Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC superaquecendo 98ºC


Posts recomendados

Olá, estou com superaquecimento na maquina. Usei 3 programas de monitoramento, segundo o Speccy e o HWiNFO64 o CPU está em torno de 98ºC! E o monitor do Advanced System Care esta informando 41ºC e isso com a maquina ligada apenas, sem nada aberto. O que será que esta acontecendo?? Comprei um watercooler e estou esperando chegar, seria melhor não usar a maquina ate a instalação? Pois ele apresenta uma lentidão e as vezes raramente trava.
A maquina está sem poeira, pois limpei recentemente. 
Não tenho experiencia em manutenção de pcs então sou novata neste quesito mas quero aprender. Sempre levei em técnicos perto da minha casa, porém nunca fiquei totalmente satisfeita com os resultados, portanto quero aprender a fazer por minha conta.
Segue as configurações:

Gabinete NZXT Phantom 410 com 5 ventoinhas 120mm

Processador Intel Core I7 4770 3.4GHZ
Mobo: GIGABYTE Z87M-D3H
RAM: 12GB DDR3 ( 2 kingston hyper x predator 2400mhz e 1 kingston hyperx fury 1800mhz) Que por sinal estão trabalhando a 800mhz?! O que posso fazer pra alterar?

Fonte Corsair 600w 80plus

Placa de Video AMD Radeon HD7870 Double Dissipator XFX
Armazenamento: 2 HDDs Seagate 1TB 7200rpm 64buffer e um SSHD Seagate de 1tb

 

 

 

post-784817-0-45518400-1444860642_thumb.

post-784817-0-86828300-1444860649_thumb.

post-784817-0-05334500-1444860651.jpg

post-784817-0-75715300-1444860654_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o print do HWMonitor confirmando a temperatura.

 

Realmente a temperatura está muito alta um processador com 26% de utilização e tem 97Cº só na superfície,os cores devem estar sofrendo la dentro, faz o seguinte desliga abre o pc e tira o cooler box,agora eis a questão se por acaso você remover as travinhas puxar de leve ou puxar com bastante foça e não sair é pasta térmica ressecada,se sair de boa molha o dedo com muita pouca água e definitivamente mete o dedo em cima do processador  assim é modo mais fácil de ver,não fica sambando o dedo pra não fazer uma sujeira com a pasta térmica,se isso não resolver acho que só um Water Cooler mas credo muito esquisito muito estranho,vi um core i7 chegar a 87 graus rodando BF4 no ultra  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa mãe só aceita memorias de no máximo 1600Mhz,se ele não fez overclock as duas estão funcionando a 1600Mhz 

Faz os testes só com a de 1800mhz e depois somente com as de 2400mhz.

 

Como disse o amigo tua mobo trabalha no máximo em 1600mhz, e pode ser que essa diferença de memórias trabalhando em mais mhz esta fazendo esse superaquecimento do processador e também reconhecendo as tuas memórias como sendo de 800mhz, como já dissestes no inicio do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz os testes só com a de 1800mhz e depois somente com as de 2400mhz.

 

Como disse o amigo tua mobo trabalha no máximo em 1600mhz, e pode ser que essa diferença de memórias trabalhando em mais mhz esta fazendo esse superaquecimento do processador e também reconhecendo as tuas memórias como sendo de 800mhz como já disse no inicio do tópico.

 

Realmente as memorias estão funcionando a 800Mhz retire a de 2400Mhz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de abrir a maquina, baixei o Cpu Z e fiz o teste..segue o print. 

 

Nossa manolo as memorias estão funcionando a 3400Mhz mas a placa mãe está recebendo em 800Mhz sendo mais aproximado tira a de 2400Mhz elas estão brigando e podem fazer sair algumas faíscas do seu pc 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer os testes, e mantiveram as temperaturas de 90ºC..tanto com os dois pentes de 4GB de 2400mhz como com um só pente de 4gb de 1800mhz..como segue a imagem.. E agora??

 

So resta a unica esperança da civilização antes de um WaterCooler retirar o cooler do processador e ver a pasta térmica e colocar o dedo em cima pra ver se a temperatura é real,retirar é fácil mais difícil  é colocar 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Naca268

O CPU-Z e outros programas mostra o clock real das memórias. Ou seja, uma memória de 1600MHz será apresentada como 800MHz. Uma memória de 1333MHz será apresentada como 667MHz. E assim por diante. DDR = Double Data rate.


Realmente as memorias estão funcionando a 800Mhz retire a de 2400Mhz 

 

Até você?

Leia o que acabei de escrever. Se tiver dúvida, rode o CPU-Z no seu computador.

 

@TangerineK

Suas memórias estão em 1600Mhz devido a limitação da memória de menor frequência.

 

Acho que vocês deveriam esquecer as memórias e atentarem para o problema principal do tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui tirar o cooler do processador, tive um pouco de dificuldade ao reencaixar ele devolta mas agora o PC não inicia, porque já da aquela tela azul de erro em hardware.

 Você o tirou do soquete,quando tirou o cooler estava duro pode ser pasta térmica ressecada,so não entendo como as pastas térmicas da Intel são excepcionalmente ótimas,compra a pasta térmica Thermaltake TG8 Thermal Grase  e quanto a tela azul acho que deu ruim,acho melhor não perder a esperança mas acho que você se ferrou se por acaso ele ainda der algum sinal de vida não liga mais e coloca o Water cooler 

Consegui tirar o cooler do processador, tive um pouco de dificuldade ao reencaixar ele devolta mas agora o PC não inicia, porque já da aquela tela azul de erro em hardware.

 

1) Tenha certeza que você colocou o cabo de 4 ou 8 pinos de 12 volts do processador 

2)Tenha certeza que colocou os 4 pinos do cooler box no conector Cpu Fan da Placa Mãe,veja se estão bem encaixados 

3)veja se o cooler box está bem encaixado,o o mais comum veja se as presilhas da memorias ram estão fechadas para trancar  

4)Veja se não tem nenhum fio atrapalhando o qualquer Cooler 

 

Já tive esse mesmo problema no meu outro pc esqueci o cabo de 4 pinos do processador o que da 12 volts a ele e simplesmente abriu em uma tela totalmente azul e naquele momento eu quase morri,dai desliguei e vi que foi só burrice minha mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por parte:

 

Se você mexeu nas memórias você pode não ter colocado elas direito no slot, então:

 

Volte a tira-las e coloque a primeira de 1800mhz e aperte igualmente nas extremidades até as travas do slot as segure, não esqueça que as memórias tem lado certo, qualquer dúvida leia o manual na parte de instalação das memórias.

 

Se você instalou a primeira certinho ligue o pc e se não deu tela azul, desligue o pc;

 

Agora instale a segunda e ligue o pc se de novo não deu tela azul, desligue e instale a terceira e volte a ligar o pc.

 

Se voltou a funcionar como antes então era alguma das memórias que ficou mal colocada.

 

Mas e as memórias estão certinhas e continua a tela azul então pode ser o cooler mal colocado.

 

Tire o cooler da CPU e verifique se o cabo força do cooler esta na conexão CPU FAN da placa mãe e se esta direito tem uma posição só, se tens dúvida ollhe no manual da placa mãe(instalação do processador);

 

Depois disso, coloque o cooler do processador no lugar e encache as travando em X.

 

Para testar se ficou bem travado de uma puxada no cooler;

 

Agora ligue o pc, se não aparecer a tela azul é porque não é gremista e nem cruzeiro! hehehehe

 

Espero ter ajudado! ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por parte:

Se você mexeu nas memórias você pode não ter colocado elas direito no slot, então:

Volte a tira-las e coloque a primeira de 1800mhz e aperte igualmente nas extremidades até as travas do slot as segure, não esqueça que as memórias tem lado certo, qualquer dúvida leia o manual na parte de instalação das memórias.

Se você instalou a primeira certinho ligue o pc e se não deu tela azul, desligue o pc;

Agora instale a segunda e ligue o pc se de novo não deu tela azul, desligue e instale a terceira e volte a ligar o pc.

Se voltou a funcionar como antes então era alguma das memórias que ficou mal colocada.

Mas e as memórias estão certinhas e continua a tela azul então pode ser o cooler mal colocado.

Tire o cooler da CPU e verifique se o cabo força do cooler esta na conexão CPU FAN da placa mãe e se esta direito tem uma posição só, se tens dúvida ollhe no manual da placa mãe(instalação do processador);

Depois disso, coloque o cooler do processador no lugar e encache as travando em X.

Para testar se ficou bem travado de uma puxada no cooler;

Agora ligue o pc, se não aparecer a tela azul é porque não é gremista e nem cruzeiro! hehehehe

Espero ter ajudado! ;)

Hahaha. brigada! Era o cooler, parou de dar tela azul mas a temperatura se mantém a 100°C. Agora é esperar o watercooler chegar mesmo junto com a pasta térmica.

Vi uns vídeos sobre instalação do watercooler, é um coolermaster Seidon 120V 120mm, será que consigo instalar sozinha ou acha mais válido pagar 120 reais pra chamar alguém só pra fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha. brigada! Era o cooler, parou de dar tela azul mas a temperatura se mantém a 100°C. Agora é esperar o watercooler chegar mesmo junto com a pasta térmica.

Vi uns vídeos sobre instalação do watercooler, é um coolermaster Seidon 120V 120mm, será que consigo instalar sozinha ou acha mais válido pagar 120 reais pra chamar alguém só pra fazer isso?

 

Não cara se for pra instalar a gente diz como e vai ajudando 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!