Ir ao conteúdo

120 coolers de fonte atx. o que fazer? Alguma sugestão?

sylviogjr

Posts recomendados

Postado

Teve um descarte de fontes queimadas na minha empresa.   120  fontes ATX.   Chamei um moleque e ele desmontou todas, separou cobre, aluminio, placas (solda), lata,  e deu pra ganhar um troco pra cerveja.  Sobrou 120 coolers que testei e estão bons.   Aí vai a pergunta:  12 Volts cada.  Se eu ligar 20 destes em sequencia em 220, queima?   Se não, o que fazer?   Alguma boa ideia?   Exaustor para cozinha?  Ventilador?

Detestaria jogar isto fora pois é tratado como sucata nos descartes.

Sylvio

Postado

bom, em 220v vai queimar sim, teria que retificar, mas nao sei se eles funcionam bem em serie... da para colocar em gabinetes de pc para aumentar a refrigeraçao, da pra fazer ventiladorezinhos tambem.... se quiser doar uns pra min rsrsrs  :rolleyes:  :rolleyes:  

• Membro VIP
Postado

Ventiladores operam em CC e não em CA..

220 Volts se retificado e filtrado vai alcançar 220 x raiz de 2 = 220 x 1,41 = 311 Volts..

Dentro de sua teoria teria de se colocar 311/12 = 26 ventiladores. Para garantir que todos da associação série recebam 12 Volts a corrente em cada um deles deveria ser a mesma ou muito assemelhada e não sei se existe essa repetibilidade de ventiladores de exato um mesmo tipo.. A corrente de cada ventilador pode ser verificada em sua etiqueta.. É dada em mili Amperes ou Amperes..

Além do que não tenho a menor ideia do que fazer com 26 desses ventiladores..

Esse tipo de ventilador, seja de 9 ou de 12 CM, bem pode ser ventiladores com suspensão por embuchamento (sleave bearing) de qualidade ruim para péssima. Conte com a hipótese de muitos deles estarem ou trancados ou a um passo disso, pelo ressecamento da lubrificação do embuchamento..

Ou seja, essa sua empreitada não é das melhores não..

• Membro VIP
Postado

das 120 fontes nenhumazinha estava ok? Acho que havia uma chance. Se sim agora é tarde. Devia ter perguntado antes de desmontar. você poderia usá-la pra alimentar seus 20 ventiladores em paralelo mesmo. Talvez valha a pena comprar uma. + seguro do que o que esta ideota que passou pela sua cabeça. kk . brinc

abç

• Membro VIP
Postado

das 120 fontes nenhumazinha estava ok? Acho que havia uma chance. Se sim agora é tarde. Devia ter perguntado antes de desmontar. você poderia usá-la pra alimentar seus 20 ventiladores em paralelo mesmo. Talvez valha a pena comprar uma. + seguro do que o que esta ideota que passou pela sua cabeça. kk . brinc

abç

Eu ia dar a mesma sugestão, mas como teve festa de aniversário da cidade, não pude entrar no forum nos últimos 3 dias.Mas se já desmontou todas, uma fonte destas não tá nada cara.

Postado

É tudo de fonte Coletek 200 real.   Todos coolers estão funcionando.   Estou tentando achar um projeto para fazer a ligação que o "faller" deu.   O drone também é uma boa opção (mas aí vai de boa mais por curiosidade).   Vou pensar mais um pouco e continuo aceitando sugestão.   Isadora, o RMA da empresa é muito bom.  Mesmo assim tive o cuidado de jampear uma a uma e as poucas que funcionou, testei com o Multi e estava variando a maioria nos 12v.   Sem chances.  Não deu pra aproveitar nenhuma a não ser sucata.

Obrigado aí.

Sylvio

• Membro VIP
Postado

...O drone também é uma boa opção....

Experimente parar para pensar... Sempre vale a pena...

Você já viu um fan desses de fonte fazer a si próprio levitar???? Com o fluxo de ar gerado por ele, fazer ele próprio flutuar???  Não né!!!

Se um fan somente não consegue levantar a si mesmo, não consegue levitar a si mesmo, fazer flutuar, dez deles ou 1000 deles ou ate mesmo 10 milhões deles também não vão conseguir levantar o somatório de seus próprios pesos...

Tenha paciência...

Postado

Taí.   Sei que não pois senão deveríamos amarrar o PC em algo, kkk  Mas se eliminar a carcaça e substituir a hélice para o padrão drone (4 longas e finas feitas de material ultra leve), e com estrutura de isopor pode até ser.   Vou ver isto nos próximos finais de semana e depois posto aqui.   Vai ser um bom desistressante.

Sylvio

Postado

Eu sei que foi zoação, mas tenho o principal que são motores. Porque não tentar.   Sei que via software dá para aumentar a rotação do cooler.  Já vi desmontar uma fonte 1500w para reenrolar porque custa cerca de 2200,00 e o cliente preferiu assim.  Até hoje funciona bem.  Também desmontei algumas de 400w.   Estas de 350w só o motor fica levíssima.    Se subir só o motor com hélice longa aí posto o vídeo aqui e continuo.  Vou fazer ventilador USB e vender na feira kkkk.

Vamos ver.

Sylvio

Postado

Estão em casa mas tenho certeza que são 12v DC (CC - corrente continua) são de várias marcas e modelos mas com as seguintes especificações básicas:

Rotação: 4200 RPM
Peso: 60G (completo carcaça, motor, helice e fiação)  ficaria só motor com hélice dupla ultraleve e fiação mais leve)
Corrente: 0.08A a 0.30A (varios)

Potência: 2.04W (um pouco menos ou um pouco mais)

Não sei se tem ou não rolamento.

Entendeste?   Sei lá, acho que vai.

Sylvio

Postado

nao da certo! teria que ser aqueles motores de CD ROM, não adianta reenrolar o cooler, o proprio sensor hall dentro dele limita sua corrente, se reenrolar com menos expiras o sensor queima

• Membro VIP
Postado

Tu poderias usar em alguma espécie de ar condicionado com peltier.... poderias usar ele fazendo limpadores de semente, uns 2 ou 3 devem dar conta, se tu tens passaros, é uma boa... pessoal tá vendendo por 80 dilmas um soprador de sementes...

maxresdefault.jpg

fan-pc-21.jpger..... dar uma melhoradinha na ventilação do teu pc... 

um sistema com retardo, que, ao desligar a luz do banheiro, por exemplo, os ventiladores toquem ar para fora....

Eu vou me deter aqui, porque com esses fans aí minha cabeça tá pensando gambiarra... e não quero alterar meu watercooler (o da assinatura)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...