Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bruno David

Suporte - PC inconsistente, não liga depois de OFF na PSU

Recommended Posts

Bom dia pessoal

Há 1 semana montei um sistema pra jogos e tenho tido problemas.

Configuração:

Asus Z97-A

i7 4790k

Kingston HyperX Fury 2x8GB

EVGA GTX980 ACX 2.0

Samsung 850 EVO SSD

PSU EVGA Supernova NEX 750 G1

Montei a máquina num ambiente livre de estática, com pulseira anti estática, buscando fazer tudo da forma mais recomendada.

O primeiro boot deu certo, windows instalado, drivers atualizados, máquina estável, processador em Idle a 30 graus, jogando a 75 graus, aparentemente tudo normal!

A única coisa que falta nesse momento é um estabilizador de energia, motivo pelo qual tenho usado pouco o PC e, quando desligo, tenho desligado também a PSU. E é aqui que começa o problema:

Quando ligo novamente a PSU, os leds tá placa mãe acendem porém o PC não liga. Geralmente ele liga depois de dar OFF e ON na PSU novamente uma vez, mas isso não tem sido a regra. Hoje só ligou depois de várias tentativas de OFF/ON na PSU, desconectar cabo da PSU, verificar os cabos do PWR Switch e RESET Switch da torre. Não liga pelo PWR Switch da placa mãe também.

Outro sintoma: quando a máquina finalmente liga, ela vai direto pra BIOS. Dou boot pelo SSD e ao entrar no Windows a data e hora estão erradas.

Acho que esse é o resumo dos sintômas do problema, não faço a menor ideia do que pode ser, PSU, placa mãe, to perdido.

Alguma luz?

Desde já agradeço!!!

Abraço a todos

Bruno David

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bruno David você enlouqueceu colega, usar estabilizador de energia

ninguém aqui do fórum recomenda, a menos que você queira detonar todo 

o seu PC. 

A regra aqui e quebre seu estabilizador de energia a pauladas. 

O problema de a BIOS pedir data e hora, é quando a bateria está, 

mal encaixada, ou descarregada, ou o transistor da placa mãe 

que gerencia a bateria está ruim. 

Quanto ao seu problema com não conseguir ligar o PC normalmente. 

Pode ser problema na sua placa mãe, pois a sua PSU é 80 PLUS BRONZE, 

e tem PFC ativo (tecnologia que permite ligar diretamente na tomada) 

Mais tudo de anormal é possível. 

No seu caso, antes de desmontar a placa mãe, eu tiraria um pente de 8GB, e a VGA Off-Board, e plugaria na VGA da placa mãe.

Faria um teste com outra fonte, e se der o mesmo ai, partiria para a placa mãe.

OBS: Sobre proteção extra, use filtro de linha DPS: 

https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/filtro-de-linha-dps-clmaper-multi-energia-8-tomadas-preto-e-fc-pt-8bt-l-p.html

Compartilhar este post

Link para o post

Vivendo e aprendendo, fazia mais de 10 anos que não montava um PC e achei que pudesse estar tendo algum problema de energia aqui em casa, não sabia a respeito do estabilizador, obrigado pela dica!

Farei os testes sim!

Porém, enquanto não desplugo a PSU da tomada, o PC continua ligando normalmente...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais