Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

 

Amigo meu tem um carro onde não possui aquecedor.

 

Ele me pediu ajuda para adaptar um para ele de baixo custo.

 

Estive pensando em resistência de secador de cabelo, onde eu colocaria a mesma bem na entrada de ar, controlando a temperatura interna com um PWM.

 

O problema é encontrar uma resistência de 12V estilo de secador de cabelo.

 

Se eu não encontrar nada, vocês acham que poderia dar certo, usando resistor de fio de alta potência? Colocando alguns em paralelo e adaptando na entrada de ar do veículo.

 

Falou

  • Membro VIP
Postado

sim pode dar. Mas eu cogitaria umas lâmpadas 12V: mais baratas. Cogitaria também esticar uma resistencia de chuveiro (daquelas com formato de mola), cortar e enrolar num treco qualquer. Tudo pela adrenalina do risco de incendiar o carro.

  • Curtir 2
Postado

Obrigado pelas dicas pessoal.

Estive pensando aqui é estou achando que se eu usar resistors comuns, pode ficar com cheiro de queimado dentro do carro.

Toda vez que um reitor esquentou perto de mim, achei que era algo ruim.....

Bom, só testando para ver.

Vi alguns resistors de fio por 50w na faixa de 35 reais.

Daria para montar tudo com uns 50. Pwm com 555 mesmo e boa.

Edit:

Essa tal tão quente tem o preço bem interessante e diz ter 120w.

Interessante.

Falou

Postado

Uma resistência de chuveiro 220V cortada na medida certa (faça testes) resolve seu problema, como já disse Isadora.

 

Agora, cheiro ruim você sempre terá ao ligar qualquer tipo de resistência, e resistências de chuveiro e serpentinas são as piores, no início dão um cheiro forte de ferro (ferrugem) depois some um pouco.

 

A propósito, qualquer resistência de qualquer coisa daria certo, bastando dimensiona-la a temperatura e tensão exigidas.

 

Curiosidade: Alguns veículos usam um mini radiador dentro da caixa do ventilador, igual ao condensador do ar condicionado, porém este passa água do sistema de refrigeração do motor, esta água é bem quente e aquece o interior do veiculo.

  • Curtir 1
Postado

eu sugiro abrir um secador de cabelo e encurtar sua resistência,  deixar algo como 1R de resistência seria o ideal, ai com 1R você teria uns 170w de potencia, daria pra aquecer o carro ja.... ai é só fazer o ajuste fino no pwm

Postado

Por favor, mas por favor mesmo arrume um jeito de desligar os resistores quando o ventilador estiver desligado...

Não sei se chegou a cogitar isso mas já pensou em ir atrás do radiador, das mangueiras e associados que fazem parte do aquecedor? Afinal de contas, se o aquecedor é oferecido como opcional então deve ter um lugar pra ele prontinho... talvez dê para encontrar mais barato em um lugar que recupera carros ou em um ferro-velho.

Postado

@cesardelta1

Interessante a ideia do mini radiador.

@faller

Hahahahahaha. Componentes super quentes perto de plásticos, é bem possível precisar de um desse mesmo.

@Leonardo69

ideia interessante. Seria a mesma da resistência de chuveiro. A vantagem que a do secador é fificamente menor.

@victhor393

sim, lembrei dessa parte. Imaginei ligar o sistema com um sinal do ventilador.

sobre o kit pronto, não daria certo pois o carro em questão é antigo e na época não possuía sistema de aquecimento. Que eu saiba.

valeu pelas dicas pessoal. Vou analisar mais com calma Levando a questão da segurança mais a sério.

Falou

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...