Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
herademir88

Como posso refazer o MeterPlug

Recommended Posts

Precisava fazer um TCC com base no MeterPlug quem não conhece o link está aqui <"

"> , tenho duvidas de como iniciar , por onde começo , devo fazer alguma bobina que meça a corrente do aparelho  ? alguem pode me ajudar ? plssss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@herademir88,

 

Me corrija se eu estiver errado.... O que voce tem de fazer é um aparelho com as mesmas funções do MeterPlug, é isso ?

 

Ou voce pretende fazer algum tipo de comunicação com esse MeterPlug ?  Porque para isso será necessário que o aparelho tenha alguma saída de sinais para isso.

 

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Eu gostaria de desenvolver algo que identificasse a corrente e a tensão de um aparelho constantemente, e isso eu pudesse plugar entre a tomada e a entrada de energia do aparelho, resumindo, gostaria de saber formas de identificar corrente de um aparelho constantemente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@herademir88,

Existem CI's feitos para essa função específica. Mas nada te impede de fazer baseado em um microcontrolador, um sensor de tensão alternada e um sensor de corrente alternada. Aliás existe um projeto na Net que faz exatamente isso e é baseado em um Arduíno.

Pesquise sobre o sensor de corrente ACS712 ou ACS758.

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu fiz o técnico, me lembro de um TCC que consistia de uma régua de tomada com um display, que armazenava o consumo em KW/h. Fizeram usando provavelmente o PIC16F887. O professor havia desafiado o grupo a medir também o fator de potência cos Φ e eles conseguiram. A régua também continha relés que desligavam os aparelhos programavelmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe Yoshino,

 

Sim, é fácil fazer isso, pois basta medir a defasagem entre a tensão e a corrente. Por exemplo, programar um timer para interromper a cada 120 hz x 32 = 3840 vezes por segundo, e a cada interrupção amostramos os valores de tensão e de corrente. Após 32 interrupções, temos uma amostragem completa de um semiciclo, e podemos calcular todos os valores RMS da tensão e da corrente. Também podemos localizar o instante do cruzamento por zero da tensão ( subida ou descida ), e procurar em qual instante a corrente cruzou por zero também. Assim é só calcular a defasagem entre as duas medidas, verificando os instantes , teremos o resultado em multiplos de 5,63 graus aproximadamente. Claro, também tem de observar se ambos os cruzamentos foram na subida ou ambos na descida, ou o que é pior, um diferente do outro, pois nesse caso tem de somar / subtrair 180 graus ao resultado.

 

A partir do valor RMS obtido em ambas as leituras, e o angulo de defasagem,  temos a potência real consumida, e a potência aparente também.

 

Um simples Atmega da vida, um sensor de corrente ACS qqr coisa, e um transformador de tensão, para se obter uma amostra da tensão porém abaixada, e com offset para que varie de 0 a 5 volts, e tenha a tensão média de 2,5 volts. Isto já permite uma excelente precisão na medida. Ah, e muito cuidado para manter a fase correta nessa saida do transformador.

 

Essa é uma solução muito simples, e eu já fiz um post fazem alguns anos onde explicava detalhadamente este método, basta procurar aqui no Fórum, pois não me lembro onde ele está kkkk !

 

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×