Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de ajuda num Projecto com Arduino


Posts recomendados

Boa tarde a todos,
estou aqui por motivos urgentes, pois já tentei de tudo e ainda não consegui por o meu projecto a funcionar.

 

O objectivo do projecto é medir a pulsação de um individuo, sendo que o LED de alto brilho e o sensor TSL251R irão estar num dedal para calcular a circulação do dedo, depois de se saber a pulsação os resultados tem de aparecer num LCD e terão de dizer se a pessoa pode vir a ter um AVC.

 

O projecto chama-se Medidor de Pulsação para prevenção de AVC. E tenho de ter o código pronto ate daqui a dois a três dias. Já não tenho mais ideias do que posso fazer ajudem-me por favor.

 

Os materiais que estou a utilizar são:

Arduino;

LCD 16x2;
LED de Alto Brilho;

Resistencia para LED;

TSL251R.

 

Se alguém me conseguir arranjar um código para arduino que funcione agradeceria profundamente. Eu  tentei procurar em todo o lado mas  encontro com outros sensores e é preciso de ser este. E preciso de saber como é que o código funciona

 

Desde  agradeço João Silvestre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hesitei em clicar pois não vou muito com o arduíno. Mas como chico-paulo participaram, resolvi dar uns pitacos

 

Chico é +- isso... um led emite uma luz vermelha dem lado do dedo. Do outro, um sensor capta esta luz que atravessa o dedo e sente sua variação em função das bombadas de sangue das veias. Pra você sentir o efeito, dê uma martelada (melhor só imaginar) no seu dedo e você vai sentir ele latejando a cada pulso.

Não deve ser muito difíl de ler a pulsação. Tenho uma bicicleta ergométrica que tem um treco deste - uma garrinha - que coloca-se na orelha. É luz infravermelha mas é o mesmo princípio. Funciona com uma pilha tipo moeda.
E também em função da quantidade de luz que passa, tem-se ideia do oxigenio no sangue (me lembro vagamente disso - não li o artigo do paulo)

Sem certaza absoluta, mas uma súbita alteração de frequencia cardíaca junto com uma aumento de pressão é que é um indício de avc iminente. Seria interessante monitorar os 2 mas pressão não é muito fácil

 

Bom, não conhecia o TSL251R LIGHT TO VOLTAGE OPTICAL SENSORS. O que o amigo primeiramente tem a fazer é aplicar a luz do led nele e medir a tensão. Colocar o dedo entre eles e com osciloscópio ver se há variação de amplitude coerente com a pulsação e mensurável por um mc - algo como se varia algumas dezenas de mV. Se necessário, amplificar, condicionar ou tratar este sinal - talvez com um simples filtro passa baixa - aplicar na entrada analógica do seu mc e por a cabeça pra funcionar. Código pronto ninguém garante, mas pitacos... quem sabe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se abrirem o link que passei, verão que precisa ter um amplificador entre o sensor e o microcontrolador. E também verão que existe um gráfico relativo à absorção de luz pela molécula de hemoglobina em função da "quantidade de teçido vivo" a ser atravessada pela luz.

 

Assim, é fácil detectar a circulação ( melhor dizendo a pulsação ), pelo aumento de moléculas de hemoglobina quando o coração bate , forçando a passagem e deformando levemente o diâmetro arterial . Só não consigo imaginar como o nosso amigo vai conseguir relacionar isto ao risco de um AVC. Mas claro que vale a pesquisa !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!