Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptador PCI-E para Sata 3 (6GB/s)


Posts recomendados

Pessoal, eu andei pesquisando bastante na internet mas ainda me restou mais alguma dúvidas, estou querendo comprar um SSD, como minha placa mãe não tem SATA 3, apenas SATA 2, pesquisei na internet que existe um adaptador tipo esse ( http://www.ebay.com/itm/PCI-E-To-SATA3-0-Three-Generations-PCIE-SATA3-Expansion-Card-PCI-E-Adapter-BU-/251791340260? ) que você o encaixa na porta PCI-E e têm direito a 2 entradas de SATA 3, as minhas dúvidas são:

 

1- Terei 100% de desempenho usando um SSD Sata 3 com esse adaptador?

 

2- Esses adaptadores não tem suporte RAID. Isso é verdade? Posso perder dados ou muito desempenho?

 

3- Terei algum problema em fazer boot por essa porta? (No caso a porta de PCI-E)

 

 

Obrigado, agradeço a colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu andei pesquisando bastante na internet mas ainda me restou mais alguma dúvidas, estou querendo comprar um SSD, como minha placa mãe não tem SATA 3, apenas SATA 2, pesquisei na internet que existe um adaptador tipo esse ( http://www.ebay.com/itm/PCI-E-To-SATA3-0-Three-Generations-PCIE-SATA3-Expansion-Card-PCI-E-Adapter-BU-/251791340260? ) que você o encaixa na porta PCI-E e têm direito a 2 entradas de SATA 3, as minhas dúvidas são:

 

1- Terei 100% de desempenho usando um SSD Sata 3 com esse adaptador?

 

2- Esses adaptadores não tem suporte RAID. Isso é verdade? Posso perder dados ou muito desempenho?

 

3- Terei algum problema em fazer boot por essa porta? (No caso a porta de PCI-E)

 

 

Obrigado, agradeço a colaboração de todos.

Olha, eu dei uma pesquisada, achei o que parece ser a mesma placa no dx.com http://www.dx.com/pt/p/wbtuo-lt-107-2-sata-3-0-2-esata-3-0-2-ports-pci-e-express-card-adapter-expansion-card-black-304198

eu vou passar o que achei, mas como não tenho uma placa destas (e me interessou) não posso falar com 100% de certeza.

1- eles dizem ter a velocidade maxima do sata 3 e do sata 2 (note que esta placa tem 4 conexões, 2 são sata 2 e 2 são sata 3.  ou como está no site do DX:

(...)3.Velocidade para SATA III até 6.0Gbps, compatível com SATA I e SATA II.

4.PCI Express taxa de velocidade de 2,5 G / S, os canais de duplas(...)

Isto me deixou em duvida já que o Sata III tem 6.0Gbps e o pci-e tem 2.5? Já na wikipedia o PCI-e 2.0 tem 500mb/s o que confunde ainda mais https://pt.wikipedia.org/wiki/PCI_Express neste mesmo arquivo informa que o PCI-E 3.0 tem 32 GB/s. Como Gbps, G/s e GB/s são valores diferentes é difícil dizer o que acontece aqui. No entanto me levam a creer que depende mais do PCI de sua placa mãe (se é 2.0 ou 3.0) para saber se você terá toda a velocidade dos satas do adaptador.

 

2- Nenhum dos sites falam de suporte a Raid, eu acredito que possa ser relativo a sua placa mãe como a resposta anterior, mas pelo sim, pelo não, melhor considerar que não tem. Quanto a perder o desempenho, isto depende de que tipo de raid você fala, e se você já usa este sistema. Teoricamente deve dobrar a velocidade de gravação e leitura dependendo do raid usado.

 

3- hum... isto é uma pergunta realmente boa, na minha opinião - e repito opinião, não tenho certeza - não me parece muito provavel que você consiga dar boot por estas porta, acho que tem que ser 'ativado primeiro' para começar a usar os hds ligados a este adptador - pense como um mouse usb, tem que começar a carregar o sistema ou pelo menos o boot da placa para começar a funcionar.

 

Sei que foi muito achismo aqui, mas tentei ajudar, boa sorte. Ah e nos conte como foi, ela parece interessante para usar um sistema antigo como backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @bugleader,

1- Pelo que eu vi essa placa tem 4 conexões sendo que você pode usar apenas 2, dai você pode alterar entre usar a porta interna ou externa alterando um jumper que tem na própia placa e todas são SATA 3, mas como todos sabemos, SATA 1 e 2 funcionam normalmente no SATA 3, pelo que eu vi sobre a entrada do PCI-E, ela realmente tem 500 mb/s, mas já que são 2 portas, caso você use 2, será 250mb/s (isso que eu li sobre em minha pesquisa)
2- Bacana, atualmente eu não uso RAID, é porque eu não sei como esse RAID funciona exatamente, eu li sobre ele, eu entendi que ele pega 2 HDs e faz um HD ajudar o outro, ficando mais rápido... 

3- Então, pelo que eu vi na internet, você tem que ativar na BIOS para poder dar boot pela entrada PCIe, mas eu nunca vi essa opção de dar boot pela entrada PCIe na MOBO, minha dúvida ficou da seguinte forma, será que toda vez terei que abrir a BIOS ou selecionar um HD a dar boot no inicio do boot ?! Ou será um negocio automático?

@alissomrex então alissom, eu não quero gastar uma fortuna em um SSD para usar 50% ou 80% ou 99%, eu quero usar ele 100% quero que valha cada centavo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hbadotti

Tá, vamos em partes, na pagina onde você indicou tem este texto:

port :2 external eSATA+2 internal SATA3.0 port

2 externas eSATA+2 (http://www.hardware.com.br/termos/esata) e 2 internas SATA 3.0 eu li o anuncio, e não achei (posso estar errado) nenhum aviso de que só funciona 2 portas, logo eu estou entendendo que as 4 deverão funcionar simultaneamente... o pci-e 3 estava para sair alguns anos atras, nem sei como ficou, a sua placa não teria ele? Se tiver duvidas quanto qual placa mãe você tem, baixe e rode o Piriform Speccy e veja a identificação da mesma.

 

Quanto aos raids, tem diversos tipos com vantagens e desvantagens diferentes para explicar como se segue. hds (numero de hds minimos) (cap capacidade de dados = se tudo 100%, metade 50%) (redundancia = se os dados são duplicados) (vel.grv. velocidade gravação) (vel.lei velocidade leitura)

Raid 0 = hds 2, cap 100%, redundancia não, vel grv 2x, vel lei 2x

Raid 1 = hds 2, cap 50%, redundancia sim, vel grv 1x, vel lei 2x

Raid 5 = hds 3, cap 66%, redundancia sim, vel grv (algo entre 1x e 2x parece depender da placa),vel lei 2x

Raid 10 = hds 4, cap 50%, redundancia sim, vel grv 2x, vel lei 2x (talvez 4x?)

existem outros Raids, mas estes são os mais comuns em desktops.

 

3. na verdade, eu acho que você precisa ter o sistema operaciona em outro hd que não esteja nesta placa, e depois ela seja 'carregada' por ele, mas como eu não tenho um destes e não achei nada, não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!