Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Nessa fonte dele (última foto), Os fios preto vindo do trafo, parece ter um solto! é isso mesmo ou é só impressão minha...

• Coordenador
Postado

Se for a última foto do post #26, eles são diodos.

PS: Se você trocar os fios da placa dos potenciômetros (Pré), para a placa grande, também pode melhorar muito a questão de ruídos...

Coloque bons fios blindados, e quanto mais curtos, melhor...

• 2 semanas depois...
Postado

Beleza!

Alguém sabe quais medições fazer no trafo e no circuito ? Porque como troquei alguns componentes, no chute não consegui obter melhora.

Depois de trocar alguns Transistor como Tip 29 e 30 e os capacitores eletrolitico não cheguei trocar mais nenhum componente, mas fiz o circuito da placa principal que está no anexo.

No esquema coloquei umas chavinhas com as tensões, só para representar as mesmas que estão saindo do trafo.

ampp.pdf

• Coordenador
Postado

Não se preocupe com a fonte dele, se ela tivesse com problemas, o ruido estaria em todas entradas dele, e não em apenas um canal...

• Coordenador
Postado

Para maior precisão, a verificação teria que ser com um osciloscópio, seu problema é com algo na linha de realimentação ou polarização dos transistores, e isso fica mais difícil de ser verificado com multímetro.

Uma coisa que você pode fazer, se já não fez!, é uma limpeza nos potenciômetros ou até mesmo, pensar na troca deles.

PS: Limpeza com Limpa contatos.

Postado

Não entendi direito, o que você quis dizer: seu problema é com algo na linha de realimentação ou polarização dos transistores.

• Coordenador
Postado

Não entendi direito, o que você quis dizer: seu problema é com algo na linha de realimentação ou polarização dos transistores.

Sim, são componentes (resistores e capacitores) que colhem uma amostra do sinal de saída e injeta na entrada, de forma invertida, com o intuito de diminuir o ganho para determinadas frequências e aumentando a estabilidade do amplificador.

Essa seria a linha de realimentação que mencionei, a polarização também é feita por resistores, como você disse que esse amplificador já foi muito mexido, algum resistor pode estar com o valor errado e provocando instabilidade na amplificação.

Postado

Entendi. Como eu poderia verificar essas duas hipótese que você mencionou?

Caso necessite de um osciloscópio, poderia usar esse do video?

• Coordenador
Postado

Nunca vi esses osciloscópio funcionando para te dar uma opinião!, mas como você vai medir só frequência baixa, acredito que funcione sim.

Só sugiro que aumente um pouco o valor dos resistores de entrada, coloque algo como 10K, se a leitura ficar ruim (Não "Triggar"), vá diminuindo o valor dele...

Postado

Tenho que injetar um sinal também certo? Tipo com gerador de sinal:

Não tenho muito habilidade com osciloscopio, pois quase nunca utilizei. Mas tenho noção.

Onde devo verificar o sinal no circuito que estou analisando?

Postado

@Jemec

Isso pode ser resolvido se você conseguir o diagrama do circuito eletrônico. Você pode tentar reconstruí-lo visualmente pelas trilhas da PCI e postar aqui.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Coordenador
Postado

Como saber qual transistor está com o ganho acima fazendo saturar o som?

Com o teste usando o osciloscópio  dá para ver a onda de som sendo "Ceifada", cortada, no topo ou na parte de baixo dela.

Postado

Eu elaborei o esquema da placa principal da foto. O anexo em pdf é o esquema da mesma.

Há mais duas placas que são os pré amp, onde é feitas as regulagem de grave, agudo, volume, mas como os dois canais estão com mesmo problema, creio que é essa placa da foto.

Só essa placa da foto da para fazer as analises com o osciloscópio ?

Quais são os pontos onde devo fazer a analise?

Valeu pela ajuda :).

palmer cb200.pdf

post-605264-0-68108900-1443570482_thumb.

• Coordenador
Postado

Coloque o osciloscópio na base de cada um dos transistores, verifique o sinal que lá tem,  compare com o sinal que esta no coletor e/ou emissor do mesmo transistor, verifique se tem deformações e assim por diante...

Esse esquema que você desenhou, não ajuda muito, ele esta muito confuso!...

Talvez alguém mais experiente em análise de circuitos pode te ajudar!

• Coordenador
Postado

Se não me engano você colocou um vídeo na página anterior, em que o amplificador fica dando uns "pipoco" quando estava sem sinal não é?

Com ele nessa condição, Apresentando o defeito, você vai testando os estágios, desde o pré, até os transistores de saída de potência.

Em algum lugar (transistor) você verificará que o sinal "pulsa" ou aparece um ruido estranho, será nesse estágio que você trabalhará...

• Coordenador
Postado

Eu disse acima... Teste o estágio de pré amplificador, estágio de reforço de sinal, estágio de saída do amplificador..... etc. ....

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...