Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multivibrador monoestavel transistorizado


Posts recomendados

  • Membro VIP

Puramente transistorizado, o tempo vai depender muito do ganho do transistor, caso seja bipolar. Já com MOSFET pode ficar mais preciso, dependendo mais da fórmula de carga ou recarga de um circuito RC. Alguns links:

http://www.electronics-tutorials.ws/waveforms/monostable.html

 

http://www.daenotes.com/electronics/digital-electronics/mono-stable-multivibrators-working-construction-types

 

http://www.pcbheaven.com/userpages/basic_transistor_circuits/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

valeu cara!!!, eu so quero montar ele porque ele e economico no sentido de você ter dois sinais defasados em 180° e podendo ser controlado por cristal na frequencia desejada

Como assim? 

"Um monoestável controlado por cristal na frequência desejada".

Não seria um astável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considere este circuito multivibrador monoestável e transistorizado GbhmuXl.gif:

 

 

 

yhd89Bd.jpg

 

 

 

Como resposta a um impulso de Dirac de entrada, haveria na saída um pulso retangular. Para esse pulso, sendo τ1 e τ2 respectivamente as constantes de tempo de subida e de descida exponenciais, tem-se que:

 

 

 

UCdjXfc.gif

 

 

 

Lembre-se de que um capacitor carrega ou descarrega totalmente em um intervalo de tempo de 4 a 5 vezes maior que sua constante de tempo. O valor de tD seria o tempo em que o pulso ficaria em seu valor máximo, isto é, a duração aproximada do mesmo F5Rua4D.gif.

 

 

@EDIT

 

 

Quanto à fonte de tensão -VBB, ela teria apenas o objetivo de polarizar reversamente a junção base-emissor do transistor Q1 por meio do resistor R5. Juntamente com a fonte VCC e o resistor R2, que polarizariam diretamente a junção base-emissor do transistor Q2, tem-se que Q1 ficaria desligado e Q2 ligado na ausência de um sinal de entrada (estado do circuito por padrão).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Weslley Goncalves,

 

PrImeiro voce fala "multivibrador monoestável" .... depois você fala que tem DOIS SINAIS DEFASADOS DE 180 GRAUS (  é um ASTÁVEL, em vez de MONO-ESTÁVEL ) ......

 

Acho melhor você deixar claro o que você quer, meu amigo !!!!!

 

 

@rjjj

 

O problema é que embora pareça que podemos escolher arbitráriamente os valores dos resistores, não é bem assim, não !!!

 

Eles dependem muito do transistor utilizado, e se a gente apenas chutar, ele não funciona de jeito nenhum.....  o cálculo teórico para fazer essas contas é muito chato, existe uma corrente mínima que tem de circular pelos capacitores para que isso funcione, e eu nem quero me lembrar ..... cansei de ver no laboratório a gente variava um pouquinho um componente e pronto, não funcionava mais .....

 

Acho que isso é pro @MOR ..... ele tem uma santa memória de cálculo !!

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!