Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Particionado. Como formatar?


Posts recomendados

Boa tarde

Eu criei duas partições no  meu HD, em uma delas eu instalei o Win 7 e na outra vão meus arquivos. Eu já precisei reinstalar o Win duas vezes, mas sem formatar o HD, o que eu queria saber é se é possível e como eu faço para formatar apenas a partição do sistema operacional para "zera-lo" e depois reinstalar o Windows?

Quero que o HD continue particionado e com todos os arquivos na outra partição, mas gostaria de formatar a partição do SO.. tem como? Dà pra me passar um passo-a-passo?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo a formatar durante o processo de instalação.

De um boot pelo disco de instalação do windows, quando for escolher o local da instalação você pode efetuar os seguintes passos:

 

1 - Elimine a partição onde pretende instalar o windows

2 - crie novamente a partição com todo o espaço disponível

3 - formate a partição recem criada

4 - prossiga com a instalação

 

Você pode apenas formatar, pulando os passos anteriores, mas o windows costuma separar um pedaço do HD para salvar arquivos do atual sistema e formatar apenas parte dele. para evitar que isso aconteça eu elimino e recrio a partição antes de formatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado José, ja anotei e quando eu precisar vou seguir os passos que indicou, mas tenho uma outra dúvida.

Acabei de ter problemas com um virus e precisei reinstalar o Windows, fiz a instalação na partição onde ele ja esta instalado, deu tudo certo e esta tudo funcionando, minha dúvida é se o SO antigo foi apagado e o novo instalado no lugar ou se o novo esta ocupando mais espaço no HD? Por exemplo. O novo SO foi instalado por cima do que estava e ocupou o mesmo espaço no HD ou ele é instalado de forma que ocupe o espaço vazio do HD? Enfim, o HD com o SO antigo tinha 85gb, quando eu fiz a nova instalação o SO é sobreposto pelo novo e assim continua ocupando o mesmo espaço ou a nova instalação, supondo 30gb, ocupará mais esse espaço no HD deixando ele com 554gb?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você apenas atualizou o seu sistema, ou seja, reinstalou sobre o antigo sem formatar, ele é instalado no mesmo diretório e se sobrepõe ao antigo. Se você formatar (sem eliminar a partição e recria-la), uma parte do HD é usada pelo windows para salvar arquivos de segurança e permitir o "restore" do sistema em caso de algum erro durante a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!