Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Texto alinhado no Indesign


Posts recomendados

Olá pessoal! Estou começando a trabalhar com Indesign, faço um jornal de bairro. A minha dúvida é a seguinte.

 
Quando diagramo o texto dentro das caixas o pessoal vem reclamando que algumas palavras vem com muita separação uma da outra. Como posso acertar isso?
 
Desde já agradeço e fico no aguardo da ajuda de vocês.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o texto é justificado e hifenizado é necessário um mínimo de caracteres para manter uma proporção ideal de letras por linha, sem aparecer esses buracos de brancos entre palavras. Isso se deve a dificuldade do sistema ao quebrar a palavra ao fim da linha. Segundo alguns tipógrafos antigos o número de caracteres por linha nunca deveria ser inferior a 34. Veja que o problema é anterior aos computadores. 

 

Você pode controlar o espaço de hifenização. Menu Tipo -> Parágrafo, na janela clicar na setinha no alto à esquerda para mais opções e escolher Justificação. Veja que tem opção do ideal de espaço entre palavras e entre letras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o texto é justificado e hifenizado é necessário um mínimo de caracteres para manter uma proporção ideal de letras por linha, sem aparecer esses buracos de brancos entre palavras. Isso se deve a dificuldade do sistema ao quebrar a palavra ao fim da linha. Segundo alguns tipógrafos antigos o número de caracteres por linha nunca deveria ser inferior a 34. Veja que o problema é anterior aos computadores. 

 

Você pode controlar o espaço de hifenização. Menu Tipo -> Parágrafo, na janela clicar na setinha no alto à esquerda para mais opções e escolher Justificação. Veja que tem opção do ideal de espaço entre palavras e entre letras.

Olá!

 

Desde já agradeço muito sua atenção, pois estou muito preocupada com isso.

 

Eu já fiz isso mas ainda não ficou bom.

 

Você daria as porcentagens que ficaria boa para um texto diagramado com 6 colunas no tamanho de tabloide?

 

Obrigada e fico no aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O formato tablóide não deveria ser dividido em 6 colunas. Ao certo, no máximo em 4 colunas. 

 

Sei que talvez você já esteja com o trabalho adiantado, mudar seria um transtorno. Talvez o cliente já tenha feito isso e pede para seguir o projeto. Não sei. Mas esta colunagem sempre vai lhe trazer este problema.

 

Se quiser, me mande a largura de cada coluna, a fonte e o corpo que você está utilizando. Eu posso mostrar a dificuldade do problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O formato tablóide não deveria ser dividido em 6 colunas. Ao certo, no máximo em 4 colunas. 

 

Sei que talvez você já esteja com o trabalho adiantado, mudar seria um transtorno. Talvez o cliente já tenha feito isso e pede para seguir o projeto. Não sei. Mas esta colunagem sempre vai lhe trazer este problema.

 

Se quiser, me mande a largura de cada coluna, a fonte e o corpo que você está utilizando. Eu posso mostrar a dificuldade do problema. 

 

A largura da coluna é 3,8 cm a fonte utilizada é a calibri tamanho 10.

 

São 6 colunas com largura de 3,8 cm e altura 11,9 cm. Eu trabalhava no Corel mas como trocou de gráfica ela trabalha com Indesign, esse jornal já tem 4 anos e convencer o cliente mudar é bem complicado.

 

Te agradeço muito a atenção que você está me dando. Que Deus te abençoe.

 

Fico no aguardo.

O formato tablóide não deveria ser dividido em 6 colunas. Ao certo, no máximo em 4 colunas. 

 

Sei que talvez você já esteja com o trabalho adiantado, mudar seria um transtorno. Talvez o cliente já tenha feito isso e pede para seguir o projeto. Não sei. Mas esta colunagem sempre vai lhe trazer este problema.

 

Se quiser, me mande a largura de cada coluna, a fonte e o corpo que você está utilizando. Eu posso mostrar a dificuldade do problema. 

 

São 6 colunas no tamanho 2,8 de largura e 11,9 de altura. Font calibri tamanho 10.

 

Desde já agradeço e fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. É uma coluna muito estreita para fonte e corpo. Uma curiosidade: na publicação que sua cliente fazia existiam estes buracos? Outra coisa: ela justificava o texto? Quer dizer, alinhava dos dois lados e com hifenização. 

 

O que posso sugerir:

 

Mudar para uma fonte mais condensada.

 

Tentar diminuir um pouco o corpo.

 

Usar texto desalinhado à direita, mas com hifenização.

 

 

Tudo isto se der. Uma outra coisa: sei que é chato mudar de programa, mas o indesign para este tipo de produto é ferramenta muito mais adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. É uma coluna muito estreita para fonte e corpo. Uma curiosidade: na publicação que sua cliente fazia existiam estes buracos? Outra coisa: ela justificava o texto? Quer dizer, alinhava dos dois lados e com hifenização. 

 

O que posso sugerir:

 

Mudar para uma fonte mais condensada.

 

Tentar diminuir um pouco o corpo.

 

Usar texto desalinhado à direita, mas com hifenização.

 

 

Tudo isto se der. Uma outra coisa: sei que é chato mudar de programa, mas o indesign para este tipo de produto é ferramenta muito mais adequada.

 

Eu usava o Corel, devido a tantos problemas e a formar de diagramar ser mais difícil, resolvi passar para o Indesign, mas estou com essa dificuldade.

 

Agradeço sua atenção, vou tentar fazer isso que você falou, mas mudar de font eu não posso por que o cliente é chato.

 

Vou tentar e te dou uma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!