Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na escolhas entre placas para uso profissional


Ir à solução Resolvido por lClonex,

Posts recomendados

Olá, sou Hugo Franciscon. Estou cotando um computador para uso profissional. A minha finalidade é, única e exclusivamente, voltada à rodar programas como Auto CAD e renderizadores 3D. Sou Arquiteto.

Hoje fui ao Paraguai e cotei as seguintes placas:

 

EVGA GTX 750Ti DDR5 2GB 128 bits - por R$550,00

Gigabyte VGA GTX970MF DDR5 4GB 256 bits - por R$1610,00

Quadro K620 DDR3 2GB 128 bits - por R$884,00

Quadro k2200 DDR5 4GB 256 bits - por R$2358,00

 

A minha dúvida é a seguinte, tenho duas linha de placas, a convencionais para jogos e as quadro, voltadas para a finalidade que procuro. Tais linhas são divididas em dois níveis, correspondendo à 2GB e 4GB de memória. A minha dúvida é qual compensa eu comprar.

Eu tenho essa dúvida pois, num primeiro momento, eu senti-me tendido a comprar umas das quadros. Porém, dentro da linha das placas de 2GB, as gamers possuem memória DDR5, enquanto a quadro é uma DDR3. Aqui a pergunta que fica é, essa defasagem na tecnologia e velocidade da memória não irá comprometer o desempenho da placa? Essa quadro, além de ser mais cara, não poderia ter um desempenho inferior à GTX750?.

 

Já na linha de 4GB, ambas são DDR5 e 256bits, logo, em matéria de desempenho, o esperado é que a quadro seja superior para a minha finalidade. Entretanto, o preço da quadro é 46,46% superior à GTX970. A pergunta é, será que ela vai me proporcionar um desempenho 46,46% maior? Compensa a quadro nesse preço?

 

Pessoal, sou leigo e necessito de uma ajuda de alguém que tenha um norte nessa área. O que vocês me recomendariam? No caso das placas mais potentes, um i5 4690k daria conta ou poderia limitar o desempenho da VGA? Caso sim, qual processador seria recomendado para mim? Que tamanho de fonte teria de usar, uma de 750W real dá?

 

Muito Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugo Franciscon quando se fala de autodesk e hardware o bixo pega, porque ta ai uma empresa que parece não se importa muito com o usuário, ela não certifica muitas placas de vídeo e acaba limitando o usuário a poucas e geralmente as profissionais.

 

Se você usa o Autocad você vai ter que pegar a Quadro K2200 mesmo, os produtos da autodesk não dão suporte a GTX e quando dão são placas que nem vale a pena e se você trabalha profissionalmente não recomendo pegar placas de entrada como a K620, porque vai acabar te deixando na mão, não pegue a K2200D os programas parecem não dar suporte para ela, pegue a K2200 ou superior.

 

Em relação a Fonte, elas não usam muita energia, acho que uma fonte de 650W reais já daria pro gasto uma placa da PNY usa 60w de acordo com o site deles, pode variar de placa para placa.

 

Processador, I5 seria uma boa mas um I7 é o recomendado para esse tipo de coisa já que os programas também abusam bastante do processador, vou deixar uma base de configuração para você se orientar melhor

*Processador: I7 4790, 4790K ou qualquer outro I7 de 4° geração ou superior

*Placa de Video: Quadro K2000, K2200, ou qualquer outra Quadro superior a essas, tem as Firepro da AMD, mas os drivers são HORRÍVEIS, não recomendo apesar de serem mais baratas e potentes, mas a chance de bugs nos drivers são grandes.

*Memoria RAM: 8GB DDR3 de 1600Mhz no minimo
*Placa mãe: você escolhe uma que não seja tão ruim e que de suporte ao processador escolhido.

*Fonte: 650W REAIS deve da pro gasto e de sobra eu acho.
*HD: qualquer modelo de 7200RPM SATA3
*SSD: 120GB é muito opcional, mas pode ajudar um pouco

 

Qualquer duvida é só perguntar.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas. Agora é fazer as contas para ver o que cabe no meu bolso. Talvez, seu eu fizer uma forcinha, consiga pegar o i7 com a K2200. Eu vou pegar um SSD 120 GB, de 212 reais, não é muito caro e vai me entregar bastante em velocidade. Infelizmente uma placa de vídeo superior à K2200 ficará fora de minha realidade orçamentária, até mesmo que ainda não estou tão engajado no mercado. Muito obrigado por tudo. Deixarei o tópico em aberto por mais uma semana, para ver ser há opiniões divergentes para enriquecer nossa discussão. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Hugo Franciscon

Tudo bem?

 

Na verdade você não informou muita coisa, e cito:

 

"A minha finalidade é, única e exclusivamente, voltada à rodar programas como Auto CAD e renderizadores 3D. Sou Arquiteto."

 

Primeiro, Autocad nem precisa de muito vídeo. Um vídeo onboard decente já resolve.

Renderizadores 3D. Isso seria o que? V-ray? Lumion?

 

No caso de outros software 3D do tipo BIM (o futuro dos programas para arquitetura), tais como o Revit, que também renderiza, ele se utiliza apenas da CPU para renderizar. No caso do Revit a GPU é utilizada na hora da visualização do modelo (girar, mover, etc.)

 

Claro, como em muitos escritórios de arquitetura, no nosso toda a parte de renderização (imagens e passeios virtuais) é feita em outro programa, e no diretamente no Revit.

No nosso caso utilizamos o Lumion.

Esse deve ser o "combo" ideal para quem faz projetos de arquitetura: Revit + Lumion

 

Dito isto sugiro a leitura desse artigo aqui:

 

Escolhendo o Hardware para o Revit (Arquitetura)

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1073223-escolhendo-o-hardware-para-o-revit-arquitetura/

 

Se tiver duvidas poste aqui.

 

Abraço

 

Alvaro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Hugo Franciscon

Ta, ninguém se comprometeu em tirar as duvidas....

 

Independente do que você usa para trabalhar, TUDO, TUDO em computação gráfica exige alto desempenho.

 

Segue aqui os componente para trabalhar sem ter estresse.

 

CPU LGA1150: I7 4790, 4790K

CPU LGA2011: I7 4820K, 4960X, 5820K, 5930K, 5960X

 

Placa Mãe LGA1150: Chip H81M ou B85M

Placa Mãe LGA2011: São todas caras e de alto desempenho, qualquer uma que de suporte ao processador que você escolher deve servir.

Memoria DDR3: 8GB ou 16GB no minimo 1600Mhz

Memoria DDR4: 8GB ou 16GB, caso a placa mãe use DDR4, as frequências são altas, então o modelo mais básico da DDR4 já deve da conta "lembrando que memoria DDR3 não funciona em placas mãe DDR4"
 

Placa de Vídeo AMD Firepro: W5000, V7900, W8000 ou qualquer uma acima da W5000
Placa de Vídeo Nvidia Quadro: K2000, K2200, K4200, K5000

Fonte: uma de 600w Reais 80Plus Bronze já deve da para o gasto, mas dependendo da configuração, você deve optar por uma mais potente "sempre tendo certificado 80Plus"

HD: qualquer um de 1TB e 7200RPM já serve

SSD: 64GB no minimo "opcional

o resto você escolhe, gabinete, gravador de DVD etc, qualquer duvida só perguntar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!