Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook VAIO trava na tela de boot


Ir à solução Resolvido por PPK2,

Posts recomendados

Olá amigos do CH,

 

Peguei um notebook de uma cliente para fazer backup de uns arquivos e depois formatá-lo, pois segundo ela, o note era usado por crianças somente pra jogo, e estava um tanto lento por causa disso. Quando fui ligá-lo pra ver como estava, apresentou um problema: o note simplesmente trava na hora do boot, na tela aparecem várias opções de boot, mas nenhuma delas é possível acessar, pois é como se a "seta" para baixo do teclado estivesse emperrada, impossibilitando de se pressionar qualquer tecla. Verificando a seta para baixo, ela não parece estar emperrada ou quebrada, haja vista que está em perfeitas condições e com estado quase perfeito, com o bom acabamento de um note da Sony. Obs.: nenhuma tecla pressionada antes do boot está funcionando, já testei F10, F8, Esc, delete e ctrl+alt+del. Preciso entregar esse note o mais rápido possível, alguém poderia me ajudar?

 

Tentei anexar o video no post, mas ultrapassou o limite, então upei pro YT: http://youtu.be/z3bmJpX25to

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Dá a sensação que a tecla está presa ou a fazer contato na membrana, comece por testar com um teclado externo, se mantiver essa situação desconete/desmonte esse teclado e teste com outro interno/externo.

Obrigado pela resposta.

 

A tecla não parece estar presa, está normal como as outras, inclusive já pensei que possa ser um problema interno do teclado, mas apesar de ser leigo nessa parte, não acho que isso seja provável, visto que aparentemente apenas uma tecla está com problema. Até faria o teste com outro teclado, o problema é que só tenho um teclado com entrada PS/2 e o note não tem suporte. A dona do note não tem pressa para pegá-lo, o que me dá mais tempo para tentar resolver o problema. Vou tentar conseguir um teclado USB pra fazer o teste, assim que o fizer posto aqui o resultado. Mais uma vez, obrigado pela dica! 

Só mais uma coisa, quando você diz desconectar o teclado quer dizer desconectar o cabo flat certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato.

Bom dia, 

 

realmente me desculpe pela pergunta besta, digo de antemão que sou muito leigo no assunto, formatar PCs é um bico/hobbie pra mim, o pouco que eu entendo de computadores foi de um curso básico que eu fiz e o resto foi mexendo muito no PC, muita coisa aprendi aqui no CH mesmo.

 

Bom, tenho um pouco de receio para abrir um notebook e desconectar o flat, sei que é preciso um pouco de cuidado ao manusear o cabo, é realmente difícil de desconectar?

 

Resumindo, liguei um teclado externo USB mesmo com o nativo conectado, na tela do boot, somente a tecla Enter e B surtem efeito. Enter seleciona uma opção, ao acaso claro, porque não dá pra escolher direito, já que o problema da tecla para cima ainda persiste; B vai para uma tela de boot, que tem duas opções: uma para continuar, iniciando o sistema operacional; outra para ir para uma tela preta digitável, onde se insere comandos como boot, cdrom, insert, etc.. (que eu nem sei pra onde vai).

 

Selecionando o sistema operacional, loga depois de uns 2 min (com uns bipes, sincronizados com um led em forma de cilindro piscando, que ao meu ver é do HD), sistema operacional super lento, com tudo que é programa que não presta.

 

Então pensei: vou copiar os arquivos pessoais para um HD externo, assim posso formatá-lo. Para minha surpresa, ao abrir algumas pastas, encontrei várias vezes um arquivo, "FXSEXT.ecf" de 1KB. Não consegui acessar algumas pastas, visto que o teclado fica selecionando sempre a pasta que está no topo, não permitindo também a pesquisa de uma pasta.

 

Diante de tudo, pensei em transferir os arquivos através de um SO bootável, como o Linux Tails que tenho em CD, onde seria possível que o "FXSEXT.ecf" não seja executado automaticamente. Mas não consegui chegar na opção de boot do note através do modo usual, que é pressionando a tecla ASSIST com o note desligado, pois vai parar na mesma página do vídeo.

 

Cara, me dá uma luz? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Verifique se o modelo é este, se sim aqui fica um vídeo demostrativo: Atenção se acha que tem dificuldades acho melhor levar a uma casa de reparação :

 

 

Infelizmente não tenho a chave necessária para abrir o note, vou devolvê-lo para que a cliente possa levar a uma assistência técnica. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!