Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VBA Calculo apenas na planilha ativa


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Bom dia a todos,

Sou iniciante no VBA e estou com um grande problema.

Trabalho com uma "pasta de trabalho" contendo vária planilhas que são replicadas e renomeadas constantemente e seus cálculos são um pouco custosos (e não dependem de nada de outras planilhas, toda a entrada de dados é feita apenas na planilha ativa), assim estou tentando fazer um código em VBA para habilitar o cálculo apenas na planilha ativa.

 

Inicialmente pensei em declarar uma variável global contendo o nome da planilha e, no evento de ativar a planilha, ela desativa o cálculo na planilha endereçada na variável, seta a variável para a planilha recém ativada e ativa o cálculo na mesma.

O código que tentei usar para fazer tal função foi:

Em um módulo (li que variáveis globais não poderiam ser declaradas em ambientes que não fossem módulos):


Public pln As Worksheet

 

 

 

No wokbook (coloco o valor inicial da variável):

 

Private Sub Workbook_Open()
Set pln = Application.ActiveWorkbook.ActiveSheet
End Sub

 

 

 

Em cada planilha:

 

Private Sub Worksheet_Activate()
pln.EnableCalculation = False
Set pln = Application.ActiveWorkbook.ActiveSheet
pln.EnableCalculation = True

End Sub

 

 

O problema é que não funciona, o excel me apresenta o seguinte erro:

KdLYxvl.jpg

 

Outra dúvida é o seguinte, se eu estiver apenas com algum erro simples de sintaxe ou coisa do gênero, essa lógica que tentei seguir funcionaria mesmo renomeando a planilha ativa ? Existe alguma forma mais simples ou objetiva de fazer essa função ? (o cálculo manual está descartado nesse caso, preciso que o cálculo das planilhas seja automático)

Desde já, grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Existe alguma forma mais simples ou objetiva de fazer essa função ?

 

Olá, Renard.

Experimente colocando os dois códigos abaixo no módulo de 'EstaPasta_de_trabalho' .

É o suficiente, não requer outros códigos nem outras variáveis.

Private Sub Workbook_SheetActivate(ByVal Sh As Object) Sh.EnableCalculation = TrueEnd SubPrivate Sub Workbook_SheetDeactivate(ByVal Sh As Object) Sh.EnableCalculation = FalseEnd Sub

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...