Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor Correção de Potência


Dieletrico

Posts recomendados

Srs, sou novo nessa área minha área é elétrica, mas me deparei com uma situação onde a elétrica e a eletrônica convergiram e fugiu de onde conheço.

 

Tenho a pretensão de fazer a correção de potência de um motor de 1/4 CV até aqui eu sei como fazer isso, assim como é feito em banco de capacitores para correção de potência em instalações de baixa tensão.

 

O problema que encontrei, foi corrigir o fator de potência de uma geladeira de 127vac  de FP de 0.59 para 0.95 , fiz os cálculos e achei o capacitor para tal, 25uf 250v , colocando esse capacitor em paralelo com a tomada o calculo ficou perfeito cheguei 0.94 de FP, o problema o qual me deparei foi que esse capacitor deve estar ligado em paralelo com o motor e o relé o qual cortará a fonte de energia, teoricamente o capacitor não estaria puxando energia da rede, o grande problema com esse capacitor é que ligado em paralelo com o motor e relé e estes trabalham com uma tensão de 127v, como o capacitor é de 25uf de 250v  após carregado ele terá terá 380vac armazenado, e com o desligamento do relé, o capacitor automaticamente descarregará essa tensão sobre o relé e os componentes desse circuito.

 

A pergunta  que faço, como posso fazer para controlar essa tensão de saída para 127v  ou descarregá-la em algo que não seja o relé e os componentes do circuito, após o relé desligar ?

 

Já vi isso funcionando , mas preciso do caminhos das pedras, já ouvir falar que colocando um diodo e resistor resolveria, mas pelo que entendo o resistor, apenas vai aumentar o tempo de descarregamento da tensão.( Foi o que li até agora)

 

Quem puder ajudar com alguma dica.

 

 

Obrigado 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O resistor serve para descarregar o capacitor, para fins de segurança na manutenção e para 25 uF pode ter um valor aproximado de 390 kOhms x 1/4 de Watt..  Portanto deve ficar em paralelo com o capacitor... O tempo necessário para descarga completa do capacitor, mesmo que esse capacitor tenha ficado com a tensão der pico é de aproximadamente 4 x RC, ou seja 4 x 390.000 x 0,000025 = pouco mais de 30 segundos..

 

Os capacitores para correção de fator de potência são dimensionados para operação em AC. Portanto, operando em 127 Volts a maior tensão que o capacitor haverá de assumir será de 127 Volts x raiz de 2 ou seja 127 x 1,4142 = 180 Volts..  Ademais um capacitor para operar em 250 Volts AC tem isolação mais do que suficiente para operar em 127 Volts AC..

 

Por favor, que falem os conhecedores por completo da matéria... O meu conhecimento ai nessa praia é bem rudimentar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller obrigado pela explanação , pois agora sei o valor do resistor para comprá-lo, e sei que pode descarrega-lo, vou fazer um teste de carga em 127v no capacitor com resistor em paralelo e ver qual será tensão de descarregamento com o multímetro.

 

A ultima vez que fiz o teste e sem o resistor o qual fez menção, a medição em circuito aberto o multímetro em peak registrou 380vac.

 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller boa tarde , comprei o resistor e vou fazer o teste hoje à noite , mas me ficou uma dúvida como esse resistor estará em paralelo com o capacitor, estará em paralelo também com o circuito da geladeira , ela quando ligada gera uma corrente contante de 1.98A  120vac, nesse caso o resistor suporta essa tensão e corrente estando ligado em paralelo?

 

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O resistor, de 390.000 ohms, ligado em 120 Volts AC vai exigir e dissipar uma corrente de 120 Volts / 390.000 = 0,0003 Amperes e dissipará uma potência de 120 x 120 / 390.000 = 0,036 Watts, ou seja, do tamanho da pulga da mosca do cocô do cavalo do bandido....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller boa tarde , talvez eu tenha feita a pergunta de uma forma equivocada, os capacitores tem tensão (AC/DC) máxima de trabalho, como os diodos (tensão(AC/DC e corrente), os resistores tem esse limite para que eles não queimem ou explodam, qual a tolerância, pois no catálogo não vejo essa descrição.

 

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A limitação do resistor é a potência que o mesmo é capaz de dissipar e isso tem tudo a ver com seu tamanho físico, com sua construção e com o material com o qual é feito

A tensão em que o mesmo vai poder trabalhar vai depender sim do seu valor e de sua capacidade de dissipação..

 

Sabendo que Potência que ele pode dissipar W = V2 / R, a tensão máxima que nele se pode aplicar é de Raiz quadrada de W x R..

 

Portanto, um resistor de 390.000 por 1/4 de Watts (0,25 Watts) poderá aguentar normalmente V = Raiz de 0,25 x 390.000 , raiz de 97500 = 312 Volts..

Se ele tiver outro valor de resistência a tensão máxima admissível será outra. Se ele tiver outra capacidade de dissipação também a máxima tensão aplicável ao mesmo será outra..

 

Veja ai quais os valores alguns valores típicos, mais comuns, de dissipação dos resistores: http://www.soldafria.com.br/resistor-c-21.html

O valor de dissipação do resistor independe de seu valor ohmico. Só depende de seus dados de fabricação, material de fabricação, e essa sim, a máxima pot6encia que e;le pode dissipar, está nos catálogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller obrigado pela explicação , em 3 respostas consegui aprender o que não consegui lendo muitos artigos , simples , claro e preciso.

 

E sobre o teste,  o resistor descarregou o capacitor exatamente como fez menção , agora vou instalá-lo  para ver como isso se comporte em paralelo com o circuito da geladeira.

 

Sua didática é excelente, se não é professor poderia ser. 

 

 

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dieletrico você fará a correção por conta? ou já veio a intimação da concessionária?

 

se já veio, a correção, que me lembre, deve ter "a rubrica" de um engenheiro. Eu entendo como uma certa venda casada isso, mas já vi boas correções de FP e não serem aceitos pela concessionaria, e vi outras que só aceitaram de X,Y,Z engenheiros....

 

Lembre-se de evitar fazer, caso não tenha sido intimado, essa correção na entrada de energia. Faça bem próxima ao equipamento, para evitar que interpretem "por gato" esse teu corretor. As concessionárias do Grupo CPFL. aqui no RS, interior, tem aprontado das suas nesse quesito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest , olá !

 

Então vamos lá tudo isso começou, pois tenho um gerador solar ligado com a rede da concessionária aqui na minha cidade, ele tem um Cos FI 0.98 consoante a Norma Regulador 482 da ANEEL, o problema foi que depois de alguns meses de geração,  percebi que muita da energia não estava passando pelo medidor, assim  não batendo com o cálculo da geração total, foi quando acabei descobrindo que no pico de geração um parte dessa estava sendo consumida pela cargar reativa gerada pela geladeira ( apenas para produzir calor para uma geladeira inútil). Claro que outra é fundamental para criar o campo magnético necessário.

 

Então verifiquei quanto dessa energia era gerada, ou seja 41% do total, um fator de potência muito baixo ~ 0.59 , após alguns cálculo etc , conseguir fazer essa FP , chegar em 0.94, o que aumentaria minha geração diária, uma vez que não estaria desperdiçando, 30% dessa energia em efeito "joule".

 

Felizmente eu não pago (FER), e não fui notificado pela concessionária, pois é uma residência e provavelmente estou dentro da faixa admissível de 0.92 que é exigida pela concessionária, pois o maior vilão aqui é o chuveiro , secador e ferro - circuitos resistivos.

 

Pelo menos por aqui , se você tiver CREA na área de Elétrica , você pode fazer a correção de potências de entradas de Baixa Tensão, como por exemplo Eletrotécnico, pois segundo o edital que contempla a categoria ele pode trabalha com cargas até 800KVA, que não é meu caso pois sou formado em Edificações.

 

 

De qualquer forma é bom saber.

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Pelo menos por aqui , se você tiver CREA na área de Elétrica , você pode fazer a correção de potências de entradas de Baixa Tensão, como por exemplo Eletrotécnico, pois segundo o edital que contempla a categoria ele pode trabalha com cargas até 800KVA, que não é meu caso pois sou formado em Edificações.

 

Cara... então dica: corrija logo esse FP aí meu caro. LOGO LOGO. 

 

se for conforme as concessionárias aqui do RS, nao sei se o @faller notou algo sobre isso em PoÁ, mas aqui elas procuram motivo para tal. É uma faca de dois gumes.. donde.,.. tu tens a autorização necessária para "auto-geração", mas... também.... eles podem alegar que tu estás 'fugindo" às normas...

 

eu vejo muito em prédios industriais... da noite pro dia aparece um medidor de KWArh.... e os donos de empresa ficam possessos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller pela sua experiência você acha, se eu colocar um um varistor em paralelo com o resistor e o capacitor, eu consiga proteger o circuito nesses 30 segundos até o descarregamento do capacitor ?

 

 

Como o circuito é em 127v o pico de tensão após o desligamento do relé será de 127 x raiz de 2, consoantes você fez menção anteriormente, pois pelo que no manual diz o limite de tensão suportada pelo circuito é 135v.

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller pela sua experiência você acha, se eu colocar um um varistor em paralelo com o resistor e o capacitor, eu consiga proteger o circuito nesses 30 segundos até o descarregamento do capacitor ?

 

 

Como o circuito é em 127v o pico de tensão após o desligamento do relé será de 127 x raiz de 2, consoantes você fez menção anteriormente, pois pelo que no manual diz o limite de tensão suportada pelo circuito é 135v.

 

 

Obrigado

Qual é teu medo???  O pior caso de elevada tensão, sobre o capacitor se dá quando ele não se descarregou nada ainda... O resistor só vai fazer ele baixar a tensão nele acumulada, armazenada. Não tem o que proteger nessa operação. Um varistor ai não vai ajudar nem atrapalhar, vai ser inútil..

 

O manual certamente está comentando acerca do maior valor de tensão para operação que seria 135 Volts AC acima dos nominais 127 Volts..

Estaria dizendo que tem ai uma tolerância de 135/127 = 1,06 ou seja, de 6% a mais que a tensão nominal de operação. Isso é aproximadamente a tolerância da tensão máxima estabelecida pela ANEEL para as distribuidoras de energia.. Ou seja, isso dai constar  no manual é puro bolodório, conversa furada, o óbvio do óbvio..

 

Se for para calcular a máxima que vai dar nessa hora, quando a tensão da tomada estiver em 135 Volts, ela será 135 x raiz de 2 ou seja 135 x 1,4142 = 191 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller boa pergunta , meu medo é queimar o motor ou outro componente ligado próximo ao capacitor, a primeira vez sem a sua ajuda , eu já tinha feito a ligação do capacitor próximo ao timer de desgelo, acabou o queimando, fiz a substituição e a geladeira voltou a funcionar, a princípio não tinha ideia que a tensão elevada acumulada no capacitor poderia ocasionar isso, foi aí que veio toda essa preocupação como colocar algo no caminho para absorver essa tensão que está acima do nominal de trabalho da geladeira.

 

De qualquer forma vou novamente fazer o teste com o resistor o qual fez recomendação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema das correções do FP em cargas industriais é a geração de carga capacitiva contra a concessionária depois do horário determinado. Deve-se corrigir a reativa e desligar na hora certa, com um timer para controlar os horários da correção e evitar descarga capacitiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim exatanente, mas em industrias hoje se usa banco de capacitores automáticos, eles entram em ação sobe demanda, em caso de banco de capacitores manuais há uma caixa de comando para desligá-los no final dos expediente através das chaves de seccionamento, o que evita cargas capacitivas. Infelizmente não conheço timer que trabalhem com corrente altas, com para cargas industriais o que seria um alternativa ao banco automático (caro) e manuais

 

No caso de uma residência, a geladeira trabalha com ciclos de 30 minutos, devido ao acionamento do relé pelo termostato nesse caso sempre terá uma carga reativa 24h/dia quando o motor entrar em ação a cada ciclo, e quando o motor está desligado o capacitor estará isolado da rede, o que não geraria energia capacitiva na rede da concessionária, pois o capacitor está ligado entre o relé e o motor, acho que nesse caso a energia capacitiva está sendo usada para correção do FP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma dica, o meu infelizmente não tem o capacitor de partida pelo que vi, pois ele vem ligado no relé de partida, os contatos do motor onde estariam o capacitor há um jumper, procurei isso no internet e vi que isso é normal essa partida sem esse capacitor pois o motor é de ~ 1/5 CV , mas se tiver alguma dica onde seria o melhor lugar para fazê-lo, estou usando um capacitor de 25uf  eu pensei entre o motor e o relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe não estou aqui para discutir se tem ou não capacitor, geralmente esse capacitor de partida fica ao do motor engatado no rele PTC , ou no relé de partida, desculpe não encontrei nenhum capacitor de 165uf , e pelo esquema da geladeira que está colado nela, ele está tracejado e com * , dizendo "conforme o modelo".

 

E o mais curioso o jumper o qual fiz menção é o método que muitos usam para saber de o motor não está queimado para dar partida sem capacitor, e sendo repetitivo os dois contatos o qual recebe o capacitor está vazio.

 

Em relação ao modelo  FFV6HAK  enviado é diferente do modelo o qual te informei. 

 

Dá um pesquisada no youtube tem algum modelos que estão jumpeados os contatos do capacitor,  e não fui eu que o fiz , veio assim de fabrica  e está trabalhado assim a 12 anos sem nenhuma manutenção;.

 

Se tiver alguma dica em relação a ligação etc, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!