Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Sao Os Bits


hemp_

Posts recomendados

Bom... vejamos, é mais ou menos assim. o processador se comunica com a memoria do pc, se eu não me engano, os nossos pcs atuais se comunicam a 64 bit´s, comunicação processador memoria... é uma "taxa" de comunicação entre processador e memoria, da mesma forma acontece com a vga, uma vga de 64 bt´s na memoria, se comunica a uma certa velocidade com o processador, já uma vga de 128 bit´s na memoria consegue se comunicar o dobro da velocidade, é por isso que influencia muito, a maioria dos chips graficos atuais são subutilizados por isso, eles são fabricados para trabalhar com memorias a 128 bit´s, porém as fabricas, "montadoras" de vga fabricam a vga com determinado chip e equipa a vga com memoria 64 bt´s, subutilizando o chip!!... é o que acontece com a vga de quase todo mundo, inclusive com a minha..

desculpe se ficou meio confuso... é que eu não sei bem como explicar.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o segiuinte. Nossos processadores, a maioria, trabalha a 32 bits, ou seja, a cada pulso de clock do processador é transportado 32 bits de uma vez só.

pulso de clock = número de intruções simples que ele consegue resolver por segundo (+ - : x) Ex.: Pentium 4 3GHZ, ele consegue realizar 3.000.000 de operaçoes simples a cada segundo.

bits = linguagem que o computador consegue entender (0 ou 1, ausencia ou não de tensão eletrica nos circuitos)

Já nas placas de video o que ocorre é o mesmo. Uma placa de video de 128 bits, consegue transmitir por pulso de clock de sua GPU 128 bits de uma só ves, já uma placa com os mesmos clocks só que de 256 bits, consegue transmitir 256 bits por pulso de clocke da GPU, ou seja 2X mais rápida que a de 128 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ih, estão fazendo confusão...

Uma coisa é o número de bits da GPU (processador gráfico, que é o chipset da placa de vídeo), que significa de quantos bits são os dados que esse processador processa a cada ciclo do clock. Todas as GPUs atuais são de 256 bits.

O que pega é a comunicação entre a GPU e a memória de vídeo. Essa comunicação é feita por um barramento, que a grosso modo é um conjunto de trilhas na placa ligando a gpu e a memória. Quanto mais vias (bits), mais informação é lida ou escrita na memória de vídeo por pulso de clock.

Obviamente, uma placa de barramento de memória de 64 bits cuja memória trabalhe a 600MHz DDR vai ter o mesmo desempenho de outra de 128 bits com memória de 300MHz.

Mas, se compararmos duas placas com memórias de mesmo clock, uma de 128 bits vai ter o dobro do desempenho em escrita/leitura na memória de vídeo que uma de 64 bits.

é o segiuinte. Nossos processadores, a maioria, trabalha a 32 bits, ou seja, a cada pulso de clock do processador é transportado 32 bits de uma vez só.

Aí tem uma certa confusão... Nos processadores athlon XP ou pentium 4, a cada ciclo de clock são processados internamente dados de 32 bits. Por isso esses processadores são chamados de "processadores de 32 bits". Desde o 386 é assim.

Mas desde o primeiro pentium (ou 686 cyrix, ou AMD K5) o barramento externo do processador é de 64 bits, então a leitura/escrita entre a memória da máquina e o cache interno do processador é feita 64 bits por vez.

Uma tabelinha histórica dos bits dos processadores x86:

8086 - Interno 16 bits, externo 16 bits

8088 - Interno 16 bits, externo 8 bits

80286 - Interno 16 bits, externo 16 bits

80386SX - Interno 32 bits, externo 16 bits

80386DX - Interno 32 bits, externo 32 bits

80486 - Interno 32 bits, externo 32 bits

Pentium e superiores (fora o athlon 64) - Interno 32 bits, externo 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...