Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu tenho um ferro de solda muito do peba, e com menos de 23 watts de potência. Estou sem paciência de usá-lo. Não lido com componentes tal delicados, não posso dizer que sei solda, e também não tenho fluxos ou pastas.

Pergunto-me se devo ir atrás desses itens, adquirir um ferro de solda de 40 ou 60 watts para dimerizar, ou me aventurar a modificar o atual. Encontrei o seguinte:

Porém, muito provavelmente, há um limite para o encurtamento da resistência ou ela queimará facilmente. Além do que eu não devo aumentar a corrente para níveis inseguro. Alguém aqui saberia como dimensionar isso?

Já estou suspeitando que não vale a pena... acho que vou comprar um ferro 40 W. Fico tentado a pegar logo um de 60 W para dimerizar. Ou no mínimo eu farei um controle mais simples.

Update; referências:

1. Temperatura do ferro de solda
  2. Como fazer um Pirografo caseiro
Postado

Quando é assim, eu só aumento a tensão de alimentação. 

Mexer no resistor é complicado. 

Um simples dobrador, com o capacitor certo, pode aumentar a tensão e elevar um pouco a potência. 

• Membro VIP
Postado

Eu pensei em aumentar a tensão, mas tive receio de ficar perigoso. Tá certo que a isolação com minha a mão é em madeira... mas não é difícil imaginar (com ou sem fundamento) um arco voltaico entre os terminais do resistor, que são muito próximos, dentro do cabo, bem dentro da minha pegada. Estou me preocupando à toa?

E se eu aumentar a tensão... o estresse na resistência não será tão ruim, para a durabilidade dela?

Postado

A tensão da rede em 127Vac já atinge 180V nos picos da senoide, e a rede de 220V já atinge 320V nos picos da senoide.

Porém os valores de tensão eficazes para produzir potência são respectivamente 127Vac e 220Vac.

Colocando um simples retificador e calculando o filtro capacitivo, você altera o valor eficaz. 

Basta aumentar o valor eficaz da tensão, para que a potência também aumente. 

Qual a tensão do seu? 

Se alimentar um ferro de 127V com um retificador de onda completa com 4 diodos 1n4007, e por um capacitor de 100uF como filtro, o ferro de 20W, aumentará a potência para 36 watts. 

Se fizer o mesmo com o ferro de 220V de 20W, usar o mesmo capacitor de filtro, a potência também ficara próxima a 36 watts. 

A vida útil fica diminuída. Mas é a solução mais barata, a ter que comprar um ferro novo. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

fiz isso há algumas décadas atrás com sucesso. Há risco de queima da resistencia por isso sugiro fazê-lo após comprar outro soldador

Na contramão dar-te-ei uma outra dica para usar nos ferros novos. Um diodo em serie aplica a metade da potência e mantém o ferro morno-quase bem quente quando não utilizado. Um interruptor em paralelo com o diodo fá-lo-á aquecer com relativa rapidez quando necessário. Com isso, além de uma mínima economia de energia, aumenta a durabilidade da ponteira do ferro.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

220 V

A vida útil fica diminuída. Mas é a solução mais barata, a ter que comprar um ferro novo.

Ainda tenho receios. Por que você acha que essa tensão eficaz maior não me oferecerá perigo?

fUm interruptor em paralelo com o diodo fá-lo-á aquecer com relativa rapidez quando necessário.

Eu já estava pensando em fazer algo assim com um ferro de 40 ou 60 watts.

Postado

Para falar a verdade a tensão DC oferece menos perigo que a AC. 

De acordo com a norma regulamentadora do ministério do trabalho, a NR-10, uma tensão AC só é considerada perigosa a partir dos 50Vac. 

Mas observe na mesma norma que uma tensão DC só é considerada perigosa a partir dos 120V DC. 

Então em teoria, os 310V DC ainda seria menos perigoso que os 220Vac.

Vá em 10.6 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS 

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr10.htm#10.6_-_SEGURANÇA_EM_INSTALAÇÕES_ELÉTRICAS_ENERGIZADAS

• Membro VIP
Postado

Qualquer coisa que fique continuamente alimentada, nessas tensões, oferece grande perigo. O que é pior é a corrente que atravessa nosso corpo, não a tensão. Altas voltagens só aumentam os riscos de transferência.

Em 110 Vac...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bom. Basta fazer o circuito isolado, e não terá problema algum. Não se esqueça também de incluir um fusível de 1A.

Independentemente do resto, o fusível é uma ótima sugestão. Mas não para proteger a pessoa. 30 mA já faz estrago no organismo. No Brasil, os dispositivos diferenciais residuais — interruptores ou disjuntores DR — para proteção de pessoas tem no mínimo essa sensibilidade. Nos Estados Unidos são 5 mA.

Do contrário, compre um bom ferro de solda de 40 watts hehehehe

Estou com mais vontade de fazer isso. Ou até mesmo um de 60 W. Acho que o máximo que vou fazer é acrescentar terminais elétricos forquilha ou olhal dentro do ferro atual, para torná-lo melhor.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...