Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia Amigos!

Preciso terminar um trabalho da faculdade e estou com dúvidas se realizei da maneira correta.

O trabalho me pede para criar uma rede com protocol tcp/ip nível 3 com 50 hosts, além de 02 servidores, 02 switchs, 01 roteador WIFI e gateway padrão de internet.

Minhas dúvidas são:

A maneira que fiz as conexões estão corretas para que os dispositivos se comuniquem e haja conexão com a internet?

Os números de IP, mascara de sub-rede e gateway estão corretos?

Anexos a este post estão os desenhos que fiz para melhor entendimento.

Também segue anexo a descrição que coloquei no trabalho.

Agradeço muito se puderem me ajudar.

Um abraço;

Guilherme Monteiro

post-756402-0-14253200-1443185348_thumb.

post-756402-0-13942700-1443185371_thumb.

Dúvida.docx

Postado

Não consigo enxergar os numeros dos IP em verde.Melhor usar preto pra ficar mais legível. Se possível deixe os textos com a mesma orientação, facilita a leitura. A antena WiFi está de 'cabeça pra baixo'.

Se você calculou a máscara de rede corretamente, a faixa estará correta, entendi que é uma faixa contínua. Apresente os cálculos para a faixa.

Falta um firewall, está implícito em um dos servidores ou não foi pedido?

O roteador WiFi precisa ter um bloco de IP para distribuir também. Não está claro se usa DHCP ou IP fixo.

Postado

Olá amigo!

Primeiramente agradeço sua intenção em poder me ajudar.

Vamos aos esclarecimentos:

- Usei o Microsoft Visio para fazer a planta e mudei conforme suas orientações, espero que esteja visível!;

- Calculei a mascara de sub-rede através de um site, que me informou a possibilidade de ligar até 126 hosts na rede. Lembrando que preciso de 55 hosts entre servidores, switches, modens, porém o trabalho pede para deixar uma folga para instalações futuras (minímo de 20%). Portanto ela ficou definida como 255.255.255.128 e vai do IP 192.168.10.1 ao IP 192.168.10.126.

-  O trabalho não pede um firewall e prefer não me aprofundar, pois o trabalho já ficou extenso. A única citação que pede é um servidor de banco de dados e outro de aplicações (claramente deveria ter um firewall);

- Coloquei os servidores, switches, modem e roteador Wi-Fi com ip estático e as estações de trabalho, com dinâmico (DHCP), porém na planta que fiz realizei apenas uma ilustração. Porém preciso saber se a maneira que fiz as ligações e configurei os ip's e gateways, se na vida real se comunicarão e terão acesso à internet;

- Não entendi sua colocação quanto ao roteador wifi ter um bloco de ip.

Fico à disposição se precisar de mais alguma informação.

post-756402-0-59180900-1443196372_thumb.

Postado

Sim, está correto. Uma observação é que como foi ligado o servidor de aplicação teria que ter duas placas de rede (veja que chegam 2 cabos de rede). Então ele teria que rotear de uma placa de rede pra outra para acessar a internet. Talvez seja o caso de esclarecer esse ponto com o professor.

- Você poderia identificar os switches como Switch-1 e Switch-2 para maior clareza;

- Também identificar qual é o servidor de banco e o servidor de aplicações;

- Pra não ter que desenhar todos os cabos das estações poderia apenas indicar na estação com uma seta e a informação: 'vai para switch-1/porta-2', 'switch-1/porta-3', etc.

- Se é DHCP não cabe indicar endereço IP fixo nas estações, apenas o gateway e a máscara.

- Comentei que o roteador WiFi deveria ter um bloco de IP para distribuir para os usuários WiFi, mas sendo DHCP não é necessário.

- O modem é uma conexão da camada física. O correto é chamar de gateway ou roteador e neste caso tem a função de servidor DHCP também.

Detalhe de metodologia do desenho:

- Poderia colocar um quadro no canto inferior esquerdo com a descrição do desenho e de que se trata. É o chamado 'Selo ABNT na prancha' (pesquise). O tamanho da folha deve ser padrão ABNT também: A3, A2, escolhido de modo a comportar o desenho com boa legibilidade.

- Os quadros 'Conexões' e 'Equipamentos' deveriam estar à direita do desenho e acima do 'Selo ABNT'.

- Salvar em PDF.

Postado

Ricardo, você foi extremamente esclarecedor em todos os aspectos.

Somente fiquei com uma dúvida, conforme citação sua: ​

- Se é DHCP não cabe indicar endereço IP fixo nas estações, apenas o gateway e a mascara.​

Está correto informar o número do gateway nas estações sendo este número o definido no modem (gateway ou roteador)? A mesma pergunta vale para os dois servidores, roteador WI-FI e switches. O número do gateway também deve ser o do roteador (gateway) da internet?

Obrigado!

Postado

Está correto informar o número do gateway nas estações sendo este número o definido no modem (gateway ou roteador)? A mesma pergunta vale para os dois servidores, roteador WI-FI e switches. O número do gateway também deve ser o do roteador (gateway) da internet?

Sim, para as estações indique gateway e máscara por uma questão de clareza, embora isso vá ser fornecido pelo DHCP. Pode colocar com um sobrescrito para lembrar que é DHCP (assim1 ) e uma observação explicando na parte de baixo do desenho (veja ABNT). Os switches não tem IP, são equipamentos de camada 2. O Gateway é a conexão com a rede WAN (exterior). A princípio é o IP da porta LAN do roteador de conexão. Mas no seu caso tem a questão do servidor de aplicação com 2 placas de rede. Sugiro que converse com o orientador sobre como isso deve ser considerado, visto que essas placas de rede servem para criar um firewall entre a internet e a rede local, mas nada disso foi citado no enunciado do trabalho. Como não sei o que o professor pretende não posso opinar.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!