Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Um amigo meu está oferecendo um SSD Sandisk 120GB Extreme para mim por R$300,00 já com cabo SATA e adaptadores necessários para rodar em desktop (ele tinha em notebook).

Quero saber se vale a pena o valor investido por se tratar do modelo Extreme e que irei rodar em SATA2, quero saber se não vai dar gargalo também...

Meu computador já é antigo, segue config:

Core 2 Quad Q9550 (12MB 2.8Ghz)

Corsair 4GB Dominator 1066Mhz

ASUS P5Q-e

• Moderador
Postado

Não conheço esse modelo, então não posso te dizer se é bom. Mas por R$ 320 você compra um Samsung EVO 850 novo, ele é o SSD mais recomendado aqui do fórum.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697998232-hd-ssd-samsung-850-evo-120gb-3d-v-nand-sata3-6gbs-25-_JM

Se você vai usa-lo em uma porta SATA2, então a velocidade do SSD vai ficar limitada a 300MB/s, enquanto em uma porta SATA3 ele poderia operar em volta de 540MB/s.

• Curtir 1
Postado

Não conheço esse modelo, então não posso te dizer se é bom. Mas por R$ 320 você compra um Samsung EVO 850 novo, ele é o SSD mais recomendado aqui do fórum.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697998232-hd-ssd-samsung-850-evo-120gb-3d-v-nand-sata3-6gbs-25-_JM

Se você vai usa-lo em uma porta SATA2, então a velocidade do SSD vai ficar limitada a 300MB/s, enquanto em uma porta SATA3 ele poderia operar em volta de 540MB/s.

Exato... sei das limitações dos 300MB/s. Mas também sei que existe aquelas paradas de tempo de acesso, tempo de requerimento, etc, né? Pode ser que nesse modelo Extreme sejam melhores os tempos...

Mas se for pra pagar R$318 num SSD de 120GB por ter mais largura de banda, compensa pegar o Sandisk 120GB por pouco mais de R$200,00, afinal, usando em SATA2 não vai dar diferença, né? (Penso eu que o mais lento dos SSDs já deve ultrapassar os 300MB/s não?) Só seria lucro se fosse SATA3...

A título de curiosidade, qual a largura de banda do meu HD atual? (Samsung 500GB SATA2 7200RPM 32MB).

• Moderador
Postado

O problema é que se você comprar um SSD ruim agora, mais tarde se você trocar de placa-mãe vai continuar com a mesma velocidade, enquanto se você tivesse comprado um SSD bom você obteria mais velocidade por passar a usa-lo em SATA3.

Acredito que seu HD atual tenha velocidade de 150MB/s no máximo, essa é a largura de banda dos HDs SATA3, acredito que os SATA2 não sejam mais lentos. Você pode instalar o Crystal Mark e fazer o teste.

Postado

O problema é que se você comprar um SSD ruim agora, mais tarde se você trocar de placa mãe vai continuar com a mesma velocidade, enquanto se você tivesse comprado um SSD bom você obteria mais velocidade por passar a usa-lo em SATA3.

Acredito que seu HD atual tenha velocidade de 150MB/s no máximo, essa é a largura de banda dos HDs SATA3, acredito que os SATA2 não sejam mais lentos. Você pode instalar o Crystal Mark e fazer o teste.

Farei esse teste... mas tipo assim amigo, serei sincero. Para os próximos 2 anos não tenho plano algum de investir em PC... tenho outras prioridades. Daqui 2 ou 3 anos mesmo um HD como esse que você recomendou nem será grande coisa na velocidade que as coisas caminham...

Então eu quero uma dica para agora, atualmente, pegar um SSD modelo especial compensa o investimento para minha atual placa-mãe? Ou vai dar gargalo? Quero o melhor custo/benefíco para o momento... Acredito que qualquer SSD dê gargalo em largura de banda... talvez os mais especiais como esse Extreme tenham velocidades (em ms) menores de acesso... porém ouço muito falar que o pior SSD que exista, vai me trazer pelo menos o triplo de agilidade em inicialização de programas mais utilizados e sistema...

Poderia me ajudar? Muito grato.

• Moderador
Postado

Nem sempre é assim. Um exempo é o Kingston V300, muitas unidades (506A) dele vieram com desempenho capado (imagem da esquerda) enquanto outras (521A) vieram com o desempenho normal que ele deveria ter (imagem da direita).

SSD-Kingston-V300-120GB-revisoes-diferen

De qualquer forma eu acho que esse Kingston EXTREME não seja ruim.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!