Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas monitoramento de temperaturas


Posts recomendados

Estou com uma dúvida com o HWinfo aqui, pois não sei qual é o local certo da marcação da temp do cpu, aqui vai uma print http://i.imgur.com/4fB5Gat.png

 

Além disso, fiquei pensando que se a temp que está chegando (68 graus) não traria riscos ao meu pc, visto que o máximo para ele seria 61 graus?

 

A temp da VGA chega a 73 graus (fan setado a 60% para não fazer tanto barulho) EVGA acx 2.0 GTX 970, acho que pela temp ambiente está ok não é?

 

O pc é o pc1 da assinatura, as temps ambientes aqui são em torno de 32 graus, meu quarto é meio abafado também.

 

Meu gabinete está com a lateral aberta e possui além do padrão do haf 912 plus, um fan de 20cm na parte de cima retirando ar do gabinete.

 

Testei colocar um ventilador na frente do pc, as temps do CPU continuam igual, já a da VGA baixa um pouco (68 se não me engano)

 

A pasta termica antiga foi trocada por uma Xigmatek pti g3606 a 1 semana, com + - 1 grão de arroz no centro e o cooler parece estar fixado certinho.

 

Nisso entra outra dúvida, mantenho esse hyper 612 mesmo com as temps um pouco acima do permitido ou compro um watercooler (H80i ou outro bom que caiba no haf 912)? Melhoraria as temperaturas consideravelmente? pois seria um gasto de 500 reais +-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que as temperaturas que se referem aos cores do FX são as descritas abaixo ao FX-8150 (CPU 0 e CPU 0 Package).

Recomendo que confira o Thermal Margin pelo utilitário AMD Overdrive, clique aqui.
O Thermal Margin são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.

Creio que a temperatura limite dos cores sejam na realidade de 70C e não 60C.
Veja se por algum acaso a soma do Thermal Margin do Overdrive com o CPU 0 / Package não daria 70C.

Para o uso do processador em stock não deve valer a pena a troca pelo H80i.
Creio que o seu custo valeria mais a pena em caso de over.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então as temperaturas estão dentro do recomendado.

Curiosidade, o 612 foi instalado normalmente com a fan de frente para as memórias ou virada para a placa de vídeo?
Imagino que a sua instalação não tenha sido simples e pelo tamanho do 612 você esperava mais dele.

----------

Apenas como referência, segue um teste do FX-8350 usando o Seidon 120 aqui e o H80i aqui.
As reviews mostram resultado sem e com over.

Segue um resultado no primeiro post aqui, de um colega com o FX-8350 em stock e o Seidon 120 com margem térmica de 16.5C em load.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, quanto montei o pc eu morava no paraná e lá a temp ambiente era cerca de 10 graus abaixo do que aqui onde moro em minas gerais, ai o 612 me deixava bem tranquilo.

                                                                                                                                                            fan cooler fan

o Cooler ta com push pull, com o fan da frente (memorias) puxando e o de trás retirando. assim:    <- //////////  <-   memorias

 

Sobre instalação, nem fui eu que montei, da primeira vez a loja onde montei o pc já entregou montado e esses dias atrás paguei 40 reais em uma loja da cidade, onde o cara limpou o pc inteiro peça por peça e trocou a pasta térmica. Quando comprei o 612 eu imaginava que seria algo assim mesmo, vi o teste aqui no cdH onde dava uma diferença de 35 graus em full num processador intel, eu iria pegar o 212 que era menor só que não achava de jeito nenhum ai optei pelo 612.

 

Acho que por momento não compensa o investimento não é? pois o GTA puxa bem do processador, não acho que vou usar para algo mais pesado que isso.

 

Porém, ano que vem vou mudar o setup para um intel e repassar o 8150 para um pc de uso normal para minha mãe, ai estava pensando em pegar um WC para o meu pc e deixar o 612 para minha mãe (quero WC pois acho que fica um visual mais limpo no case).

 

Vendo os links que você colocou da pra dizer que o seidon 120 é pouca coisa melhor que o 612 que eu tenho e o H80i já seria um tanto melhor, mais pensando em um i5 4460 + h97 sem opções de over o seidon é uma opção melhor correto? (custa uns 150 reais a menos)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu manteria o 612 já que ele atende o propósito deixando uma boa margem térmica.

Não havendo interesse em over, o Seidon 120 e o H60 já teriam capacidade mais do que suficiente para atender o propósito.

Pessoalmente não tenho nenhuma comparação do 612 com wc, mas meu palpite é que a diferença de desempenho não vai fazer tanta diferença com o processador sendo usado em stock.

Concordo com você com relação as vantagens do wc, visual mais limpo do gabinete sem um bloco ocupando parte da placa mãe.
Eu diria também que o wc poderia até facilitar a limpeza de poeira.

Outra dica, eu pessoalmente optaria em comprar o I5 com o cooler box, mais no caso de uma eventual falha do wc e precisar fazer o rma.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Por hora vou manter o 612 mesmo, porém mais para frente vou passar grande parte da config atual para um pc na casa da minha mãe para ela usar e eu poder jogar um cs quando ficar por lá, sendo assim do pc atual só iria ficar com a fonte,o hd, a gtx 970 e talvez o gabinete. Porém me surgiu uma dúvida, ainda não encontrei gabinetes ''baratos'' (+ - 250) que caibam o 612 (que vai continuar acompanhando o 8150), nisso pensei em passar o haf 912 plus para minha mãe e comprar um phantom 410 que parece ser um gabinete muito bom em custo x beneficio (cabe até um h100i de boa nele não é?) no caso o phantom sai na faixa de 400 - 450. Ai com o phantom poderia escolher entre um WC de entrada (h60 / seidon 120) ou pagar um pouco a mais e partir para os de 240.

 

Estou pensando em pegar WC pois o hyper 612 que eu tenho ocupa uma parte muito grande do gabinete e da mobo, para mexer com qualquer coisa tem que tirar o cooler e como eu sofro de hiperidrose palmar fico com um pouco de medo de fazer cagada, ai acabo tendo que pagar alguém para limpar o pc ou mesmo ''arrumar'' coisas que eu imagino que com o WC ocupando menos espaço eu mesmo conseguiria fazer, tipo limpar a mobo mais vezes, trocar e limpar as memórias sem precisar tirar o cooler do cpu.

 

Como aqui é um lugar que é bem quente e tem baixa umidade relativa do ar (hoje chegou a 37 graus e 14% de umidade) um WC teria vantagem sobre um air cooler? ou isso não influenciaria?

 

Alguém sabe me indicar um gabinete abaixo de R$ 300,00 que caiba o hyper 612 (16,3cm) e de para fazer uma arrumação de cabos legal? (quero algo abaixo de 300 pois acima desse valor prefiro fazer o que comentei acima)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!