Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

depois de ver muitos projetos de minigeladeiras decidi fazer o meu. Para isso resolvi utilizar um peltier-12706 em conjunto com dois dissipadores/ventoinhas (uma pra resfriar o dissipador da parte quente e outro para jogar o ar da parte gelada para dentro de uma pequena caixa de isopor). Para alimentar o sistema estou usando um carregador de 12V de um antigo Nokia. Ao desencapar o carregador notei que ele apresentava 4 fios internos (2 vermelhos e 2 pretos), como não tenho multímetro não sei como a tensão é distribuída entre esses pares. Testei se as ventoinhas funcionariam ligando elas em apenas um par (1 fio vermelho e o outro preto) e funcionaram numa boa. Por garantia liguei os dois fios vermelhos da fonte e os dois pretos, formando assim um único par (positivo e negativo) e conectei as ventoinhas em paralelo e continuaram funcionando numa boa. Mas ao ligar o peltier no sistema, também em paralelo, as ventoinhas pararam de funcionar (em uma as hélices ainda tentavam se mover um pouco mais não conseguiam). Como o peltier interferiu neste sistema, decidi separar os pares da fonte então. Um par para ligar as ventoinhas em paralelo e o outro par somente para o peltier. Mas não funcionou, as ventoinhas giram de boa ligadas a só um par, mas ao ligar o peltier no outro elas param de funcionar. Minhas dúvidas são então: os pares do carregador não são independentes? Por que o peltier afeta o sistema? Tem como resolver isso ou devo usar outra coisa pra alimentar o sistema?

Obrigado pela atenção!

Postado

Boa noite!

Cara a fonte pode não estar aguentando a potencia do peltier, da uma olhada na corrente dela. Eu aconselho o uso de uma fonte de pc, ou alguma fonte que chegue proximo aos 15v com uma alta corrente (aqui eu uso 3 fontes de computador em série, comprei as três usadas, baratinhas)

da uma olhada nisso ae!

abraços

Postado

Boa noite!

Cara a fonte pode não estar aguentando a potencia do peltier, da uma olhada na corrente dela. Eu aconselho o uso de uma fonte de pc, ou alguma fonte que chegue proximo aos 15v com uma alta corrente (aqui eu uso 3 fontes de computador em série, comprei as três usadas, baratinhas)

da uma olhada nisso ae!

abraços

Obrigado pela resposta Kaue.

O peltier funciona perfeitamente ligado a fonte, com ou sem as ventoinhas. Não seria necessário só uma fonte de pc para esse sistema não?

Postado

Obrigado pela resposta Kaue.

O peltier funciona perfeitamente ligado a fonte, com ou sem as ventoinhas. Não seria necessário só uma fonte de pc para esse sistema não?

Boa noite!

Sim ela funciona perfeito em uma fonte só, mas com 15v ela funciona com mais potencia :D, os peltier trabalham numa tensão de 5 - 15v, ficando mais forte, e já uso ligado em uns módulos de som também, mas realmente não tem necessidade das três não, foi só um comentário mesmo :P

to usando a peltier numa "mini geladeira" mas optei por comprar o mais barato do mercado livre, dai ela é fraquinha, mas chega onde preciso!

mas para o que precisar estou ae :D

• mês depois...
Postado

Peltier sux. Tentei dar um "overclock" num bebedouro aqui e não deu certo.

Ele vinha só com uma peltier e só resfriava um pouquinho.

Abri o diabo do recipiente de água, enfiei um dissipador para espalhar o geladinho do outro peltier, coolerzão com ventoinha fora e 12 V 10A pra cada uma vedação xarope etc.

Continuou um lixo.

Meti 24V 20A no peltier só de *****!

Fedeu muito o peltier ehhehehehehehehe

Dane-se já to chateado com essapoha.

Meninos, Não dobre a tensão de seus peltiers, não gela mais e f ode com ele. :)

Abraços

• Membro VIP
Postado

peltier tem vida útil (+ que a minha)

Uma alternativa teórica meia boca que vislumbro mentalmente é inverter a alimentação e claro, a pastilha. Teorizo (teorizo) que os eletrons precisam voltar de vez em quando. Quando meu bebedouro começar a falhar, testo esta toeria maluca...ah dá licença.. post de 2ª pow!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...