Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
washington_dc

Micro reiniciando após troca do processador

Recommended Posts

Troquei um core2duo por um core2quad q9550, o problema é que o sistema trava e reinicia em jogos, para navegar na internet funciona normalmente, mas em jogos, após uns 5min trava e reinicia (tela azul do windows). Comprei o processador usado, o vendedor garante que ele não está com problema e sugeriu que o problema está em alguma incompatibilidade com as memórias. Realmente meu modelo de memória não consta na lista de compatibilidade da placa mãe, mas nunca tive problemas enquanto usei o core2duo.

Se alguém puder me sugerir o que fazer eu agradeço.

Placa mãe: Gigabyte EP45-DS3L

Processador Core 2 Quad Q9550

Memórias 2x2GB Gskill f2-8500cl5d-4gbpq

Placa vídeo HD4850

Fonte corsair 450W

PS: já fiz o teste do Windows nas memórias e não acusou nenhum erro, já acompanhei a temperatura do processador e chegou no máximo a 60º em jogos. Após trocar o processador fui na bios e executei o "load defaults". Nunca mexi nas configurações de processador e memória da bios.

Segue imagens do easytune, caso ajude em alguma coisa.

Grato.

post-780270-0-20464800-1441570183_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troquei um core2duo por um core2quad q9550, o problema é que o sistema trava e reinicia em jogos, para navegar na internet funciona normalmente, mas em jogos, após uns 5min trava e reinicia (tela azul do windows). Comprei o processador usado, o vendedor garante que ele não está com problema e sugeriu que o problema está em alguma incompatibilidade com as memórias. Realmente meu modelo de memória não consta na lista de compatibilidade da placa mãe, mas nunca tive problemas enquanto usei o core2duo.

Se alguém puder me sugerir o que fazer eu agradeço.

Placa mãe: Gigabyte EP45-DS3L

Processador Core 2 Quad Q9550

Memórias 2x2GB Gskill f2-8500cl5d-4gbpq

Placa vídeo HD4850

Fonte corsair 450W

PS: já fiz o teste do Windows nas memórias e não acusou nenhum erro, já acompanhei a temperatura do processador e chegou no máximo a 60º em jogos. Após trocar o processador fui na bios e executei o "load defaults". Nunca mexi nas configurações de processador e memória da bios.

Segue imagens do easytune, caso ajude em alguma coisa.

Grato.

Versão da bios para esse processador é o F7.

Compartilhar este post

Link para o post

Versão da bios para esse processador é o F7.

Mas uma bios atualizada não é melhor? Vi que a última versão é a F11b

http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2844&dl=1&RWD=0#bios

fui no setup e alterei a opção "©MCH Frequency Latch" de AUTO para 333, consegui jogar por mais de 1h sem travar, mas depois travou.

Estranho que o CPU Clock Ratio deveria ser 8.5 para dar os 2.83 GHz do processador certo?

Desculpa as perguntas básicas, faz muito tempo que não mexo com hardware.

post-780270-0-11362500-1441585992_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas uma bios atualizada não é melhor? Vi que a última versão é a F11b

http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2844&dl=1&RWD=0#bios

fui no setup e alterei a opção "©MCH Frequency Latch" de AUTO para 333, consegui jogar por mais de 1h sem travar, mas depois travou.

Estranho que o CPU Clock Ratio deveria ser 8.5 para dar os 2.83 GHz do processador certo?

Desculpa as perguntas básicas, faz muito tempo que não mexo com hardware.

Ta ai o maldito problema! :devil:  De acordo com http://ark.intel.com/pt-br/products/33924/Intel-Core2-Quad-Processor-Q9550-12M-Cache-2_83-GHz-1333-MHz-FSB seu processador é de 2.83ghz e de 0,85 a 1,36v de vcore. No caso o processador tava em over. Coloque tudo em auto e reinicie e entre no setup e veja se fica em 2.83ghz, se não coloque em manual a 2.83ghz.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é a versão da bios, é a configuração. Coloque em manual o clock da cpu 2,83ghz (cpu clock ratio= 8 - fine cpu clock ratio= +0,5 - cpu host frequence= 333)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Coloque em manual o clock da cpu 2,82ghz (cpu clock ratio= 14 - fine cpu clock ratio= +0,1 - cpu host frequence= 200),veja se resolve. Se não resolver, deve ter alguma incompatibilidade com a cpu. Teste a cpu em outra placa mãe para ter certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema provavelmente é com a memória mesmo, por padrão a placa seta 1.8V para as memórias, e na verdade elas são de 2.1V. Alterei manualmente na bios e até que rodou legal, joguei um bom tempo sem reiniciar, pensei até que tinha resolvido, mas hj só navegando o sistema voltou a reiniciar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais