Ir ao conteúdo

Transformar Aplic. Mdb Access Em .exe

dennismss

Posts recomendados

Postado

olá!

Eu tenho um banco MDB, com tabelas, formulários, macros, consultas em SQL e relatório.

A ferramenta de exportar para página, num dá certo. Então eu gostaria de saber se existe a possibilidade de transformar num executável, ou outra forma de rodar essa aplicação em estações onde eu não tenho o Access.

Por favor!

:-BEER

• Membro VIP
Postado

Não existe como fazer isso.

No Access, o máximo que você pode fazer é criar um MDE para preservar o código fonte, mas a dependência do Access não pode ser eliminada assim.

Você teria que migrar esse código (Forms e Módulos do Access) usando uma ferramenta capaz de compilar o fonte num executável (como o Visual Basic por exemplo), deixando o Access apenas como banco de dados.

Aí você elimina a dependência do Access, mas também cria outras: vai ter que distribuir pacotes com bibliotecas de acesso à dados para que seu executável possa manipular o MDB, para instalar em máquinas que eventualmente não tenham essas bibliotecas instaladas (por exemplo, o MDAC - Microsoft Data Access Components).

E provavelmente você vai encontrar uma série de incompatibilidades entre a sintaxe VBA e outras sintaxes, mesmo que você venha à escolher o Visual Basic para desenvolver.

Postado
Postado Originalmente por Clemente Silva@13 jul 2004, 17:14

Não existe como fazer isso.

No Access, o máximo que você pode fazer é criar um MDE para preservar o código fonte, mas a dependência do Access não pode ser eliminada assim.

Você teria que migrar esse código (Forms e Módulos do Access) usando uma ferramenta capaz de compilar o fonte num executável (como o Visual Basic por exemplo), deixando o Access apenas como banco de dados.

Aí você elimina a dependência do Access, mas também cria outras: vai ter que distribuir pacotes com bibliotecas de acesso à dados para que seu executável possa manipular o MDB, para instalar em máquinas que eventualmente não tenham essas bibliotecas instaladas (por exemplo, o MDAC - Microsoft Data Access Components).

E provavelmente você vai encontrar uma série de incompatibilidades entre a sintaxe VBA e outras sintaxes, mesmo que você venha à escolher o Visual Basic para desenvolver.

exportar do access para exe não tem jeito, mas eu desenvolvo em html

em vez de criar formulário dentro do access, use o access p/ fazer paginas (estas paginas só funcionam no internet explore)

quem quiser um modelo, é só mi mandar um e-mail para "ilton ARROBA angloamerican PONTO com PONTO br"

• 5 anos depois...
Postado

Na versão Office 97, que tem alguns recursos a menos a as versões mais atuais (mas na é praticamente a mesma coisa), você tem a opção de utilizar o utilitário da microsoft "OFFICE ODE TOOLS", onde ele cria um pacote de instalação executavel como se fosse um programa comum.

A distribuição do pacote de instalação criada pelo Office ODE Tools é FREE, ou seja livre de direitos autorais. Na pratica o Office ODE Tools para Office 97 instala uma versão muito enxuta do Access na maquina de destino, juntamente com o mdb, criando atalho no menu iniciar e tudo mais.

O instalador é personalizavel, podendo você escolher o icone do programa, titulos, controles ocx e dlls dependentes (caso você queira usar controles externos) e muito mais.

Ou seja, você programa em access, pode usar controles externos e distribui sua aplicação normalmente sem deixar nada a dever para os desenvolvedores VB ou Delphi.

Veja em http://support.microsoft.com/kb/169813/pt-br as regras para utilização deste aplicativo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...