Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação Leds


Gakos

Posts recomendados

Boa noite, sou leigo(muito) em eletrônica e estou tendo dificuldades para colocar leds de 5mm funcionando.

Ao colocar dois leds conectados no circuito e ligar a uma fonte de alimentação nenhum funciona ... porém se eu separálos e ligá-los pela mesma fonte eles funcionam. Qual o problema em colocá-los no mesmo circuito?

Outra coisa ... não consigo fazer esses leds funcionarem sem ser em pilhas de relógios! Tem alguma maneira de eu conectar eles a pilhas comuns ou a uma bateria pequena?

 

Desculpem-me se a dúvida é muito besta, porém não tenho conhecimento algum! 

 

Desde já agradeço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

LED necessita de resistor série para bem operar. A tensão da fonte, ou da pilha, deve ser superior a tensão característica do led..

Led tem tensão característica mais ou menos parecida com essas ai declaradas na tabela, conforme a cor do mesmo.

tabela_de_leds.jpg

 

Para dimensionar o resistor a colocar em série podes usar essa calculadora dai: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=6,2.2,20,2,0〈=pt-BR

Aonde cito um exemplo de dois leds verdes, de tensão Vled de 2,2 Volts e corrente de 20 miliAmperes

Agora é com você pois sequer citastes a tensão ou a cor de seus leds bem como nem citastes a tensão da bateria ou da fonte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller
Antes de mais nada gostaria de dizer que é uma grande honra ser respondido por você(mito dos mitos) e te agradecer por um post bem antigo sobre filtros de linha que me fez adquirir um F6 Plus 01085 e nunca mais usar um estabilizador!
 
Voltando ao tópico
 
Peço perdão por não informar antes!
 
LED
________________________________________________
Led Branco Transparente Alto Brilho
Tamanho da Lâmpada : 5mm
Intensidade do brilho : 16.000 Milicandelas
Tensão: 2.7V(min) / 3.6V(max)
________________________________________________
 
Baterias/Pilhas (Só consigo ligar 1 LED com 3 dessas)
________________________________________________
 

Número modelo: AG3 G3 LR41 392A L736 192

Tipo de Bateria: Zn/MnO2

Diâmetro: 7,9 milímetros

Altura: 3,6 milímetros

Tensão nominal: 1.5V

Marca: Eunicell

________________________________________________
 

Meu objetivo é conseguir deixar esses 2 leds ligados por umas 10 horas! Qual tipo de bateria/pilha/fonte eu preciso?

 

Na calculadora diz que é possível combinar baterias para obter uma soma de tensão. Leds podem funcionar com uma fonte de alimentação com tensão maior?

 

Desde já grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

desculpe a intromissão...

 

led 2.7v não deve acender com bateria 1.5V. Algo como você esperar que a água saia pelo ladrão da caixa dágua sendo que esta está pela metade.

você precisa de no mínimo 2 pilhas destas ou uma bateria de celular 3,6V p.ex. Perceba que as lanterninhas 1,99 têm no mínimo 3 pilhas palito. Até que dá pra usar uma só pilha mas tem que ter um circuito "aumentador" de tensão (de fato foi esta uma de minhas 1ªs lanterninhas...). No entanto creio não ser o seu momento

Um carregador de celular também pode acender alguns leds com tranquilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para ligar 2 leds de 3,2 Volts terás de ter 3 dessas pilhas dai perfazendo 4,5 Volts..

Coloque 3 pilhas em série para obter esses 4,5 Volts..

Coloque um resistor + 1 led em série com esse resistor.

Como calcular esse resistor??

Assim:  http://ledcalculator.net/default.aspx?values=4.5,3.2,13,1,0〈=pt-BR

Faça dois desses conjuntos e os ligue em paralelo com a bateria de 4,5 Volts..

Nunca vais conseguir ligar um led diretamente em uma pilha ou associação dessas a não ser que essa associação tenha uma tensão maior que a tensão dos leds. Vai sempre um resistor para limitar a corrente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...