Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como posso refazer o MeterPlug


Posts recomendados

@herademir88,

 

Me corrija se eu estiver errado.... O que voce tem de fazer é um aparelho com as mesmas funções do MeterPlug, é isso ?

 

Ou voce pretende fazer algum tipo de comunicação com esse MeterPlug ?  Porque para isso será necessário que o aparelho tenha alguma saída de sinais para isso.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@herademir88,

Existem CI's feitos para essa função específica. Mas nada te impede de fazer baseado em um microcontrolador, um sensor de tensão alternada e um sensor de corrente alternada. Aliás existe um projeto na Net que faz exatamente isso e é baseado em um Arduíno.

Pesquise sobre o sensor de corrente ACS712 ou ACS758.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu fiz o técnico, me lembro de um TCC que consistia de uma régua de tomada com um display, que armazenava o consumo em KW/h. Fizeram usando provavelmente o PIC16F887. O professor havia desafiado o grupo a medir também o fator de potência cos Φ e eles conseguiram. A régua também continha relés que desligavam os aparelhos programavelmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Yoshino,

 

Sim, é fácil fazer isso, pois basta medir a defasagem entre a tensão e a corrente. Por exemplo, programar um timer para interromper a cada 120 hz x 32 = 3840 vezes por segundo, e a cada interrupção amostramos os valores de tensão e de corrente. Após 32 interrupções, temos uma amostragem completa de um semiciclo, e podemos calcular todos os valores RMS da tensão e da corrente. Também podemos localizar o instante do cruzamento por zero da tensão ( subida ou descida ), e procurar em qual instante a corrente cruzou por zero também. Assim é só calcular a defasagem entre as duas medidas, verificando os instantes , teremos o resultado em multiplos de 5,63 graus aproximadamente. Claro, também tem de observar se ambos os cruzamentos foram na subida ou ambos na descida, ou o que é pior, um diferente do outro, pois nesse caso tem de somar / subtrair 180 graus ao resultado.

 

A partir do valor RMS obtido em ambas as leituras, e o angulo de defasagem,  temos a potência real consumida, e a potência aparente também.

 

Um simples Atmega da vida, um sensor de corrente ACS qqr coisa, e um transformador de tensão, para se obter uma amostra da tensão porém abaixada, e com offset para que varie de 0 a 5 volts, e tenha a tensão média de 2,5 volts. Isto já permite uma excelente precisão na medida. Ah, e muito cuidado para manter a fase correta nessa saida do transformador.

 

Essa é uma solução muito simples, e eu já fiz um post fazem alguns anos onde explicava detalhadamente este método, basta procurar aqui no Fórum, pois não me lembro onde ele está kkkk !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...