Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus A8V-X não suporta 4Gb de RAM?


Posts recomendados

Olá amigos!

De antemão informo que pelo manual a placa-mãe Asus A8V-X deveria suportar 4GB de RAM em Dual Channel. Também quero informar que todos os meus pentes de memória estão bons.

Porém, ao colocar os 4 pentes de memória ela só reconhece 3Gb no Setup da BIOS e no Windows informa que existem 4Gb mas só 3 podem ser utilizados.

Claro que estou usando um Windows 64 bits, versão Home Premium do Windows 7.

Fui ao Setup da BIOS e ativei o HardWare Memory Hole conforme orientações que vi ao pesquisar na web, com isso, os 4Gb foram detectados e exibidos no Setup da BIOS e durante o POST e teste de memória.

Mas... como quase tudo nas placas mãe com Chipset da marca VIA, como essa linha de placas mãe A8V, ao usar programas que utilizem processamento da placa de vídeo, lá vem a tela azul...

Alguém sabe como contornar isso ou o mais recomendado é jogar essa placa-mãe Asus A8V-X o mais longe que puder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Talvez uma atualização da BIOS resolva ou a troca por memórias de outro fabricante.

 

Não amigo, testei todas as versões disponíveis de BIOS. Acabei ficando com a BIOS 0602 de 15/02/2006 pois somente com ela que a função Cool'n'Quiet funciona, como citei aqui. O único problema desta versão 0602 da BIOS é que não é possível usar 4 HDDs SATA ao mesmo tempo, algo que foi corrigido na versão 0703. Como tenho apenas 1 HDD, optei pela versão que deixa o Cool'n'Quiet funcionando.

 

Sobre as memórias não tenho vários pentes para testar.

 

Usando marcas diferentes (Kingston, Corsair e Nanya), porém, com menos de 4Gb, com Dual Channel ativado, não dá problema algum e trabalha a 200Mhz (DDR400).

 

Tipos de configuração que fiz:

  • 2 pentes de 1Gb Kingston + 2 pentes de 1Gb Corsair = 4Gb @ 166Mhz em Dual Channel = Só reconhece 4Gb se ativar a opção memory hole na BIOS, porém, se ativado, dá problema. Se não ativar o memory hole, só reconhece 3Gb.
  • 2 pentes de 1Gb Kingston ou Corsair + 2 pentes de 512Mb Nanya = 3Gb @ 200Mhz em Dual Channel = Sem problema algum.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!