Ir ao conteúdo

Diferenciar NEUTRO de FASE

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Estou no nordeste e aqui as residências em geral usam sistema monofásico com 220 V entre FASE e NEUTRO.

Mas não quero olhar um cenário residencial, e sim para um cenário de apartamento.

O condomínio tem 3 blocos. Um desses blocos distribui a energia para os demais. Cada bloco tem 12 apartamentos, cada um deles com seu próprio medidor, como é de se esperar. Chama a atenção que o disjuntor NEMA padronizado após cada medidor de usuário é 35 A. Tudo isso me faz acreditar que o condomínio é um cliente trifásico. Mas para afirmar eu precisaria investigar melhor as normas da COSERN, e principalmente as instalações. Certamente as normas estão sendo obedecidas.

Não sei como é realmente transformação/geração ou distribuição de fases em um sistema bifásico, trifásico ou polifásico. Sobre esse último, ouço falar pouquíssimo. Agradeceria muito se vocês apontassem materiais (websites, apostilas) que ensinam sobre isso.

O que acontece é que lá em cima, no QDC no apartamento, chegam dois condutores brancos.

O que vem logo à mente?

> São FASE e NEUTRO. Mas sabe lá se não são duas fases?!

Tem como descobrir isso por teoria, sem inspecionar os quadros lá embaixo? A única coisa que vejo lá embaixo é "uma caixa preta" em cada prédio, entregando dois condutores brancos para cada relógio. Deve ser o tal QDG.

Como cada fase é 110V, medir cada terminal em relação ao terra resultará em 110V.

@victhor393, só existe essa possibilidade, no meu caso?

PS.: Pasmem! Parece que o condomínio e os prédios não tem projeto elétrico que possa ser consultado.

Postado

É fácil, basta pegar uma chave teste (5 reais) e encostar em cada conector na CD. Primeiro no conector do fio 1, e depois no fio 2. Se a chave ascender nos dois fios significa que que cada um é fase, provavelmente 110v. Se só um ascender então obviamente um é fase e o outro é neutro.

Quando esses apartamentos foram feitos? Já faz um tempão que a norma e: neutro azul.

• Membro VIP
Postado

Faz mais de 25 anos. Não sei.

Só existe essa possibilidade de se ter fases? Eu já conhecia esse teste, e acho até que já o fiz. Mas não há como ele falhar/errar? Preocupo-me, porque, para todos os efeitos, jamais pode-se usar FASE como sendo NEUTRO.

Quais são as voltagens possíveis (padronizadas) em sistemas bifásicos, trifásicos e polifásicos?

• Membro VIP
Postado

Se isso tudo está acontecendo em Natal, RN, o mais provável é que seja fase de 220 Volts. Segundo a ANEEL essa é a distribuição de baixa tensão de lá... Confira ai: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=732&idPerfil=2

Se desconfias se ambos os conectores são fase, meça entre eles, tem de dar 380 Volts e entre fase e terra ou neutro vai dar 220 Volts.. Se forem exatamente a mesma fase entre eles vai dar zero volts..

• Curtir 1
Postado

O sistema polifásico para distribuição de energia é o trifásico. Procura apostilas de sistema elétricos ou um livro de instalações eletricas (ex. Helio Creder ou João Mamede).

Cada concessionária de eletricidade define seus padrões conforme a carga a ser atendida. Os mais usuais:

Atendimento trifásico a 4 fios: 380V entre fases e 220V fase-neutro ou 220V entre fases e 127V fase-neutro.

Atendimento bifásico a 3 fios: 380 V entre fases e 220V fase-neutro ou 220V entre fases e 127V fase-neutro.

Atendimento monofásico a 2 fios: 220V fase-neutro ou 127V fase-neutro.

Mas existem outros. Tem que consultar a norma da concessionária, geralmente disponível na internet.

Quando aos quadros do edifício, se não seguiram o padrão de cores o correto é usar anilhas de identificação nos cabos para que não haja enganos.

Alguns cabos usados em instalações subterrâneas não tem identificação por cores na isolação. Isto é previsto na norma técnica.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O sistema polifásico para distribuição de energia é o trifásico. Procura apostilas de sistema elétricos ou um livro de instalações eletricas (ex. Helio Creder ou João Mamede).

A recomendação seria algo diferente do que segue?

• Instalações Elétricas Industriais. João Mamede Filho. 6ª Ed.
  • Instalações Elétricas. Hélio Creder. 15ª Ed.

---

Observo que tanto o bifásico como o trifásico pode fazer 220 V entres as fases...

O teste com a chave-teste é errôneo?

Postado

Sim, pode ser essa edições. Mas para saber exatamente tem que consultar a norma da concessionária local. Elas são muito criativas.

No sistema 380/220 a tensão fase-fase é 380V e a fase-neutro é 220V. No sistema 220/127 a tensão fase-fase é 220V e a tensão fase-neutro é 127V. Mas como já falei existem outros.

A chave-teste só indica a existência da fase. É um alerta. Para saber a tensão tem que usar um multímetro.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Mas para saber exatamente tem que consultar a norma da concessionária local. Elas são muito criativas.

SM04.00-00.02 - Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações com Múltiplas Unidades de Consumo

Analisarei em breve.

A chave-teste só indica a existência da fase. É um alerta. Para saber a tensão tem que usar um multímetro.

220 V entre os dois condutores. Sabendo disso, o teste com chave-teste ainda pode confundir?

Postado

Se a chave-teste acender, é fase. Se no outro cabo não acender e só houver 2 fios deve ser neutro. Se houver mais de 2 fios pode ser uma fase com defeito ou desligada. É preciso investigar. Para saber as tensões use um multímetro, 20 dilmas no camelô mais próximo.

Mas nunca confie em instalação nenhuma e menos ainda em uma sem identicação/documentação e com gambiarras. Tem que conferir tudo. De todo modo não mexa nas instalações sem treinamento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

josé Amilton no ADRENALINE (tópico "Proteção pra Pc - Sistema Bifásico,Filtro de Linha e aterramento"):

Locais onde o 220 é oriundo de duas fases, costuma-se colocar um trafo isolador 220/220V. aterrando o comum de saída de forma que se forme um neutro equipotencializado com o terra.

Ainda pode ser o caso, não é?
E se for, teremos um NEUTRO verdadeiro, para o PEN de um TN-C-S?

---

Leio no documento da COSERN:

4.1.5 O fornecimento de energia elétrica a unidades consumidoras em edificações de uso coletivo com carga instalada até 75kW é realizado em tensão secundária de distribuição de 380/220 V, na freqüência de 60 Hz. Os limites para fornecimento são os seguintes: monofásico (tensão fase-neutro 220 V) até 15kW e trifásico (tensão entre fases 380 V) entre 15 e 75kW de carga instalada.

Vejo que cada um dos três blocos do condomínio tem um módulo de medição (MM) com 12 disjuntores NEMA 35 A módulos de medição. Não sei como é "juridicamente", mas por certo cada bloco é um unidade consumidora (UC) com 1 módulo de medição e 1 quadro de proteção geral e seletiva (QPGS).

Como o módulo de medição ultrapassa 15kW, só pode ser, para a modelagem da COSERN, cada bloco, um "condomínio trifásico com medidores monofásicos":

post-435193-0-00072800-1443096318_thumb.

Os disjuntores 35 A dão certinho no limite de 112,5 kW:

[(112,5 * 1000) / 220] / 12 = 42,613636364 
  • 112,5 kW é a carga máxima para a unidade consumidora (bloco de apartamentos)
  • 220 V é a tensão para o cálculo da corrente máxima total
  • 12 é o número de apartamentos

De uma forma ou de outra, tensão entre FASE-FASE, aqui, deveria ser 380 V. Logo, até mesmo pela imagem do QPGS com quatro barramentos, concluo que o chega lá em cima é NEUTRO verdadeiro.

Postado

Não vou ler o fórum do Adrenaline para ver do que se trata, mas esse ali é o caso de uma instalação fase-fase sem neutro. Não é o seu caso, que tem o neutro.

Tente desenhar um diagrama unifilar de cada bloco com o disjuntor de entrada e os disjuntores  de cada apartamento. Assim é fácil de visualizar a instalação.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O problema todo é que não tenho facilmente acesso a tudo de cada um dos três quadros de medição (QM). Um deles inclusive é completamente dentro de um armário de alumínio sem vidro. Se eu já tivesse tido esse acesso, muito provavelmente já teria encontrado a resposta mais seguramente.

Ontem eu tive acesso à conta de luz. Diz que o apartamento é um cliente MONOFÁSICO.

• Solução
Postado

Mas olhando o medidor de energia (contador ou relógio, não sei como chamam aí) dá pra ver se é monofásico ou trifásico. Por essa norma da Cosern até 15 kW é monofásico e acima de 15 kW até 75kW é trifásico. E também pode ver se o disjuntor de cada apartamento é unipolar ou tripolar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Simplesmente olhado o relógio, não dá. Por incrível que pareça, existe relógio com aparência de monofásico que trabalha com duas fases, invés de uma fase e um neutro.

Sim, eu tenho considerado esses limites, diante dos últimos cálculos que deixei em #10.

O disjuntor é unipolar, o que é indício extra. Obrigado. Boa! Pois teria ficado uma barbeiragem ainda maior, inaceitável, subir uma fase sem disjuntor. (Sim, eu sei que é erro gravíssimo usar dois unipolares em duas fases)

Postado

Os medidores são monofásicos ou polifásicos. A norma da Cosern não contempla ligação bifásica. É apenas monofásica ou trifásica. Os disjuntor-geral tem que ser o que a Cosern determina na norma.

• Membro VIP
Postado

Exato. A minha dúvida é se poderia existir uma "gambiarra interna ao condomínio", antiga, a qual faria cada apartamento receber duas fases. Mas eu tenho visto que a COSERN normatiza toda a ligação interna.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...