Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre rede WiFi externa (pessoal)


Posts recomendados

Pessoal é o seguinte:

 

 Tenho um ponto de trabalho onde recebo internet 30Mbps da Cabo Telecon e estou querendo enviar via rádio para minha residência.

A distância é de aproximadamente 5,5 Km e com certeza não tem visada completa. Mas observei também que não há estruturas como edifícios no caminho.

 Minha dúvida é se eu configurar uma antena CPE Outdoor 5.8GHz como AP se consigo receber em uma antena de 2.4GHz. E de quantos metros de altura vocês aconselham colocar o varão da antena AP.

 Aceito dicas e sugestões, mas tenho que gastar o mínimo possível, pois tais antenas eu já tenho.

 

 Para informação, é este modelo de antena CPE que possuo:
http://www.intelbras.com.br/empresarial/radios-outdoor/cpe/wom-5000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa fazer um ponto a ponto (Servidor - Cliente Fuul-duplex) com dispositivos trabalhando na mesma frequência como disse o amigo acima. Como você falou que não tem visada e RF é algo que não enxergamos, apenas calculamos que se comporte de determinada maneira, você precisará ser flexível com a altura da Haste, com a canalização usada, largura de banda, etc. Existem dispositivos que trabalham só na horizontal ou vertical e outros que trabalham em ambos (mimo e siso), portanto existe primeiro um projeto a ser feito, buscando quais os equipamentos ideais para sua necessidade. Este levantamento, só você poderá fazer mesmo, porque RF varia muito de cenário para cenário. 

 

Em resumo, sugiro que você coloque dois dispositivos que estejam mais acessíveis para você, na mesma frequência e ir buscando os seus parâmetros a partir daí.

 

Acho que minha resposta ainda esta muito complexa, mas rf não é brinquedo heheheheh, precisamos ser muito detalhistas. Mas mesmo assim, espero ter ajudado de alguma forma. Caso ainda restem dúvidas, fale, que podemos ir interagindo. Bons testes, um forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Lembrar que o wireless tem característica half-duplex, por este motivo quando se adicionam clientes ou repetidores por exemplo a banda cai.

 

2. Até é possível fazer full-duplex, colocando rádios independentes para receber/enviar, mas na prática é mais fácil utilizar equipamentos MIMO ou somar links do que fazer esta implementação porque se um deles cai ou mesmo tem problemas, toda a rede fica prejudicada.

 

3. Existe uma iniciativa de colocar os rádios em full-duplex usando canais distintos para cada stream, semelhante o que ocorre com o DSL por exemplo. Pelo que entendi o maior problema nesta iniciativa é que se faz necessário algoritmos de cancelamento de ruído eficientes que demandam processamento, logo ela traria maior velocidade, mas muito mais consumo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!