Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com projeto de regulador de tensão


coioti
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Boa tarde amigos do fórum.

Estou fazendo um projeto bem simples porém uma dúvida muito simples me surgiu 

fazendo com que desse um PAUSE no projeto.

Estou tentando desenvolver um regulador de tensão para que eu possa ligar um desses rádios de pilha (é esses bem simples) na bateria do carro.

 

Pra isso pensei em usar um 7809 (já que o rádio usa 6 pilhas) e dois capacitores para regular esses 7809. Simples né, mais é ai que vem a minha dúvida.

 

Esse 7809cv que eu pretendo usar tem em seu datasheet uma corrente max de 1,5 Amp mais é fácil ver que o rádio não consome tudo isso. já a fonte de

energia (bateria do carro) tem no minimo 40 Amp. Seria seguro ligar esse regulador na bateria para alimentar o rádio ?

 

Fico grato antecipadamente pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sem problema, é o circuito que "puxa" a corrente que ele precisa, então mesmo que você tenha 1000A disponível e seu circuito usar só 0,050A sera apenas essa corrente circulante.

Mas atenção para fazer as ligações corretamente e ter certeza que ele consome menos que o datasheet recomenda, pois pode acontecer acidentes desagradáveis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Dois equívocos seus ai..

Os 40 Amperes da bateria (na verdade não é limite de corrente e sim um dado da capacidade dessa bateria e o correto é 40 Amperes hora. A bateria tem uma capacidade nominal de oferecer 40 Amperes por uma hora, ou 20 Amperes por duas horas ou 80 Amperes por 30 minutos.. Capacidade armazenada portanto e não corrente máxima)

 

E o CI pode oferecer até 1,5 Amperes de corrente de saída. Só fornecerá isso se a carga (o rádio no caso) pedir. Se o rádio pedir somente 0,01 Ampere, ele vai entregar isso dai garantindo que o fará na tensão de 9 Volts sendo o 7809..

 

Nenhum problema portanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dois equívocos seus ai..

Os 40 Amperes da bateria (na verdade não é limite de corrente e sim um dado da capacidade dessa bateria e o correto é 40 Amperes hora. A bateria tem uma capacidade nominal de oferecer 40 Amperes por uma hora, ou 20 Amperes por duas horas ou 80 Amperes por 30 minutos.. Capacidade armazenada portanto e não corrente máxima)

 

E o CI pode oferecer até 1,5 Amperes de corrente de saída. Só fornecerá isso se a carga (o rádio no caso) pedir. Se o rádio pedir somente 0,01 Ampere, ele vai entregar isso dai garantindo que o fará na tensão de 9 Volts sendo o 7809..

 

Nenhum problema portanto.

 

 

O CI pode suportar até 1,5A/h.

A fonte pode oferecer, mas o circuito é que consome.

Portanto, tu pode ligar nominalmente até

10 aparelhos que consomem 1A/h por 1 hora.

Entendeu?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O CI pode suportar até 1,5A/h.

A fonte pode oferecer, mas o circuito é que consome.

Portanto, tu pode ligar nominalmente até

10 aparelhos que consomem 1A/h por 1 hora.

Entendeu?

Isso que você escreveu esta estranho demais..

O CI pode suportar ate 1,5 A (que e uma medida de corrente) e não A/h (que e uma medida de capacidade, inadequada para ser aplicada ao CI)

Acho que confundiste CI com bateria, sei lá...

Reveja ai o que escrevestes

pois no caso do amigo ai, demandante se tem:

 

CI suporta 1,5 Amperes (limite de corrente)

Bateria tem a capacidade de 40 Amperes hora (característica de capacidade da energia armazenada nela)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!