Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração


Malkav

Posts recomendados

Olá pessoal! Voltei para pertubar vocês :P . Como vocês podem ver na foto.. modelei o meu case. Agora preciso refrigera-lo. O que vocês sugerem? quantos, quais e aonde colocar os coolers? onde colocar puxando ar e onde colocar entrando ar?

Estou contando mais uma vez com a ajuda de vocês. []'s :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que coloque um cooler na parte superior traseira do gabinete no sentido de exaustão (tirando o ar de dentro para fora do case) e outro se possível no topo, também no sentido de exaustão.

Organize os cabos do seu pc da melhor maneira possível para facilitar a circulação do ar, se for com rounded cables melhor ainda.

Depois se achar necessário instale um cooler na parte inferior frontal do case, no sentido de ventilação (jogando ar frio para dentro do gabinete), mas verifique as temperaturas depois de fazer este último passo, alguns membros aqui do fórum, inclusive eu, não notaram diferença com a colocação de um cooler na parte da frente, e algumas vezes até aumentou a temperatura do pc.

No geral é isso! Dá uma monitorada nas temps. do teu pc aí, para saber se estão boas (antes e depois desse esquema de refrigeração).

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por d0ug@11 jul 2004, 00:43

"mas verifique as temperaturas depois de fazer este último passo, alguns membros aqui do fórum, inclusive eu, não notaram diferença com a colocação de um cooler na parte da frente, e algumas vezes até aumentou a temperatura do pc"

Exato! Eu notei isso aqui no meu. Dependendo do dia, é bom eu ligar e outros é bom deixar desligado. Sorte que eu tenho controle quase que de todos ventiladores que eu uso, o da frente por software, os demais por hardware. (varia de +2 a 3 graus dependendo do dia que é ligado o ventilador frontal) E o ruim é que depentendo do lugar, ajuda a joga muito pó para dentro do CPU, acumulando pó e aumentando a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o ruim é que depentendo do lugar, ajuda a joga muito pó para dentro do CPU, acumulando pó e aumentando a temperatura.

Pois é, por isso prefiro fans no sentido de exaustão mesmo. Um amigo meu tem um fan na lateral do case jogando ar para dentro e em uma semana a poeira já começa a incomodar!

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RobinSwimmer@11 jul 2004, 11:51

não tem como por algum tipo de tela para filtrar essa poeira ?!?!?

Até deve ter. Mas igual, essa tela ficaria toda suja de poeira, teria que desmontar para limpá-la, pois o fluxo de ar ficaria muito baixo com ela suja, forçando o motor, provocando um aquecimento desnecessário, diminuindo a vida útil e ainda não refrigerando como deveria. O inferno para limpar seria o mesmo...e dependendo do tipo de tela, pode reduzir em 10 a 20% do fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.. mas.. cooler na frente.. aonde? eu vou colocar um volcano 11+ xaser edition no processador e um cooler akasa 80x80mm na superior. quero colocar um na traseira também para puxar o ar e a superior também puxando o ar. o q vocês acham?

quero colocar também na lateral (um em cada curva dessa do acrílico) n sei se puxando ou jogando para dentro do pc.

[]'s :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do processador eu não sei informar ao certo se ele é bom ou não, mas em questão de Casemod conta também a aparência por ter tampas transparentes. Um cooler na frente vai no chassis, veja se no seu Casemod, ali onde ficava antigamente o alto-falante do sistema não tem furação para colocação de cooler no sentido de ENTRAR ar. Quantos aos demais, excelente, vai tirar todo ar quente que estiver dentro do seu Casemod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Malkav@11 jul 2004, 19:55

Obrigado pelas respostas.. mas.. cooler na frente.. aonde? eu vou colocar um volcano 11+ xaser edition no processador e um cooler akasa 80x80mm na superior. quero colocar um na traseira também para puxar o ar e a superior também puxando o ar. o q vocês acham?

quero colocar também na lateral (um em cada curva dessa do acrílico) n sei se puxando ou jogando para dentro do pc.

[]'s  :-BEER

Não gasta 150 reais nesse cooler não....vai de vcom21b....

Quanto aos fans, deve ficar ótimo ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Malkav@11 jul 2004, 19:55

Obrigado pelas respostas.. mas.. cooler na frente.. aonde? eu vou colocar um volcano 11+ xaser edition no processador e um cooler akasa 80x80mm na superior. quero colocar um na traseira também para puxar o ar e a superior também puxando o ar. o q vocês acham?

quero colocar também na lateral (um em cada curva dessa do acrílico) n sei se puxando ou jogando para dentro do pc.

[]'s  :-BEER

Eu compraria um cooler VCOM, tem um excelente desempenho e custa pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também colocaria vcom 21b (uso um hehehe :D ). E pode usar a pasta que vem com ele sem medo!

Não coloque fans nessas curvas do acrílico. Se você colocar como exaustão, já tem muitos e esse não é o melhor lugar. Se colocar como ventilação o ar que entrar já vai sair direto pois está muito perto da exaustão, ele sairia antes de ventilar o sistema.

Se for colocar um fan leteral coloque entre o chipset e a vga, mais embaixo e para frente.

O filtro de poira existe até pronto, na net (não lembro onde) tá por uns 8 reais. Relmante deve piorar um pouquinho a eficiência do fan, mas não deixa empoeirar, daí é só de vez em quando tirar o filtro e limpar. Ou você pode fazer com filtro de ar condicionado, usando apenas uma lâmina.

No meu caso o fan na frente foi muito bom, pois ele já refrigera o hd que tá exatamente na frente dele. Assim não preciso usar cooler de hd, e é mais uma fonte de entrada de ar frio no gabinete.

Se você quiser realmente baixar a temperatura do processador, a melhor ideia é um duto de ventilação pro processador.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lá vou eu d novo pertubar vocês! :PPP

cooler vcom 21b825 com base de cobre..

alguem tem esse?

ele é melhor q o volcano 11 xaser edition?

o dissipador do volcano é todo d cobre e o vcom é só a base d cobre.

eu quero um cooler q seja combinação de um dissipador d cobre e a maior rotação da ventoinha. Qual pode ser esse cooler?

outra coisa q mata é o aero.. o sistema diferente dele me deixa confuso.. sera q ele é bom mesmo?

enfim.. quero o melhor cooler possivel pro meu processador.. n importa o preço (importar importa.. mas finje q não.. :PPP) porque se eu deixar o gabinete com a tampa.. ele chega a 57º!!! o chipset chega a 40º e o hd a 28º!!! entendem porque eu to ficando doido?? preciso dar um jeito nisso tudo urgentemente!!

obrigado por todas as respostas!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suas temperaturas tão altinhas, mas também com esse overclock não dá para querer muita coisa. Mas a temperatura do seu HD tá ótima!

Não adianta só por um bom cooler no processador se seu gabinete tiver um forno. Imagine você tentar se refrescar com um secador de cabelo, jato de ar quente, não dá né! Tem que fazer um bom sistema de ventilação no gabinete.

Se quer algo realmente bom como eu disse acima a melhor ideia é um duto de ventilação, levando ar externo direto pro cooler do processador! Esse sistema além de baixar muitos graus no processador, ainda baixa a temperatura do gabinete como um todo, pois é mais uma fonte de entrada de ar no gabinete, e nem precisa de fan adicional, economizando barulho e energia.

Daí você põe mais um de exaustão e fica tudo uma maravilha!

Uso um duto com o Vcom21B (ótimo cooler) lapidado com a pasta que veio nele. Meu processador fica a 33º a 36º em idle e 38 a 40º em full. O sistema fica a 33º.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Malkav@13 jul 2004, 02:29

outra coisa q mata é o aero.. o sistema diferente dele me deixa confuso.. sera q ele é bom mesmo?

Para entender a diferença principal entre coolers do modelo Aero ou Jet da Cooler Master, é que ele possui sua ventoinha no sentido vertical em relação ao Processador, e os demais são no sentido horizontal. Os coolers normais tem um ponto eixo sobre o dissipador. Digamos, um ponto eixo do tamanho de uma moeda de 5 centavos, faz com que o fluxo de ar quando jogado para baixo faça um centro cônico. Aquele centro não terá refrigeração, ou seja, é uma parte sem refrigeração no dissipador. Para entender melhor, se você parar para pensar, nota-se que existe um fluxo de ar onde as pás se movem, mas nunca um fluxo em seu centro, onde se encontra o eixo e a bobina do motor não é? Como os coolers do tipo Aero e Jet possuem a ventoinha no sentido vertical, ou seja, em pé, faz com que todo fluxo de ar seja jogado contra o dissipador, sem deixar que nenhuma parte deixe de receber ar. Porém, são ineficientes ainda, não estão 100% eficases mesmo com essa vantagem (falo isso baseado que um VCOM 21B faz mais por bem menos!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é feito esse duto de ar fredxyz? vocês estão sempre dizendo q o cooler vcom é melhor q os outros. Deem uma olhada nesse link http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=19826699 e me digam se esse cooler é o melhor.

quanto ao gabinete, é o q eu realmente quero refrigerar porque o acumulo de ar quente tá mt grande.. quando abro a tampa lateral, a temperatura do processador cai de 57 para 43 graus e do gabinete 44 para 38 graus..

mt obrigado por todas as respostas e.. aguardo mais! :P :P B):-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse do link que você postou é o próprio 21B tão recomendado, pode pegar ele sim! Veja qual frete fica mais barato para você, na waz tá por 29 e na microbits por 28, essas duas em Belo Horizonte.

Depois de comprar vocês deve lapidá-lo, tem um tópico em destaque ensinando. A pasta térmica que vem com ele já é boa, eu uso aqui com ótimo resultado. No seu caso se depois você sentir a necessidade de invertir um pouco mais, coloca uma artic silver.

Para fazer o duto você deve fazer um corte redondo na lateral do seu gabinete exatamente na frente de onde fica o cooler do processador, do tamanho da ventoinha do cooler (8x8cm). Adapte um tubo cilíndrico da espessura do corte (8x8) que chegue até o cooler do processador, tentando fechar quanto melhor para não misturar o ar externo com o ar de dentro do gabinete. Use a criatividade para fazer o duto, no meu caso eu enrolei aquela espuminha que vem em baixo da placa mãe e preguei com fita isolante, ficou horrível, mas como meu gabinete não tem acrílico não tem problema hehehe. Você pode usar um tubo tipo PVC de encanamento, e parafusar fazendo 4 furos em volta do corte. No seu caso ia ficar lindo esse tubo de acrílico transparente, mas não sei se você consegue isso.

Não recomendo parafusar o tubo nos furos da ventoinha do cooler, pois aumenta o peso sobre o die do processador. Prenda na tampa do gabinete.

Observe que não é necessário mais um fan para entrada de ar, pois o próprio cooler do cpu já vai puxar o ar externo e jogar direto no dissipador! Acho que um fan na entrada do duto iria até atrapalhar.

Com esse duto bem feito é provável que a temperatura do seu processador fique igual à que você tem com o gabinete aberto, pois estará sendo ventilado com ar diretamente do exterior, independente de como esteja dentro do gabinete!

Daí você já resolve o probelema do processador, e também o resto do sistema será beneficiado, pois além de ser mais uma entrada de ar, o ar que sai das aletas do dissipador também vai estar bem mais frio!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por todo esse esforço fredxyz! obrigado a todos os outros também q estão me ajudando! :) :) :)

bom.. vou comprar o vcom hoje no mercado livre (aquele do link q botei aqui) e vou comprar um akasa 80x80mm azul para colocar na janela superior também.

vejam se vai ficar bom meu esquema.. vou colocar um akasa na superior para puxar o ar para fora, tirar a ventoinha q ta no processador e botar na parte de tras (do lado do neon) tambem fazendo a exaustão, colocar o vcom no processador (claro.. :P ), deixar o cooler q era do processador na placa de video mesmo (deixar do jeito q tá na foto mesmo), e arrumar outro d 80x80mm para colocar na frente (em baixo do hd empurrando o ar). Se mesmo assim os resultados não forem totalmente bons, vou trocar o cooler q coloquei na parte d tras (a q estava no processador na foto do avatar) por um mais potente.

Mas fredxyz.. você falou do artic silver.. q cooler é esse? numa pagina com testes feitos por eles (artic silver ceramiqué x artic silver 5) e lá deu q o artic silver 5 deixa um processador funcionando a 2300Mhz (mesma configuração minha) em 51º.

bom.. chega d escrever por hoje. vou comprar o vcom agora e ver o q dá.

[]'s para todos e :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@14 jul 2004, 16:05

Para fazer o duto você deve fazer um corte redondo na lateral do seu gabinete exatamente na frente de onde fica o cooler do processador, do tamanho da ventoinha do cooler (8x8cm). Adapte um tubo cilíndrico da espessura do corte (8x8) que chegue até o cooler do processador, tentando fechar quanto melhor para não misturar o ar externo com o ar de dentro do gabinete. Use a criatividade para fazer o duto, no meu caso eu enrolei aquela espuminha que vem em baixo da placa mãe e preguei com fita isolante, ficou horrível, mas como meu gabinete não tem acrílico não tem problema hehehe. Você pode usar um tubo tipo PVC de encanamento, e parafusar fazendo 4 furos em volta do corte. No seu caso ia ficar lindo esse tubo de acrílico transparente, mas não sei se você consegue isso.

Acho que seria mais fácil para ele comprar esses dutos de processador já pronto! O acabamento é mais bonitinho e não precisa de tanta mão de obra...e como ele optou por um Casemod, já não deve mais pensar em economizar (nada que se vá usar em um Casemod para ficar bonito fica barato, mas mesmo um cooler VCOM não sendo todo enfeitado, eu não abriria mão de colocar um mesmo com Casemod).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejam se vai ficar bom meu esquema.. vou colocar um akasa na superior para puxar o ar para fora, tirar a ventoinha q ta no processador e botar na parte de tras (do lado do neon) tambem fazendo a exaustão, colocar o vcom no processador (claro..  ), deixar o cooler q era do processador na placa de video mesmo (deixar do jeito q tá na foto mesmo), e arrumar outro d 80x80mm para colocar na frente (em baixo do hd empurrando o ar). Se mesmo assim os resultados não forem totalmente bons, vou trocar o cooler q coloquei na parte d tras (a q estava no processador na foto do avatar) por um mais potente.

Mas fredxyz.. você falou do artic silver.. q cooler é esse? numa pagina com testes feitos por eles (artic silver ceramiqué x artic silver 5) e lá deu q o artic silver 5 deixa um processador funcionando a 2300Mhz (mesma configuração minha) em 51º.

Esse seu esquema está ótimo e deve funcionar perfeitamente (na teoria)

Artic Silver não é um cooler, e sim uma pasta térmica, a melhor do mercado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Malkav@15 jul 2004, 01:39

Mas fredxyz.. você falou do artic silver.. q cooler é esse? numa pagina com testes feitos por eles (artic silver ceramiqué x artic silver 5) e lá deu q o artic silver 5 deixa um processador funcionando a 2300Mhz (mesma configuração minha) em 51º

Não é cooler amigo, é uma pasta térmica com altíssimo nível de condução de calor. Ela é cara, cerca de R$ 30,00 a Artic Silver 5 , um tubo de 3g, mas vale a pena, principalmente se você pensa em colocar um cooler para fazer OC. É mais um investimento que se faz, só que esse não se nota pela aparência, só pela temperatura. =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum.. é pasta termica.. viajei legal.. :wacko: um tubo desse d 3g é o suficiente para completar o processador? eu n vou fazer duto não.. vou fazer esse esquema mesmo q falei.. esse duto vai ficar feio e n quero deixar meu case feio.. :P ou melhor.. sei lá.. :tantan: vou comprar o vcom mesmo e o akasa e instala-los. :)

obrigado pelas respostas d novo.. []'s e :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se sua preocupação for mesmo refrigeração, poria como já disseram, 1 cooler em cima e outro atrás, mas a questão é, e por onde irá entrar?

Então, também poria 2 na lateral... 1 na parte da tampe que fica acima do processador e outro no meio mesmo, para regrigerar placa mãe ou pode ser onde fica a placa de vídeo... daee você escolhe!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz cada coisa de uma vez! não adianta comprar um saco de fan, pasta termica, cooler, tubo, ar condicionado central e pagar pro zé ficar abanando! tudo isso junto não faz sentido!

Por que você não coloca um fan atras do gabinete, depois troca o cooler se continuar alta você coloca outra fan na frente e/ou do lado, depois a pasta térmica (ATENCAO USE UMA GOTA DESSE NEGOCIO SO SOBRE O DIE E MAIS NADA), pense que voce pode gastar 60 reais e abaixar 10 graus e gastar 150 e abaixar 12! A temperatura depende de onde ela fica ai, de qual a temperatura ambiente e muito mais, por isso cada maquina é especifica. Vai testando para saber o que é melhor ai.

Roundle cable deixa o visual muito bonito e facilita a circulacao de ar se bem que duvido que consiga abaixar 1 grau com eles.

Se o seu computador fica no quarto ou coisa do tipo tenha uma preocupacao especial com o barulho. O meu não estava para dormir com ele ligado, dai eu coloquei uma baybus (controla a velocidade dos fans) e agora ele não faz um pio quando eu quero!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que baixa bastante a temperatura é cooler de slot, mas tem que colocar em pontos estratégicos para ter um bom aproveitamento da exautão deles. E o melhor que não é tão caro. Se tivesse como colocar um no primeiro slot, ele puxaria o ar quente restante do processador e jogaria para rua. Eu uso um aqui, mas ao lado da minha placa de vídeo, pois ela é passiva (só o dissipador, sem ventoinha) eu noto uma queda de temperatura REAL que varia de 11 a 15 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...