Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falha em um Moto-redutor


sandmoore

Posts recomendados

Saudações galera!
Estou tentando encontrar a falha presente em uma máquina de solda. E uma ajuda extra, viria bem a calhar!
A falha em questão é que quando aciono o avanço do arame pelo gatilho da tocha, ou pelo interruptor manual, o avanço não acontece.
O avanço do arame de solda é realizado por um Moto-redutor.
Desmontei a parte lateral da máquina de solda, e pude constatar que quando o acionamento é realizado, as roldanas do Moto-redutor não giram. As roldanas não giram, pelo acionamento elétrico, mesmo com o braço de pressão das roldanas solto. Porém, com as mãos, consigo girar as roldanas.
Na imagem abaixo, segue as especificações do Moto-redutor.

 

post-773387-0-88326200-1436492909_thumb.
 

Ajustei a chave seletora do alicate amperímetro na posição (V--) Tensão Contínua e com as pontas de prova de um alicate realizei a medição. Mas a tensão é muito baixa e não chegava a 2 Volts. Vale ressaltar que o alicate amperímetro que utilizo varia muito, devido ao campo magnético da máquina de solda. Porém, mesmo com a variação, que era muito constante, ou seja, muito difícil de ser medida, os valores não chegavam a 2V. Nota-se que o motor é 42V, corrente contínua. Pela medição, embora extremamente irregular, acredito que a placa eletrônica que alimenta o Moto-redutor não esteja mandando a tensão necessária para o seu funcionamento. Mas necessito realizar outros testes para confirmar esse defeito, ou descobrir a real falha.
Alguém já encontrou alguma falha igual a essa, ou tem alguma experiência em equipamentos desse tipo, ou simplesmente queira ajudar?
Vou colocar mais algumas fotos, para análise.

Máquina de Solda Esab Smashweld 350

post-773387-0-62006600-1436494055_thumb.

 

Parte lateral da Máquina, onde o Moto-redutor se encontra. (mecanismo avanço arame)

post-773387-0-73349600-1436494230_thumb.

Parte lateral, onde está a placa eletrônica.

post-773387-0-28777100-1436494299_thumb.

 

Esquema Elétrico completo
post-773387-0-08432500-1436494399_thumb.

Esquema Elétrico com Zoom na parte do Moto-redutor (o mesmo esquema elétrico acima, apenas dei zoom). O Moto-redutor está representado como K59.

post-773387-0-16261400-1436494464_thumb.

Link para o Manual, que no caso foi de onde retirei as imagens! Mais detalhes são encontrados nesse manual, além da possibilidade de aplicar zoom, caso necessário. Quem estiver interesse, segue o link.
http://www3.esab.com.br/literatura/pdf/0205904_rev8_Smashweld350_pt.pdf

 

Falha: Moto-redutor não funciona quando acionado.

Então é isso! Se alguém puder dar qualquer tipo de auxílio, ficarei muito grato!
valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo vejo que tem 2 resistores em série com seu motorredutor. Veja se não estão abertos. Se não tiveres multimetro pra medir resistencia, basta mandar rodar e medir a tensão em cima delas. Se alta= abertos. Outra alternativa é aplicar alguns vdc direto nos fios do motor pra ver se gira. Não tem 42? tudo bem tente com 24 ou até mesmo 12V. Claro, antes desconecte os fios.

Também pode medir a tensão AC nas saídas do trafo.

Tudo bem se eu mencionar pra você verificar algum se algum fusível queimou? então tá... verifique se algum fusível queimou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo vejo que tem 2 resistores em série com seu motorredutor. Veja se não estão abertos. Se não tiveres multimetro pra medir resistencia, basta mandar rodar e medir a tensão em cima delas. Se alta= abertos. Outra alternativa é aplicar alguns vdc direto nos fios do motor pra ver se gira. Não tem 42? tudo bem tente com 24 ou até mesmo 12V. Claro, antes desconecte os fios.

Também pode medir a tensão AC nas saídas do trafo.

Tudo bem se eu mencionar pra você verificar algum se algum fusível queimou? então tá... verifique se algum fusível queimou

Boa tarde Isadora! Muito obrigado pelo feedback!

Hoje fiquei a realizar outros afazeres, e não tive tempo de dedicar-me a esse problema.

- Sobre os resistores, o alicate amperímetro que utilizo também mede resistência, portanto posso utilizá-lo para esse finalidade tranquilamente. Ainda, sobre os resistores, acredito que eles estão presentes na 'Tampa dos Componentes' (Imagem 02). No dia que atuei nesse equipamento, cheguei a retirar essa tampa, e deparei-me com resistores lá. Eu não tinha o esquema em mãos, mas acredito serem eles, pois vendo o esquema, existem apenas 3 resistores, sendo que 2 estão ligados o Moto-redutor e 1, representado como K57, está ligado na placa eletrônica e está relacionado a Pot. Velocidade. Lembro que fiz uma inspeção visual nos resistores, e ambos aparentavam estar normais. Mas não medi a resistência, portanto não sei se encontram-se abertos. Vou conferir isso, com certeza!

 

"Outra alternativa é aplicar alguns vdc direto nos fios do motor pra ver se gira."

- Não tenho um pequeno Trafo para aplicar VDC. Nem em 42V, e nem 24V ou 12V. Mas vou ver se consigo uma fonte de computador para isso.

 

"Também pode medir a tensão AC nas saídas do trafo."

- Acredito que você quis dizer tensão DC. Que no caso seria conferir se a saída da bobina do secundário do trafo está OK. Se realmente for isso, era justamente isso que eu faria hoje, caso eu atuasse no equipamento!

"Tudo bem se eu mencionar pra você verificar algum se algum fusível queimou? então tá... verifique se algum fusível queimou"

- Pode ficar tranquila! Tudo bem sim!! Tenho conhecimento, e formação na área, mas nunca atuei,. Só agora mesmo!! Você pode dar qualquer dica, por mais simples que pareça!! Isso ajuda muito, pois às vezes a falha está ali, evidente, mas não se consegue enxergá-la!!

Isadora Ferraz, novamente muito obrigado! Fiquei, e estou, muito grato pela sua colaboração!!^^ :)

Assim que eu voltar a atuar nesse moto-redutor, venho aqui pra dizer como as coisas estão!

valeu, e abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!