Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler de HD resolve no aquecimento ou apenas prejudica?


Ir à solução Resolvido por Dinei,

Posts recomendados

Boa tarde

 

Tenho um cooler de HD da Evercool do meu HD antigo que começou a apresentar SMART e tive que abandonar ele. A pergunta seria , posso utilizar esses cooler em HD ou eles podem prejudicar os HD ( mecanicos) ainda, falo isso porque provavelmente em algum momento poderá dar problema em algum cooler e ele acabar vibrando , coisa q nao combina com um HD..

 

aguardo resposta para tirar essa duvida

 

att alexandre epping

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a vibração dada pelo micro ventilador quando está cansado nunca chegaria a prejudicar o hdd, pancadas na mesa, quedas repentinas de energia elétrica e temperatura alta acima dos 35º isso sim que você deve ter em conta.

Sempre falava com os meus clientes quando consertava computadores é que a temperatura do ambiente deve ser controlada e não adianta nada a adição de coolers e ventoinhas extras se o ambiente for quente. Deste modo se o funcionamento do equipamento for em ambiente refrigerado o cooler ou dissipadores extras realmente dão uma ajuda, mas caso contrário eles não contarem com ambiente refrigerado eles apenas serão mais um peso para a fonte, haja visto que como o ambiente está com ar quente a troca de calor que eles oferecem será de pouca valia.

Veja que antigamente os CPDs (centro de processamento de dados) eram considerados verdadeiros freezers e quem lá trabalhava mesmo no verão o fazia com casacos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá, Alexandre.

 

Você está certo.

 

Discos rígidos são sensíveis a vibrações e podem ser danificados por ventoinhas que vibram em excesso.

 

A minha opinião pessoal é: Não acho cooler de HD necessário. Explico:

 

Ja tive um cooler de HD da mesma marca que o seu e também já usei dissipador (vulgo trambolho) para HD. No caso do cooler, além das vibrações, não podemos esquecer que, pelo fato do cooler estar direcionado para a placa lógica do HD, junto com o ar, ele também empurra a umidade, que pode levar a corrosão a longo prazo. Se você mora no litoral, nem arrisque.

 

No entanto, uma das melhores formas de você dissipar o calor do seu HD é ter uma FAN na parte frontal do seu gabinete. Com isso você pode resfriar mais de um HD e o ar não é empurrado diretamente para a placa. Não precisa mais que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!