Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Wallace.mjs

Capacitor de uma Corsair cx430 estourou!

Recommended Posts

Olá,

Hoje quando apertei o botão power do pc a fonte simplesmente estourou saindo uma fumaça extensa pela fonte. Quando abri o PC havia espirrado o liquido, supostamente do capacitor, em alguns componentes da placa.

Comprei há cerca de um ano pelo Mercado Livre e não recebi nota impressa, tentei acionar a garantia da corsair diretamente pra saber qual meu direito, e estou aguardando a resposta deles. Mas gostaria de saber se eu posso consertar apenas trocando o capacitor estourado? Observei pelas brechas que o modelo foi um de 400V 180uF. Minha maior preocupação é enquanto ao líquido do capacitor que está por toda placa da fonte. Esse líquido causa alguma corrosão danificando os outros componentes da fonte? Porque nesse caso eu trocando o capacitor pode ser mais viável a ter que aguardar toda burocracia da garantia.(Sou estudante de eletrônica, estou no princípio mas consigo realizar trocas de componentes)

Enquanto a alimentação, minha fonte fica ligada em um filtro de linha bem genérico mesmo, nem sei a fabricante. E esse filtro permanece sempre ligado, assim como o switch power diretamente na fonte, o que faz com que ela esteja sempre trabalhando(suponho que esse fato tenha influenciado no estouro do capacitor) já que as portas USBs tem alimentação mesmo com o PC desligado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Wallace.mjs olá. Corra e tire a bateria da placa mãe e qualquer cabo de energia 

o mais rápido possível, para não gerar algum curto, isto não já não 

aconteceu, mais melhor prevenir. 

Quanto a corrosão. Descarregue sua energia estática, depois 

de fazer o que eu citei, de preferência use luvas anti-estática, 

e lave a placa mãe com álcool isopropilico ou pode ser lavada com água 

e sabão liquido neutro, depois deixar secar em local arejado por 72 horas. 

Nada de sacadorzinho, nem por no sol. 

Só uso de compressor de alta potencia e ar morno, que pode secar a placa em

cerca de 40 a 45 minutos. 

Já fiz tais procedimentos com mais de 5 placas mãe. 

OBS: Quanto a sua fonte, é melhor deixar por conta da garantia, pois 

ontem mesmo tinha um tópico de um carinha que decidiu consertar 

pondo numa eletrônica, e ele recebeu a pior notícia. A fonte não teve jeito, 

e a garantia teria cobrido o problema. 

OBS2: Evite deixar o liquido do capacitor entrar em contato com sua pele e olhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta @alissomrex.

Mas o caso é que não tenho certeza que a Corsair aceite a garantia, pois eu não tenho a nota fiscal do produto, o que usei foi o email de detalhes da compra que o mercado livre envia quando realiza compra. Entrei em contato com o vendedor, mas a como já há bastante tempo, não tem como emitir uma nota.

Enquanto a placa mãe, eu já tirei a fonte do gabinete, limpei toda a placa e a testei. Está tudo OK.

Dúvida:

A minha dúvida mesmo é o seguinte: Caso eu não consiga a cobertura da garantia, terei q consertar. Então, a fonte ja está desde ontem com o líquido do capacitor provavelmente espalhado pela placa dela, e queria saber se esse tempo sem limpá-la vai danificar a placa sem possível recuperação.

Compartilhar este post

Link para o post

@Wallace.mjs fez bem, esperto. 

Quanto a fonte, vai ter que limpar de qualquer maneira mesmo. 

Pode aplicar Álcool Isopropílico nela, para realizar a limpeza, pois 

não sei exatamente se este liquido é inofensivo, ou 

auto corrosivo. 

Caso seja corrosivo, vai danificar a fonte ainda mais, se deixando por muito tempo nela.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais