7% nessas condições, podem multiplicar por 14 !!!

Estamos falando de 14 ou mais Ampéres, passando pelo "simples Jfet do LTspice" ..., lembre-se que com toda a tecnologia empregada, o rendimento do CI é baixo.

Alguém aí conhece um "simples Jfet" com esse tipo de deplexão que aguente 14A de corrente e trabalhe com cerca de 30 milivolts ? Não é tãooo simples !!!

O circuito não foi feito pela Nasa, mas foi feito por uma equipe de engenheiros especializados em conseguir tirar leite de pedra, meu amigo.

Como dizem por aí, uma imagem vale mais do que mil palavras, não é ?

Experimente fazer uma montagem REAL , alimente com os 30 milivolts de uma Peltier, e veja se consegue os 5 Volts a 7 mA.

Aí sim eu mudo o que falei, e tiro o meu chapéu !!!!

Paulo

@aphawk, o CI inteiro? A unica coisa que achamos ser complicada e incomum é a conversao de 30mV para 5V... Nao foi isso? porque o resto é um conjunto de circuitos comum... Controle de carga... Retificacao sincrona... Ou ate isso seria impossivel? Kkkkk

E olhe bem, eu usei JFET porque é o unico que tenho no LTspice. JFET nao é MOSFET, bastaria comprar um MOSFET de algum fabricante de semicondutor com as especificacoes que voce deseja.

E alias, o que significa 0.5 OHM escrito do lado do MOSFET la no diagrama do datasheet do CI?

Postado

@mroberto98,

Sim, até isso tudo que ainda falta ser feito é impossível com componentes discretos, ou no mínimo terá custo totalmente inviável !!!

voce não está simplificando demais o CI ???? voce não citou nem 15% dos módulos que estão descritos no esquema simplificado.... ou voce acha mesmo que fizeram um CI 7 vezes mais sofisticado do que o necessário ???????????????????????

voce está menosprezando uma equipe inteira de projetistas especializados que com certeza são todos tops em suas áreas, são investimentos enormes para se fazer um CI destes ! Ou, pior ainda, está chamando todo mundo de incompetente !!!

O que voce precisa é um D-Mosfet.... Que aguente pelo menos 15 A e trabalhe com Vds de 30 milivolts....

E já pensou o tamanho que vai ficar o seu esquema completo com componentes discretos ?

Quanto ao 0,5 ohm, penso que não pode ser a resistência source-dreno, pois com 15 A a tensão Vds seria de 7,5 volts.... Deve ser o valor do resistor que está ligado ao gate.

Paulo

Postado

@aphawk,

voce deve estar de brincadeira nehh??? Kkkkkkkkkkk

voce sugere que aquele mosfet deve ter então uns 0.002 ohm?????? AQUELE MOSFET TEM 0.5 OHM!!!!!!!!

um print:

post-668745-0-51297900-1430370799_thumb.

Acho que voce nao viu isso e muito menos os graficos da corrente de entrada x tensão de entrada etc...

Postado

@mroberto98,

Eita cabeça dura ..... kkkk 

Bom, resolví baixar o PDF e ler tudo... o que falei antes de corrente na entrada acima de 10A está tudo errado mesmo, esse CI NUNCA vai conseguir fornecer 7 mA com Vin de 30 mV !!! 

Vamos lá :

1 - Realmente, o Mosfet tem resistência Rds_on de 0,5 ohm .

2 - Esquece essa tensão de 30 milivolts .... se quiser obter na saída do CI uma corrente perto de 1 mA, a célula tem de fornecer no mínimo mais de 500 mV com o transformador de 100:1 . Isso está bem claro na página 5.

3 - Gráfico da página 4, Iin x Vin . Corrente máxima na entrada do CI = 400 mA, isso se a célula Petltier fornecer 1000 milivolts na entrada ....  No caso específico de se usar um transformador 100:1, a corrente será de 200 mA na entrada para uma tensão na céliula Peltier de 500 milivolts.

Com isto, dá para perceber o porque do rendimento poder ser tão baixo quanto 5% , e com essas correntes de entrada, 0,5 ohms de Rds_on está bem aceitável. 

O datasheet diz que para o CI COMEÇAR A FUNCIONAR, é necessário uma tensão mínima de 20 milivolts. Mas, de acordo com o gráfico da página 4, IVout AND EFFICIENCY VS Vin  100:1 Transformer, com uma tensão de 50 milivolts teremos na saida a corrente máxima de 100 uA !

Fui lendo os posts e também comprei gato por lebre... isso que dá não perder 10 minutos baixando e lendo TODO o datasheet.  Mas o meu ponto central da discussão não mudou nada, esse CI continua sendo muito especial.

Melhorou agora para voce fazer um circuito equivalente ao CI ? Mãos à obra, meu amigo !!!!

Ainda acha que é tão simples assim ? Acha que todos aquele módulos internos no diagrama de blocos do Ci são desnecessários ? Ou seja, a equipe de projetistas fez algo 10 vezes mais complicado do que podia ser feito ? Resumindo, essa equipe é um bando de incompetentes fazendo o fabricante gastar rios de dinheiro à toa ? 

Se voce ainda acha que sim, continuo aguardando o circuito pra tirar o meu chapéu ! E pode acreditar que o fabricante vai te contratar na mesma hora a peso de ouro meu amigo, vais ficar rico !!!   :lol:

Paulo

Postado

Kkkkkk quando foi que eu disse que os engenheiros sao incompetentes?

A principio a questao era de como o CI conseguiria funcionar com 30mV, eu afirmei nos meus primeiros posts que o transistor e um transistor normal que todos conhecemos... A segunda coisa que eu disse é que daria para reprojetar isso com circuito discreto, e provei isso!

Pra dizer que os engenheiros sao incompetentes, eu deveria dizer que o circuito nao presta certo?

O que tem de mal eu dizer que esse circuito tem um funcionamente simples, a MEU ponto de vista? :D

Os engenheiros nao sao incompetentes, sao engenheiros, estou certo de que quase ninguem conseguiria fazer isso!

Mas afirmo que o circuito pra mim nao tem nada de mais! O pessoal aqui no inicio estavam se descabelando de como poderia funcionar com 30mV... Eu afirmei que seria um mosfet simples e provei com a simulacao!

E so um detalhe, 30mV em 0.5 ohm siginifica 60mA... Mas 60mA com 0V no indutor, ou seja, sem inducao alguma, e observe que o teste foi feito com 5V no pino C2, o que me faz pensar que a resistencia dele em 0V de gate seria ate maior que 0.5 ohm...

Mas entim, pra voce ter 20mV de inducao de uma tensão de 30mV de entrada, so tera 20mA de corrente maxima na entrada! Mais baixo ainda!

Sao menos de 200uW na saida desse primeiro conversor, o que da pra fazer com isso?

Postado

@mroberto98,

kkkk calma, eu tava te provocando só kkkk :D  

Sinceramente, nem sei qual a utilidade disso, com tão pouca energia na saída.... e quando falaram em 30 mV, ainda falaram que iam usar um transformador de 20:1 .... mas para isso ser útil em alguma coisa, acho que precisa de pelo menos uns 200 mV na entrada, aí já fica mais fácil de fazer algo oscilar na entrada E transferir um pouco de energia aos circuitos seguintes.

Existem vários circuitos com microprocessadores que trabalham em modo de baixa energia quase todo o tempo, e armazenam um pouco de energia em capacitores, tipo se algo preciosa ser feito, a CPU "acorda" , faz o que tem de fazer bem rapidinho, e volta a dormir, então o capacitor consegue manter o pico de consumo devido ao armazenamento. 

Já ví vários projetos assim, com Attiny e até com Atmega de baixa tensão ( de 1,8V em diante ... ) . O consumo é bem baixo quando em sleep mode.

Mas mesmo assim, é algo bem específico !

Paulo

• mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...