Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho instalado 2 aparelhos de janela e estou em momento de troca dos mesmos, optando por aparelhos SPLITs.

A ideia é a compra de 3 aparelhos, um para cada quarto da casa.

Gostaria de comentários para as situações abaixo.

Local         Metragem aproximada    Utilizado por       Eletrônicos                           Observações

Quarto 1                14                           2 adultos              1 TV LED 40  1 Desktop          Sol da tarde na parede que ficará o split

Quarto 2                12                           2 adolescentes     1 TV LED 40                            Sol da tarde em uma das paredes. Laje do quarto sem cobertura ( parte do terraço )

Quarto 3                  9                           1 criança              Terá TV LED 32                        Uma parede pega pouco sol pela manhã

Dúvidas

1 - Capacidade do split
Quartos 1 e 2 :  imagino 12.000
Quarto 3        :  imagino   9.000

2 - Split tradicional ou inverter
Esse é um problema !   Leio, leio, leio, mas não consigo me decidir.

Os técnicos que consultei para instalação não são taxativos.  Acho que há certo desconhecimento.

O único comentário é sobre uma placa que o INVERTER tem.  Comentam, em tom de amedrontamento, que é cara, se der problema...

Os posts, aqui no CH, tendem para INVERTER.   Mas, ao menos os que achei, não são recentes.

Poderiam comentar alguma coisa ?     Há alguma nova informação ?

Em um dos posts do CH, há indicação de uma tabela comparativa de consumo de energia.

Há alguma mais atualizada, comparando JANELA, SPLIT TRADICIONAL e SPLIT INVERTER ?

3 - Marca / modelo
Como disse, encontrei posts não muito recentes, que falavam na marca FUJITSU.

Atualmente, quais seriam as indicadas para cada tipo ( tradicional e inverter )   e  as não indicadas ?

Penso em Midea ou Springer, nessa ordem.   O que acha ?

Moro no Rio de Janeiro, Capital.  Não procurei sobre assistência técnica, mas como é Capital...

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Respondendo rapidamente.

Se vai substituir os de janela por Split, não precisa mudar a capacidade, a não ser que a capacidade atual esteja baixa.

Fortemente recomendo os INVERTER, apesar dos maiores custos de manutenção. No entanto se a instalação for bem realizada, problemas de placa lógica e gás demoram muito para ocorrer. Nos Splits convencionais que uso, tem uns 4 anos e só fiz limpeza e nada mais. (Quer dizer, troquei eu mesmo um capacitor da evaporadora que um técnico disse que era o motor.)

Então em resumo, se considerar o uso com a instalação certa a diferença do INVERTER se paga.

Neste local onde pretende instalar existe maresia? Porque aqui em Salvador o que posso dizer é que em alguns locais não vale a pena investir em INVERTER. A Maresia é tão grande que acaba com a condensadora e manutenção da mesma inviabiliza porque você conserta e depois de alguns meses volta a quebrar outro componente. Então a troca é quase certa a cada 3 anos por exemplo.

• Curtir 1
Postado

Reafirmo minha opinião deste tópico. Incluo na minha lista o Hitachi depois do Fujitsu. Hoje instalei um piso/teto de 48.000 BTU/h. Produto excelente.

Quanto ao sistema, sem sombra de dúvidas, INVERTER. Além da economia de energia, tem a questão do fluído refrigerante, que é o mais ecológico produzido até o momento. Possui uma eficiência muito superior em relação ao R-22. Além do que, este último terá sua produção extinta, o que está encarecendo absurdamente o custo de uma reoperação. Retrofit para climatizadores tem mostrando uma certa queda de rendimento dos aparelhos, o que faz com que consumam mais energia. Técnicos que falam mal é porque não sabem trabalhar, já que trabalhar com o R-410 e eletrônica requerem bons conhecimentos e a aplicação total das boas praticas de refrigeração (há curso especifico sobre o assunto no SENAI). A questão do inverter baseia-se no fato de que o compressor trabalha em corrente contínua, o que ajuda a controlar a rotação. O efeito prático disso é que o sistema trabalha sob demanda de temperatura, atingindo o máximo quando a carga térmica é alta e declinando lentamente a medida que a carga é retirada, sem que se desligue totalmente. As vantagens mais visíveis disso são a ausência das arrancadas do compressor, que dão picos de corrente alta e a estabilidade do clima no ambiente, sem variações bruscas no decorrer do trabalho. Os níveis de ruído também são bem menores. Aqui uma tabela da Fujitsu. A relação custo X benefício pode ser outro grande atrativo nesses tempos de energia cara, lembrando que está vindo mais um reajuste de energia que pode chegar até 8% em algumas regiões. Em relação ao inversor de freqüência acoplado nas condensadoras, como todo e qualquer produto eletrônico, está atrelado a qualidade da energia e da instalação feitas. Não havendo grandes oscilações e sendo bem dimensionado e instalado, a durabilidade pode passar de 20 anos com as respectivas preventivas a cada 6 meses.

Quanto à marca, para eu, indiscutivelmente, Fujitsu. Se pudesse, compraria Mitsubishi, mas é muito caro. Quanto à Midéa, é o maior fabricante do mundo de sistemas de climatização, barateou e popularizou o split. Também adquiriu a Springer Carrier no Brasil. Não instalei nenhum ainda, mas não tenho ouvido reclamações até o momento.

Quanto ao dimensionamento de equipamentos, uma conta que não tem erro é: 800 BTU/h X m². Isso abrange todas as incontingências de carga térmica de ambientes domésticos comuns. A situação perfeita onde não há carga térmica, não perde energia, ou seja, um ambiente onde não há nada nem ninguém, essa conta começa em 600 BTU/h X m², algo que não existe. Caso queira ser bem preciosista, use esta tabela.

Postado

@nwcolete, vazamentos é falha de instalação na grande maioria das vezes. Flange mal feita, porcas mal apertadas, equipamento mal fixado vibrando muito. Nas revisões, tem que abrir as carenagens tanto da evaporadora como da condensadora e limpar tudo muito bem, lavando com água sob pressão (não usar lava-jato, apenas mangueiras com boa pressão de água). A evaporadora em especial tem que higienizar para limpeza profunda, afim de evitar proliferação de fungos e bactérias. Depois de limpo, verificar os pontos de aperto na saída da sucção e descarga da condensadora, onde é visível e mais fácil, e nas conexões da evaporadora (mais difícil).

EDIT:

Para caçar vazamentos, procure presença de óleo ao longo da tubulação e nas conexões. Onde tem vazamento tem óleo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!