Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Cabeamento


edunai

Posts recomendados

Caros colegas, estou com um serio problema. não consigo de jeito nenhum fazer com minha rede com placas 10/100 e hub 10/100 rode a 100 mbits. Sempre tenho que abaixar a velocidade da placa de rede para 10. Porque isto acontece? Já inclusive coloquei placas de rede da 3com e não resolveu. Agora um porém, eu uso uma forma diferente de cabeamento porque me disseram que não importa a sequencia de cores desde que as duas pontas tenham a mesma sequencia. Será que é este o problema? Qual a diferenca entre usar a sequencia 568-a ou qualquer outra sequencia?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinistro cara :tantan:

Se você está usando a mesma seqüência nas 2 pontas, você está fazendo um cabo pass trough (pc - ativo de rede) que é o modelo correto para se conectar um micro a um hub, em uma de suas portas normais. Para estar conectando a 10Mbps, com certeza alguém é 10Mbps, ou o hub ou a placa de rede.

Outra coisa... Não confunda velocidade do enlace (que é medida em Mbps - MegaBITS por segundo) com a velocidade de transferência de dados (que, na maioria das vezes é medida em MBps - MegaBYTES por segundo).

Uma rede com um enlace de 100 Mbps, alcança taxas de transferência de 12.5 MBps (100/8)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Permita-me uma correção, você não terá uma rede 10/100Mbps usando "qualquer" sequencia de cores no cabeamento. Se alguem lhe disse isso das 3 uma... ou não lhe explicou que usar qualquer sequencia de cores te força a trabalhar com uma rede em 10Mbps ou falou sem ter conhecimento técnico ou, ainda, não conseguiu lhe explicar direito...

Uma rede com cabos UTP (par trançado), para que trabalhem na taxa de 100Mbps devem seguir, RIGOROSAMENTE, uma sequencia de cores padrão, 568a ou b, pois tanto as placas de rede como Hubs/switchs etc, são configurados sobre esses padrões, ou seja, se você montar um cabo fora deles, não terá o maximo de taxa de transferencia destes.

Para saber qual a sequencia de cores correta nos padrões citados, leia este TÓPICO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me explica qual é a diferença entre o fio 1 e o fio 6... o que tem de diferente entre os fios 3 e 8? São todos iguais. Uma rede fast ethernet, bem como a ethernet usa 2 dos 4 pares de fios dentro do cabo par trançado. 1 e 2 para TX e 3 e 6 para RX.

Não estou dizendo que funciona sem base nenhuma. Tenho aqui em casa, pelo menos 3 variações. As cores existem apenas para se criar um PADRÃO.

O que você vai dizer pro pessoal da Furukawa que é uma das maiores produtoras de cabo par trançado do mundo, depois que olhar os cabos CAT5-e UTP deles, que vêm com outro padrão de cores????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

A diferença não esta no fio nem na cor mas no entrelaçamento dos pares. Os fios possuem mesma bitola e seguem os parâmetros indicados para sua determinada função. O entrelaçamento dos pares existem para minimizar os efeitos eletromagnéticos que um fio exerce sobre o outro (cancelamento de campo magnético gerado pela corrente elétrica passante no condutor e outros fatores). Não precisa ler nenhum livro da furukawa, ou ler qualquer coisa de outro fabricante. Se existem normas, padrões, não foi a furukawa ou outro fabricante quem a criou. Se Tx e Rx estiverem bem configuradas vai ter transmissão? Sim.

O Padrão existe, mas não seria legal transferir dados nos pares ditos no padrão para transmissão de voz.

Pegue um cabo de uns 15 cms decape e note como esta trançado os pares.

Pela norma e ciência cada par tem sua própria característica elétrica.

Experiência. Pegue duas marcas de cabo qualquer decape e veja se os trançados são iguais...

Dica: Pegue um livro de fisica e leia sobre as leis de maxwell. Somos formadores de opiniões. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...