Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou trocando o meu computador agora e como o meu antigo aquecia demais pelos coolers serem muito vagabundos eu deixava o gabinete aberto.

Agora devo comprar o Gabinete Cougar Archon Midi Tower:

http://www.kabum.com.br/produto/42103/gabinete-cougar-archon-midi-tower-s-fonte-4846-2

E como ele só vem com um cooler, quero instalar mais uns 2 ou 3 para garantir uma boa ventilação e poder deixar o gabinete fechado.

Andei dando uma olhada em preços e me deparei com:

Esse modelo da CoolerMaster:

http://www.kabum.com.br/produto/47534/coolermaster-cooler-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fr-r1-com-led-vermelho

Esse modelo da própria Cougar:

http://www.kabum.com.br/produto/42762/cougar-cooler-fan-dual-x120x120x25mm-red-led-cf-d12hb-r

Ou essa da Coursair:

http://www.kabum.com.br/produto/53857/corsair-cooler-120mm-para-gabinete-air-series-af120-quiet-edition-co-9050015-wled-branco

Não queria bater muito essa faixa de R$35 em um cooler já que vou comprar uns três. Então gostaria de opiniões:

Devo comprar algum desses modelos? Três é muito/pouco? 

Agradeço pela boa vontade e opinião de vocês antecipadamente.

• Moderador
Postado

Na verdade você não precisaria comprar nenhum.

Mas destes que você citou, eu não pegaria o da Corsair pois ele apresenta nível de ruido de 25,2 dBa contra 16.6dB do modelo da Cougar e 19 dBA do modelo da Cooler Master. Escolha um que mais te agradar pela aparência e que não ultrapasse essa faixa dos 20 dBA de nível de ruido.

• Curtir 1
Postado

Na verdade você não precisaria comprar nenhum.

Mas destes que você citou, eu não pegaria o da Corsair pois ele apresenta nível de ruido de 25,2 dBa contra 16.6dB do modelo da Cougar e 19 dBA do modelo da Cooler Master. Escolha um que mais te agradar pela aparência e que não ultrapasse essa faixa dos 20 dBA de nível de ruido.

Mas e o problema de aquecimento que eu tinha com o pc antigo? Não corro o risco de acontecer novamente?

Meu objetivo é melhorar a temperatura interna, a aparência fica em segundo plano, mas a parte do ruído eu não tinha pensado mesmo, muito obrigado por lembrar!

Se você puder pegue esse gabinete aqui que já vem com 3 Cooler: http://www.kabum.com.br/produto/54231/gabinete-sharkoon-t9-value-branco

E não vai precisar compra mais cooler´s.  E ele já tem 2 USB´s 2.0 e 2 USB´s 3.0 que isso é bom. 

Usando uma SSD eu teria que comprar um adaptador para esse gabinete? Eu não sei como funciona direito, esse pc novo é o primeiro que eu vou usar um SSD.

@, @Thalles Aguair

Depois de procurar mais um pouco me apareceu recorrentemente esse modelo da CoolerMaster:

http://www.kabum.com.br/produto/13117/gabinete-coolermaster-atx-haf-912-rc-912-kkn1

Mesmo tendo apenas 2 USB's 2.0, ele já vem com 2 coolers e com adaptador para SSD, mas eu já gosto da CoolerMaster, então posso estar sendo tendêncioso.

• Solução
Postado

Amigo não é o número de cooler que resolve e sim a especificação, você tem que considerar a pressão estática e dinâmica envolvida nos componentes e no ambiente. Você tem que instalar um cooler para aspirar e outro para expirar ou então 2 de cada, mas sempre com as mesmas características para garantir o equilíbrio do sistema, já que coolers direntes irá aspira mais do que expirar ou vice versa.

Baseado nisso, você pode adquirir esse da Cougar, do seu link da postagem e com mais R$ 22,00 você comprar outro igual ao instalado, ai coloca um na traseira para expirar e outro no frontal para aspirar.

Esse lance de sair colocando cooler em tudo quanto é furação é ruim, elas existem para você adequar a sua instalação e não para serem todas preenchidas.

• Curtir 1
Postado

Amigo não é o número de cooler que resolve e sim a especificação, você tem que considerar a pressão estática e dinâmica envolvida nos componentes e no ambiente. Você tem que instalar um cooler para aspirar e outro para expirar ou então 2 de cada, mas sempre com as mesmas características para garantir o equilíbrio do sistema, já que coolers direntes irá aspira mais do que expirar ou vice versa.

Baseado nisso, você pode adquirir esse da Cougar, do seu link da postagem e com mais R$ 22,00 você comprar outro igual ao instalado, ai coloca um na traseira para expirar e outro no frontal para aspirar.

Esse lance de sair colocando cooler em tudo quanto é furação é ruim, elas existem para você adequar a sua instalação e não para serem todas preenchidas.

Era esse o tipo de comentário que eu estava procurando. Não sabia disso, vou dar uma pesquisada em instalação de cooler pra fazer esse fluxo de ar! Muito obrigado.

Postado

Fazendo uma analogia para ficar mais claro:

Se você tem uma caixa d'agua com um cano de 1/2" enchendo a caixa e um cano de 2" escoando, você nunca irá encher ou dar vencimento;

Se você tiver um tubo com 2" enchendo a caixa e um de 1/2" para escoar, ela irá transbordar.

O mesmo acontece com os cooler, tem que haver um equilíbrio entre a entrada e a saída de ar para não acontecer como no exemplo acima e ao invés de beneficiar prejudicar seu sistema de ventilação.

Postado

Fazendo uma analogia para ficar mais claro:

Se você tem uma caixa d'agua com um cano de 1/2" enchendo a caixa e um cano de 2" escoando, você nunca irá encher ou dar vencimento;

Se você tiver um tubo com 2" enchendo a caixa e um de 1/2" para escoar, ela irá transbordar.

O mesmo acontece com os cooler, tem que haver um equilíbrio entre a entrada e a saída de ar para não acontecer como no exemplo acima e ao invés de beneficiar prejudicar seu sistema de ventilação.

Mas a ideia seria, por exemplo, colocar os coolers da frente para aspirar, e os coolers trazeiros invertidos, para expirar. (imagino que os coolers sejam iguais, a ideia é colocá-los invertidos para inverter o sentido do ar que é aspirado/expirado) certo?

Postado

sim, o ideal no meu entender é justamente isso, colocar o(s) frontais para aspirar e os traseiro(s) para expirar, caso sua tampa lateral tenha furação, coloque um duto nele que ficará bem em cima da ventoinha do processador e este irá aspirar ar ambiente, mas frio do que o do interior do gabinete, uma vez que tudo dentro produz calor, inclusive temperaturas no hd beira as apresentadas no processador.

Fazendo essa montagem o fluxo de ar aspirado atinge praticamente todos os componentes.

Sobre a questão de capacitadade de vazão, pressão dinâmica, estática, direção do fluxo, posicionamento dos fans, procure literatura a respeito do assunto, o pessoal acha que colocar ventiladores de vários tamanhos em todas as furações irá beneficiar, mas não irão, existem diversas furações para atender a configuração de cada um.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...