Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enxuta 2500 - manutenção


Posts recomendados

Primeiramente queria me desculpar com os moderadores , pois n sei exatamente se estou criando esse tópico no lugar certo. 
 

Pois bem, desmontei um velho ar condicionado (Marca Enxuta 2500) pra aproveitar umas peças (procuro algo que me sirva de dínamo). Depois de levar uma surra para desprender os rebites, finalmente retirei o que me parecia mais importante. Abaixo descrevo as fotos de maneira enumerada:

1 e 2- Parece com um motor de geladeira. Havia uma mangueira de cobre que saía dele e formava um rolo abaixo do dispositivo da foto seguinte. Porém quando cortei a mangueira de cobre com o alicate para retirar o motor, ficou saindo um gás por um longo tempo (acredito que fiz ***** rsrs). Tem uns fios, mas só me lembro do preto e vermelho.

 

3 - Este dispositivo se fixava acima do rolo de mangueira de cobre e estava na vertical. Ele tem 4 fios (porque?). Há uma parte q está oxidada, perto do fio vermelho. Não sei se é um rotor. Fiz um pequeno teste: peguei uma lâmpada, enrosquei num adaptador para tomadas, encostei os fios preto e vermelho e fiquei girando o dispositivo para ambos os lados para ver se acendia, e nada. Não tentei com os outros 2 fios. Acredito que eu possa usar este dispositivo como dínamo para gerar energia, para mim esta foi a peça principal.

 

4 e 5 - Fiz uma breve pesquisa e descobri que se trata de um capacitor , mas como e em que posso usá-lo ? Vi no mercado livre que custa uns 50 reais. Ele tem muitos contatos elétricos.

É isso aí, pessoal. Estarei grato por qualquer resposta !
Um abraço e , moderadores, desculpem-me qualquer erro novamente.

post-780954-0-09431300-1442268408.jpg

post-780954-0-58736800-1442268415.jpg

post-780954-0-25096600-1442268422.jpg

post-780954-0-79572900-1442268434_thumb.

post-780954-0-64811000-1442268437.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

dínamo não vai rolar. O que você poderia usar é o compressor para pintura ou encher balões (eventualmente algum pneu). Mas depois de detonar, duvido que vá funcionar de novo. Por enquanto o capacitor não deve te servir pra nada.

O motor fios vm e pt creio ser só um ventilador ac e de novo, nada de dínamo.

Um dínamo você consegue com motores de passo  de uma impressora velha. você pode acender alguns leds

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo contrariar a resposta da nossa colega de fórum, ainda há uma possibilidade de você conseguir um alternador (Não um dínamo) com este compressor.

 

A maioria dos compressores costumam ser do tipo rotativo, e possui um motor de indução.

Se conseguir acessar o eixo deste motor, e conseguir instalar uma polia ou algo do tipo, poderá acoplar este eixo num motor de combustão tipo estacionário.

 

Você calcula um capacitor adequado para as bobinas do motor, para o capacitor fornecer a energia reativa necessária à magnetização das bobinas, e quando você rotaciona o motor acima de 1700 RMP, este passa a gerar uma tensão que pode ser 127V ou 220V.

 

Dependendo do motor, pode acender uma lâmpada de até 200 watts. 

 


Até com motor de tanquinho:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

boa albert. Mas acessar o eixo do compressor é uma tarefa hercúlea. O motor é lacrado e tem um carter com óleo e etc. Talvez (talvez) com o ventilador (ou exaustor sei lá) ele tenha + sucesso. Quiçá usando o próprio capacitor...

 

Mas numa análise psicológica de suas letras, creio que ele será exigido um pouco mais o que pode tornar as coisas mais desafiadoras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte:

 

O que você tem é um compressor alternativo hermético (com pistões, bielas, virabrequim, anéis, etc..). Não serve para fazer um compressor para pintura, pois toda a parte elétrica e mecânica está imersa em óleo. Esse tipo de compressor arrasta óleo na descarga. Tem um ventilador e exaustor acoplados no mesmo eixo de um motor elétrico. Um ventilador centrífugo dos 2 lados. Tem um capacitor triplo, com 3 capacitâncias diferentes, duas para as 2 velocidades do ventilador e outra para o compressor. É um capacitor permanente. Para utilizar o motor elétrico do compressor, será necessário cortar o casco acima da linha de solda e desmontar o conjunto. Lembre-se que tem óleo dentro e não pode ser descartado em qualquer lugar. O sistema é acoplado/integrado ao motor mecânico. Acho que é de pouca serventia para o propósito desejado. Terá mais custos na montagem com pouco retorno do investimento. Quando você cortou a tubulação, liberou fluído refrigerante R-22 na atmosfera, o que é terminantemente proibido pelo Ibama. Esse gás deve ser recolhido e dispensado corretamente. Leia mais sobre isso aqui: http://www.protocolodemontreal.org.br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/home.php. Existe toda uma regulamentação dos procedimentos. Visite o site do Ibama: http://ibama.gov.br.

Caso deseje mas informações sobre refrigeração, é só pedir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, pessoal, todas me são valiosas. Agora, queria q dessem uma olhada com mais crítica no rotor ou estator, não sei a diferença ou se isso é um dos 2 que citei. O desmontei , tirei aquelas peças plásticas dele, porém aproveitando só a parte preta circular (vide 1ª foto do mesmo dispositivo). Vocês têm certeza de que não posso aproveitar isso para nada ?? Liguei na tomada e o mesmo me respondeu com apenas um "zummmm" , sem se mover.

post-780954-0-94839500-1443007071_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não estiver pifado, ele precisa do capacitor pra girar. Claro, se este não estiver pifado também. você vai ter que reconectar ao capacitor como estava antes. Infelizmente não lembro pois não vi você desmontando.

Em caso de sucesso, uma utilidade pro motor é um esmeril

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse motor precisa do capacitor permanente que estava conectado à ele. Confira a etiqueta dele e confira se informa qual a capacitância para escolher corretamente em qual das 3 posições deves ligar. Esse motor tem um alto escorregamento, o que faz ele começar um pouco devagar o giro. Mas como está sem os acessórios que lhe dão peso e atraso, deve ligar mais rápido.A sugestão de @Isadora Ferraz é válida, mas vale lembrar que o rotor está apoiado em buchas e foi balanceado para peso nos 2 lados. Caso use como esmeril, instale pedras nos 2 lados, com o mesmo peso e na mesma distância entre o ponto de fixação e a carcaça. Lembre que são 2 velocidades. Um dos fios é o comum, provavelmente o preto. No "chute", diria que preto e vermelho darão a velocidade mais alta.

 

EDIT:

 

Ressalto que a tesão provável do equipamento é 220 V. Atente para isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah é mesmo. O capacitor provavelmente é só pro compressor. Este motor pode não precisar dele (ou pode. depende de como estava ligado). Portanto ele pode ter só uma velocidade mesmo.

Só pra constar, se não me falha a vista, acho que vi 115...127v na 1ª foto. Portanto 'tesão provável do equipamento' (sic) está pra 127 mesmo. Atente 'ainda mais' para isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!