Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, estou com uma fonte e o R10 dela está queimando.

Se eu ligo com a saída alimentando alguma coisa o R10 está emitindo uma fumaça em questão de 2 segundos após alimentado a fonte.

o valor do R10 é 10ohms. Nas minhas sucatas só achei um de 28ohms. Posso usar ele no lugar do queimado?

Postado

Boa noite a todos, estou com uma fonte e o R10 dela está queimando.

Se eu ligo com a saída alimentando alguma coisa o R10 está emitindo uma fumaça em questão de 2 segundos após alimentado a fonte.

o valor do R10 é 10ohms. Nas minhas sucatas só achei um de 28ohms. Posso usar ele no lugar do queimado?

De quantos watts é o resistor que está queimando e qual o circuito da fonte ? ou onde esse resistor fica ligado ?

Postado

De quantos watts é o resistor que está queimando e qual o circuito da fonte ? ou onde esse resistor fica ligado ?

1/4W já o que tenho pra trocar (28ohms) eu nao sei dizer quantos watts

O que está queimando liga dois capacitores eletroliticos de 100U/25v nos terminais negativos de ambos

• Coordenador
Postado

Se você só tem resistores de 28 Ohms ai, coloque pelo menos dois em paralelo, com isso a resistência fica mais próxima dos 10R que você precisa nessa linha....

Faça mais testes! Esse resistor não queimaria se não houvesse nada ruim na linha dos -12V!

• Curtir 2
Postado

Se você só tem resistores de 28 Ohms ai, coloque pelo menos dois em paralelo, com isso a resistência fica mais próxima dos 10R que você precisa nessa linha....

Faça mais testes! Esse resistor não queimaria se não houvesse nada ruim na linha dos -12V!

Obrigado pela dica, vou tentar encontrar a falha e ver se consigo corrigir o problema. Esta fonte estou utilizando para outra função. Ligar um motor de 12v. Se não der certo, terei que ligar outro aparelho. Abraços!

• Coordenador
Postado

OK, como você esta usando a fonte só para alimentar um motor, você pode usar a linha de +12V que é sobre o capacitor C11 dessa fonte.

Lembrando que os diodos retificadores dessas linhas (+12V e -12V) são diodos para 1A, se seu motor consumir mais do isso, essa fonte não vai funcionar como desejas!...

PS: Por curiosidade!, Que tipo de motor você esta alimentando com essa fonte?

Postado

OK, como você esta usando a fonte só para alimentar um motor, você pode usar a linha de +12V que é sobre o capacitor C11 dessa fonte.

Lembrando que os diodos retificadores dessas linhas (+12V e -12V) são diodos para 1A, se seu motor consumir mais do isso, essa fonte não vai funcionar como desejas!...

PS: Por curiosidade!, Que tipo de motor você esta alimentando com essa fonte?

na verdade eu estou tentando reduzir esta tensão pra 9 volts e o motor é de impressora.

• Membro VIP
Postado

na verdade eu estou tentando reduzir esta tensão pra 9 volts e o motor é de impressora.

Não querendo me meter, já me metendo,

Se a intenção é reduzir para 9V, pode tentar fazer isto colocando um trimpot de 20K ou 22K no lugar de R9. Primeiro regule para 10K e depois vá girando bem devagar para direita ou esquerda sempre verificando se a tensão de saída sobe ou desce. Se chegar ao 9V, tá feito.

post-387879-0-53572300-1432381054_thumb.

post-387879-0-44043700-1432381084.jpg

Da forma como está fazendo, caso a corrente fosse de 1A, a queda de tensão no resistor seria de 10V, sobrando apenas 3V para o motor.

Pra saber o resistor correto, primeiro teria de aplicar uma tensão de 9V nele e medir a corrente. Aí sim, dá pra calcular o resistor ideal.

• Curtir 1
Postado

Não querendo me meter, já me metendo,

Se a intenção é reduzir para 9V, pode tentar fazer isto colocando um trimpot de 20K ou 22K no lugar de R9. Primeiro regule para 10K e depois vá girando bem devagar para direita ou esquerda sempre verificando se a tensão de saída sobe ou desce. Se chegar ao 9V, tá feito.

attachicon.giffonte.jpg

attachicon.gif431.jpg

Da forma como está fazendo, caso a corrente fosse de 1A, a queda de tensão no resistor seria de 10V, sobrando apenas 3V para o motor.

Pra saber o resistor correto, primeiro teria de aplicar uma tensão de 9V nele e medir a corrente. Aí sim, dá pra calcular o resistor ideal.

Gostei da sua ideia.

Me tira uma dúvida, se eu quiser alterar esta fonte para tirar dela 24 ou 30v... tem como? Como deveria proceder?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!