Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compra de nobreak online dup. conv. - 110V ou 220V


Posts recomendados

Prezados,

 

Estou para comprar um nobreak senoidal de dupla conversão.

O modelo será um torre EATON 9130 2000VA/1800W Monovolt 230V.

Mas também existe uma versão Monovolt 120V.

 

Pergunta: Existe alguma vantagem técnica em adquirir o de 230V ao invés de adquirir o de 120V?

O preço entre as versões dá uma diferença de até R$ 200,00.

 

Desde já, agradeço pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o sistema é bifásico. Temos na rede da casa, tanto o 220V (230) como o 110V (127) - duas fases de 127 e um neutro.

Posso escolher o que eu quiser, no caso? 

Em termos de eficiência energética, o 220V não seria mais versátil por trabalhar com menos corrente?

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui o sistema é bifásico. Temos na rede da casa, tanto o 220V (230) como o 110V (127) - duas fases de 127 e um neutro.

Posso escolher o que eu quiser, no caso? 

Em termos de eficiência energética, o 220V não seria mais versátil por trabalhar com menos corrente?

 

Valeu.

Sim, do ponto de vista energético trabalhar em 220 Volts sempre será melhor, e de melhor eficiência(coisa de 1 a 2% melhor), mas nada supera a segurança de operar num sistema fase-neutro, já que o neutro é referenciado ao aterramento na entrada de energia dai, lá debaixo do medidor...

Se tivesses em um ambiente 220/380, como é em todo estado de Santa Catarina bem como em muitos outros estados, ai justificaria operar em 220 pois seria 220 volts fase-neutro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, do ponto de vista energético trabalhar em 220 Volts sempre será melhor, e de melhor eficiência(coisa de 1 a 2% melhor), mas nada supera a segurança de operar num sistema fase-neutro, já que o neutro é referenciado ao aterramento na entrada de energia dai, lá debaixo do medidor...

Se tivesses em um ambiente 220/380, como é em todo estado de Santa Catarina bem como em muitos outros estados, ai justificaria operar em 220 pois seria 220 volts fase-neutro...

Faller,

 

Obrigado pela resposta. Você citou uma coisa importante, o sistema fase-neutro. 

E pode numa instalação 220V, instalar o neutro (N) no pino do meio? (FASE 127 + NEUTRO + FASE 127).

É a gambiarra dos chuveiros elétricos (e condicionadores de ar) no estado de SP. Poderia fazer isso para somar a eficiência e operar com o neutro pra balanceamento de fases?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim e deve.. é a única maneira de se fazer quando se tem duas fases e aterramento...

 

No caso de eu possuir um aterramento TT isolado, com o PE.

É preferível eu fazer o 127 + PE + 127 do que o 127 + N + 127 ? (no caso de optar por 220)

Ou ainda é preferível eu fazer o 127 + N, ou N + PE + 127 ? (no caso de optar por 110)

 

Mais uma vez agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!