Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola amigos, estou querendo fabricar uma banheira ultrassom para limpeza de placas eletronicas oxidadas atraves da cavitação, vi alguns projetos na net sobre geradores de frequencia e montei um que diz gerar 40khz porém nada aconteceu quando conectei o piezo a uma vasilha de inox fiz td certinho, gostaria de saber se pra esse esquema funcionar ele tem que ser alimentado com energia ac ou dc? e a conexão ao piezo como seria? algum de vocês ja fez algum ou sabe como fazer? abaixo o link do projeto. Poderia comprar uma visto ate não ser muito cara, mais acho mais interessante fabricar. aguardo ajuda de vocês. um abraço!!

http://soloelectronicos.com/2013/11/07/transmisor-de-ultrasonidos-para-netduino/

• Membro VIP
Postado

Amigo, isso não deve te ajudar muito mas a pastilha tem que de ser de alta potência bem como o circuito

Este seu que cogitas...

emisor-ultrasonico.png?w=600&h=269

nem deve fazer cócegas na placa muito menos sob algum líquido.

Escrevo isso por intuição.. Não vi os projetos da net ok?

[off-on topic] Me lembro vagamente quando tínhamos um trombolho destes lá na empresa. Era uma meia dúzia de piezo, cada um tinha +- as dimensões de um copo. Caiu em desuso pois passou-se a usar fluxo noclean

Postado

Mais Isadora o circuito eu acho que serve sim, afinal ele diz que gera 40khz de frequencia e tem cuba ultrassom que funciona com apenas 25khz, agora o piezo eu concordo que acho que deve ser de potencia maior, so não sei qual seria. Ja vi também que pelo visto ele tem que ser montado em uma capsula tipo um cone so também não sei como fazer. Fiz uma banheira aqui que funciona atraves de dois motores com contrapesso tipo vibracall, quando aumento a potencia ate micro bolhas de agua se formam a agua vibra identica a ultrassom som porém não sei se realmente gera o mesmo efeito, se alguem soube dizer agradeço.

• Membro VIP
Postado

Amigo acho que você está a confundir frequência com potência. No seu caso, a frequencia pode ser alta mas a potencia, baixa. P.ex seu vibracal tem frequencia bem baixa - chuto 40Hz - mas tem mais potência do que o circuito de 40000Hz. Consegue captar?.

Bom, tem aqueles piezo de nebulizador mas ele é da ordem de Mhz - milhões de ciclos por segundo e é de potência relativamente alta. Não sei (mesmo!!) se ele se daria bem aos 40Khz. Se achar que não deve, talvez não valha a pena não tentar a sorte. Sugiro aguardar a opinião de uma pessoa de carne e osso de verdade (eu estou em outro mundo)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!