Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
edfla

Ajuda com sensor de nivel

Recommended Posts

Sou novo no fórum e não sou expert em eletrônica. Estou tentando fazer um sensor de nível que net. Antes de passar para placa estou tentando simula-lo no PROTEUS, mas não estou conseguindo. Alguém poderia me dizer onde estou errando?

Segue abaixo o circuito que peguei na net:

30607_8mg.jpg

Segue em anexo o projeto no PROTEUS.

post-449342-0-39106100-1438571671_thumb.

post-449342-0-37198200-1438571245_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

defina melhor "não estou conseguindo". Dica: geralmente não é necessário conectar a alimentação no proteus. Tente deixar o circuito mais enxuto e coloque 'apenas' o 3914 com uma entrada com potenciometro pra você ver o funcionamento. O resto vá acrescentando aos poucos

Compartilhar este post

Link para o post

uma opção  que  gosto é trabalhar com  uma bateria  no lugar  do regulador  ou fonte pois  pode não esta  configurada

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou conseguindo faze-lo funcionar no PROTEUS. Quando uno os terminais dos sensores era para os leds acenderem, o que não acontece. Percebi que o led vermelho esta ligando, mas com luminosidade muito baixa. A intensidade do brilho aumento quando reduzo para 1k o resistor de 2,2k ligado a ele. Coloque amperimetro e voltimetro para checar os leds verde, mas apresentou corrente praticamente nula (na casa uA) e tensão de 0,04v, o que pelo que entendi do esquema da net era pra ser 12v.

Circuit vi alguns projetos com bateria, mas a intenção era fazer um pouco mas robusto mesmo para aprendizado. Agora se não tiver jeito, onde você me indicaria colocar a bateria para aproveitar parte desse circuito? Com a bateria todo aquele circuito que envolve a ponte retificadora e o regulador de tensão sairiam, mas e o ic 555 materia?

Compartilhar este post

Link para o post

Não monte este circuito, pois ele NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE.

Sugiro acessar o fórum coirmão abaixo em destaque, pois lá criei um tópico muito semelhante e que vai lhe acrescentar muitas informações.

http://www.asm51.com.br/phpbb/viewtopic.php?f=22&t=16318&sid=fd88ddbdac9da25e1db85403778e8651

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

MOR_AL vi seu post, bem interessante. Vou testalo também no PROTEUS, mas prq esse não funciona direito?

Compartilhar este post

Link para o post

se for a questão de VER o led acender, clique nas suas propriedades e coloque como 'digital'. Neste caso SÓ pra simular nem precisa do resistor. De novo: enxugue o circuito que aliás tá muito embaçado

Compartilhar este post

Link para o post

Isa mudei os leds como disse para digital. Agora todos acendem constantemente. Estão acesos sem o contato dos sensores. Eles deveriam acender quando houvesse (baixa resistencia nos sensores) e não ficar aceso direto.

MOR_AL você fez seu projeto com base nesse. Então, quando ele esta desligado (possivel tanque vazio, água abaixo do nível dos sensores) a tensão no pino 3 do ic lm3914 deveria ser 12v, como especificado no seu post, mas no meu caso encontro 5v.

Compartilhar este post

Link para o post

Isa ...

MOR_AL você fez seu projeto com base nesse. Então, quando ele esta desligado (possivel tanque vazio, água abaixo do nível dos sensores) a tensão no pino 3 do ic lm3914 deveria ser 12v, como especificado no seu post, mas no meu caso encontro 5v.

Li muitos projetos, mas me baseei nas minhas necessidades.

Seu circuito está pequeno e sem definição. Tente aumentá-lo e salvá-lo com mais definição. Como está não dá para ver quase nada.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o circuito ai. Vê se melhorou.post-449342-0-24029100-1438814438_thumb.

nessa configuração todos os leds eram pra acender. Mas apenas o led vermelho acende. 

Compartilhar este post

Link para o post

Melhorou sim.

1 - Já lhe informei que este circuito com Q1 e a água como fechamento dos circuitos dos resistores R17, 18, 19 20 e 21 não funcionam corretamente. Porque a resistência da água varia com a quantidade de sais minerais dissolvidos nela. Isso varia de região para região. Varia também com a temperatura e com a época do ano.

2 - O circuito com Q1 não é preciso. Vai variar com a temperatura e com o ganho do transistor.

3 - O seu circuito da parte de tensões de referência está muito estranho.

4 - Se R9 for 22k então está muito grande. Se for de 2k2 melhora (não dá para ver se tem um ponto), mas não resolve.

5 - Não é viável, para mim, analisar cada circuito, mas é viável apresentar opções e até soluções. Não leve a mal. É simples impossibilidade. Tente usar algum circuito que deu certo e que eu postei no link, ou copie algum circuito do manual do componente LM3914.

Segue em anexo uma dica que acrescentei para facilitar no processo dos cálculos de alguns resistores. A parte do sinal de entrada (pino 5, SIG) deve variar de 0 a 5V. Pode-se acoplar aí um circuito parecido com o que usa o 74

5 - Releia todas as minhas postagens do link que eu passei. Lá tem informações mais que suficientes para você.

Bons projetos.

MOR_AL

post-683989-0-98568300-1438867600_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais