Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD ao desligar


Ir à solução Resolvido por Jun Cesar,

Posts recomendados

Olá pessoal do CdH!

 

Recentemente tenho um "problema", algo que esta me incomodando e que realmente não sei a causa, e se é de fato um problema.

É o seguinte: Recentemente adquiri uma fonte( Corsair CS850m ) e um HD ( Seagate 1000GB SATA 3). Todo dia deixo o pc ligado pro volta de 3 horas, depois desligo e volto nessa rotina no dia seguinte...e SEMPRE ao desligar ouço 

um barulho, como se fosse um estalo, não muito alto e bem breve ( tipo assim..."tuc !" ).

Esse "estalo" acontece sempre quando a energia é cortada do pc ( obviamente normal ao desligar kk). 

Não sei se é normal acontecer isso nos HDs da Seagate, é a primeira vez que tenho um dessa marca, e aparentemente até agora o pc não deu nenhum sinal de estar ruim, não travou nem nada...

Será que pode ser o HD ? Ou a fonte??? E é um problema isso?

Sei também que alguns eletrônicos fazem estalo ao desligar devido ao calor e etc... mas meu pc esta limpo e bem ventilado, e isso de estalar não havia acontecido antes comigo...

Por favor peço ajuda! E desde já agradeço!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se você instalou corretamente não deixando pendurado com apenas 2 parafusos em um só lado do HD.

Faça o download do HDtune execute e verifique a aba "healt", se dá alguma informação relevante.

Como o HD é novo, está na garantia da loja e você poderá trocá-lo se houver algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Weton, o HD esta bem firme no gabinete, nesse quesito esta ok!

Utilizei o programa que você indicou, deixei 20 minutos monitorando e até agora esta com o status ok...

Enquanto esta em funcionamento, todo o meu pc parece estar bem estável, só mesmo quando desligo que ouço o barulhinho de estalo...mas esse barulho não é nada escandaloso...

O gabinete fica na altura e do lado do monitor, e quando desligo posso ouvir esse barulho...

Obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, primeiramente quero agradecer muito a ajuda de todos!

Então, estava pesquisando o problema que estava tendo sobre o estalo...e encontrei coisas que me levantaram novas "preocupações"...

Percebi na noite passada que ao desligar, não era o HD que estava dando o estalo, mas sim a fonte (pelo menos o barulho veio da parte em que a fonte fica instalada, certeza que é de lá)

Minha fonte é uma Corsair CS850m, comprei no mesmo dia que o HD.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/896627-resolvido-estalo-fonte-corsair-ax1200/

Nesse tópico é falado da fonte Corsair AX1200.

É falado também de um componente (termistor) que produz tal estalo

Na verdade não sei se é isso que esta provocando o problema que tenho..., esse estalo é único, porém não vejo nenhuma alteração no led da placa mãe (piscada e tal), é somente o estalo mesmo...

Resumindo minha situação: Tenho a fonte Corsair CS850m; ao desligar ouço um único estalo parecido com aqueles de televisores ao ligar e desligar; não uso estabilizador, minha fonte esta ligada num filtro de linha SMS Clean Energy; A fonte é boa??? Conheço e gosto muito da marca Corsair, mas essa linha de fontes( CS ) não li quase nenhum review sobre ele, o que mais me atraiu foi a certificação 80 Plus Gold dele. Meu sistema esta muito bom, não vejo nenhuma anomalia, só mesmo o estalo ao desligar; A fonte ja veio comprometida? Estou usando-o neste exato momento, continua assim ou algo no hardware esta sendo "forçado" ?

Desculpem pelo texto enorme e possível enrolação, tentei ser bem detalhista em descrever a situação.

Grato desde já!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A razão desse ruído que escutas está ai, de modo claro, não citado mas fotografado, na análise feita pelo Oklahoma Wolf, dessa fonte CS850M

Veja ai, na quinta foto dessa analise: http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story5&reid=419

 

Te mostro mais de perto. Veja ai, ao pé da figura, o termistor de entrada da fonte e logo acima dele o relé responsável pelo ruído ao desligar a fonte. (abertura do relé). Veja ai:

 

CS850M%20Rele%20do%20termistor_zpspvuono

 

Isso dai é uma evolução na etapa de entrada de fontes de mais alta potência visando o aumento de eficiência da mesma. Aumentar a eficiência consiste na diminuição de perdas e, no caso, o termistor a é responsável por essa perda.. O termistor (resistor dependente da temperatura) é um resistor cujo valor ohmico depende da temperatura do mesmo.. Se nenhuma corrente passar pelo mesmo e em temperatura ambiente, digamos 25 graus, bem pode apresentar um valor resistivo da ordem de 5 ohms e com isso pode limitar o pico de corrente de entrada da fonte ao ligar, por volta dos 60 Amperes (220 x 1,41 / 5 = 61 Amperes) ao encontrar os capacitores eletrolíticos totalmente descarregados. Logo, ao iniciar a passagem de corrente pelo termistor ele aquece e sua resistência diminui (ele é um NTC e apresente um coeficiente negativo de resistência em função do calor) , digamos, para cerca de 1 Ohm.. Fontes de alta potência não raramente podem chegar a drenar, em regime de operação, ofertando alta potência, coisa de 8 Amperes na linha de entrada, e por dentro desse termistor portanto.  A perda resultante da passagem desses 8 Amperes pelos 1 ohms do termistor pode alcançar valores de I ^ 2  x R (corrente ao quadrado x o valor do resistor).. Ora, 8A x 8A x 1 Ohms =  64 Watts.. Mas repare, 64W de perda/850Watts de máximo da fonte = 7,5% de perda por aquecimento do termistor..  Muita perda em regime de operação a plena carga.. Note que essa perda dai ocorre somente no termistor, tem de somar toda a perda no restante da fonte, para chegar na perda total ou na eficiência da mesma..Cada Watt importa..

Melhor é mesmo fazer com que esse termistor reduza ainda mais a sua resistência após passado o pico de carga dos capacitores eletrolíticos.  É exatamente isso que aquele relé faz acontecer.. Passado algum tempo após a ativação da fonte, e dissipado o pico de corrente de carga dos capacitores de entrada, esse relé dá um curto nos terminais desse varistor, reduzindo quem sabe a resistência série ai inserida para algo como 0,01 Ohm e ai a perda cairá para 8 x 8 x 0,01 = 0,64 Watts ou seja, cai de 7,5% para desprezíveis 0,64/850 = 0,08% de perda ai no termistor..

 

Portanto é absolutamente normal e altamente salutar que esse relé se mantenha aberto ao ligar a fonte, deixe o termistor operar e limitar a corrente de entrada e atraque depois de cerca de 0,4 segundos para bypassar o termistor, e se desligue ao desligares a fonte. Portanto, tem barulho do relé ao ligar a fonte, dentro de algum tempo cerca de 0,4 segundos ou maior após alimentá-la e outro barulho, do desligar do mesmo, ao desalimentar a fonte..

 

Isso é tecnologia na busca da eficiência...  Não se preocupe que ela seja implementada com relé, um dispositivo lerdo e tão antigo quanto a eletricidade, pois ai não necessita de velocidade..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Muito obrigado mesmo por toda a ajuda e dicas dadas!!!

Ainda não fiz o teste do clips, porém acredito muito que seja mesmo o relé o causador do estalo que ouço pois acontece exatamente como o faller disse ao ligar e desligar a fonte...

Desculpe por ter começado um assunto fora do que diz no título do tópico. Se algo acontecer vou na área correta!

Por enquanto acho que esta tudo resolvido...

Mais uma vez obrigado e abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!