Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trava Eletromagnetica (solenoide)


Daniel Fall

Posts recomendados

 Olá pessoa, estou com problema... instalei recentimente um motor no portao de casa, na placa deste motor, á um saida 12v pra ligar um modulo para acionar as travas eletromagneticas, entretanto por ser um motor pouco conhecido, nao encontrei este modulo de trava, sendo assim resolvi fazer eu mesmo.

 

 A placa possui 3 saidas para o modulo, sendo:

-> +12v (constante)

-> -negativo

-> +5v (apenas com portao aberto)

 

 a tensão de saida 12V, é constante e a 5V é liberada apenas quando o portao esta aberto.

 Encontrei um tutorial legal no youtube que mostra um esquema para acionar um rele12v com um tensão de 3V.

 

 

 Sou bem leigo em eletronica mas mesmo assim resolvi arriscar e pra minha surpresa, consegui montar este circuito e fazer funcionar. \o/

 

 Então este circuito, fecha um rele que por sua vez faz a trava eletromagnetica ter energia e ser acionar, só que antes da energia chegar a trava, ela passar por um temporizador (uma placa que veio com as travas)

e ai sim chega até as travas. Sendo assim, quando aciono o portao, a energia 5v é  liberada pela placa do portao até o circuito que fiz, acionando o rele 12v que faz passar a corrente 127v  até o temporizado e assim chegando as travas que sao acionadas por mais ou menos 3 segundos.

 

 O projeto está até funcionando bem , mas estou tento um problema com as travas que quando estão energizadas ficam vibrando muito e faz um barulho muito alto.

 Ja vi algumas travas (de outras marcas aclopadas em motores de outras marcas) em outros portao que nao fazem isso, então gostaria de saber se ah alguma maneria de fazer com q as travas eletromagneticas (solenoides) fiquem abertas (energizadas) 3 ou 4 segundos sem vibrar tanto.

 

 

ps:anexei uma imagem que ilustra o esquema q esta montado para as travas.

 

 Obrigado.

post-786127-0-32013300-1445871629.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Fall ,

 

possivelmente voce usou um relê de alta corrente. 

 

Algumas dessas travas trabalham com baixa potencia ( menos de 1 A ) então verifique se comprou o relê adequado.

 

Outra opção no mercado são as travas que funcionam em 12VCC e se voce alimentar com 127V elas aguentam por alguns segundos antes de queimar, causando ruído e vibração exagerados .

 

Então, verifique a especificação de tensão e corrente nos dois itens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!