Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso De Creme Dental Como Pasta Termica..


Posts recomendados

olha, eu não arriscaria não....

pasta termica de verdade, até onde eu saiba não é condutora de ENERGIA ELÉTRICA.... já pasta de dente sim

geralmente as pastas de dente sao levemente básicas (constituidas de substancias formadas por algum metal Mg por exemplo e uma hidroxila OH), ou seja, é algo ionico, ou seja, contem ions... e veja só, eles sao grandes responsáveis por transporte de energia eléttrica...

agora imagina algo condutor em cima do seu processador

já imaginou o curto que pode gerar?

ps.: não sei se a base usada na pasta dental é MgOH2 mas que é uma base é 0_o e que base é condutora é também hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usa pasta de dente, não! Ela pode derreter com o calor e formar agua quando esfriada, ai você liga o pc com o processador úmido e buuum, a pasta térmica pode não ser tão eficiente, mas ela não derrete e não deixa formar água, alias estas de 2 reais acho q não deviam ser consideradas pastas térmica e sim pastas de contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por sua conta e risco... embora parece que funciona mesmo.

Mas acho que o recomendável é deixar o mínimo de tempo, pois pasta de dentes pode se degradar com a temperatura/tempo.

Edit: :ahh:

Ela pode derreter com o calor e formar agua quando esfriada

:wacko:

A única coisa que derrete e forma água é GELO. GELO, não pasta de dente.

geralmente as pastas de dente sao levemente básicas (constituidas de substancias formadas por algum metal Mg por exemplo e uma hidroxila OH), ou seja, é algo ionico, ou seja, contem ions... e veja só, eles sao grandes responsáveis por transporte de energia eléttrica...

:cry:

Pasta de dente normalmente é um sal (como calcário, por exemplo) ou uma base fraca. Mas não existe perigo de condução não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha química anda meio fraca desde os tempos da faculdade, mas lá vai...

Creme Dental utiliza normalmente algum sal de caráter básico quando em solução aquosa. Se é um sal, há dissociação iônica sim, em caráter maior ou menor. E se há dissociação, pode haver fluxo de elétrons.

Mas cá entre nós... alguém já tomou choque com isso?

Confesso que a curiosidade científica motivou-me a montar um arranjo aqui no laboratório. Coisa simples... uma pilha em um circuito onde uma porção de creme dental (Colgate) serviu como ponte salina. A coisa ficou na casa do Milivolt, mas que teve corrente, teve sim. Acredito que não a ponto de danificar um processador.

No entanto, há uma outra característica do creme dental: abrasão. Isso pode sim danificar a superfície do processador quando em quantidade exagerada. Não testei se a temperatura aumenta ou diminui. Mas aqui o consenso foi que aos dentes, pasta de dente, às CPU's pasta térmica.

Honestamente, acho que esse foi o POST mais divertido desde que utilizo a ajuda dos colegas do fórum.

Realmente, bem legal...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... honestamente, nunca parei para pensar em um bom substituto.

Além da pasta térmica, utiliza-se também um composto chamado elastômero. Alguns chamam aquilo de cromalix ou ainda fita térmica. É uma espécie de adesivo colado à superfície do dissipador, possui as mesmas propriedades da pasta térmica.

A ideia da pasta é remover possíveis bolsões de ar que se formam nas microscópicas frestas do metal (da superfície do dissipador de calor e também no núcleo do processador. Isto faz com que a condução térmica melhore e o calor "flua" (a rigor, o calor não flui e sim a energia - o calor é a sensação física da energia que está se dissipando no processo) para o dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa amigo eu gostaria d efetuar uma experiencia dessa também

A unik coisa .. Iam me chamar d nerds por testar a condutividade em pasta térmica

Tente ligar para o fabricante ... Provavelmente alguem vai dizer :> "Use Na boca amigo"

HAHAH

brincadeira a parte ... nj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ricardomarques@12 jul 2004, 19:52

Bom... honestamente, nunca parei para pensar em um bom substituto.

Além da pasta térmica, utiliza-se também um composto chamado elastômero. Alguns chamam aquilo de cromalix ou ainda fita térmica. É uma espécie de adesivo colado à superfície do dissipador, possui as mesmas propriedades da pasta térmica.

A ideia da pasta é remover possíveis bolsões de ar que se formam nas microscópicas frestas do metal (da superfície do dissipador de calor e também no núcleo do processador. Isto faz com que a condução térmica melhore e o calor "flua" (a rigor, o calor não flui e sim a energia - o calor é a sensação física da energia que está se dissipando no processo) para o dissipador.

to ligado, não sou estão burro assim :wub:

mas deve existir sim uma coisa que não tenha a tal finalidade "pasta termica"

creme de barbear,, hmm quem sabe, posso testar no meu 386.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ricardomarques@12 jul 2004, 19:30

Creme Dental utiliza normalmente algum sal de caráter básico quando em solução aquosa. Se é um sal, há dissociação iônica sim, em caráter maior ou menor. E se há dissociação, pode haver fluxo de elétrons.

Concordo. Mas normalmente é algo insolúvel ou muito pouco solúvel. Bem longe de água com sal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz varios testes, nenhum problema com o estado fisico do processador (desgaste..mancha..)

Mas o que eu pude avaliar.. o colgat (só com um tipo de pasta = toda branquinha) teve melhor desemepenho..

Já, aquele signal que tem 3 listras de substacias diferentes (vermelha, azul, branca), deixa a desejar..

Testei agora em um celeron 733... com pasta termica fica a 45° já com Colgat foi para 39° (cooler mastercooler ruinzao..)

Bom é isso, eu ainda espero a resposta de um Engenho Quimico hehehehe... valeu :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cafs@12 jul 2004, 20:35

Nossa amigo eu gostaria d efetuar uma experiencia dessa também

A unik coisa .. Iam me chamar d nerds por testar a condutividade em pasta térmica

Tente ligar para o fabricante ... Provavelmente alguem vai dizer :> "Use Na boca amigo"

HAHAH

brincadeira a parte ... nj

Desculpa mas essa não deu para aguentar hahaahahahaahahahaahahaa

hahaahahahaa :D:D:D

:palmas: :palmas:

Cara você vai ser o garoto Kolynos do Clube já ta eleito....

Bom vamos falr serio agora esquece esse tal de pasta de dente isso ai vai dar pipino.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@14 jul 2004, 00:01

Colgate endurece, pasta térmica não. Tirou o dissipador, já era.

Edit: vamos escovar os dentes com pasta térmica! Olha que sorriso lindo, escovado com Artic Silver:  :D

:wacko: você leu o que eu disse acima?

Agora só vou usar colgate nos meus processadores, coloquei no meu p4 2.4... -8°..

bom é isso.. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!