Ir ao conteúdo

Fans da tampa lateral do gabinete

Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Postado

Olá,

gostaria de ajuda de vocês para tirar uma dúvida? Tenho um cooler master hyper tx3 1º geração

e na tampa lateral do gabinete tenho dois lugares para fans de 120mm,uma fica bem em cima da

placa de vídeo,e a outra em cima do processador ,neste caso na frente do tx3.Gostaria de saber

se posso colocar essa fan do processador jogando ar para dentro funcionando como ventilador,será

que pelo o fato do cpu cooler ser modelo torre pode atrapalhar o seu desempenho? Ou vai melhorar

a ventilação dentro do gabinete? será que vai esquenta mais o processador usando esse fan neste

local? A imagem tem os espaços igual ao do meu gabinete. Agradeço desde já!

post-725094-0-48432800-1447351062_thumb.

Postado

Ar entrando por baixo e saindo por cima...

Não se deve colocar cooler soprando pra dentro do gabinete na parte superior. 

O ar quente é mais leve e tende a subir no gabinete. Esse é o fluxo natural, ar frio entrando por baixo e ar quente saindo por cima.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Os gabinetes atuais costumam ter várias configurações para a instalação de fans, mas isso não significa que tem que preencher todos eles; para obter um bom desempenho na refrigeração não adianta encher deles, tem que serem instalados com critérios.

O melhor local para quase todas as aplicações é colocar um no frontal aspirando e um na traseira expirando, mas eles sempre tem que ter um número par e com as mesmas especificações como diâmentro, rpm, etc, para manter a vazão de ar em equilibrio porque a quantidade de ar que entra tem que ser igual a que sai.

A parte de cima se já vem "vazada" o ar aquecido subirá e sairá sem uso de ventiladores, quando não existe "os furinhos" o ar quente forma um bolsão no topo e dificulta a refrigeração como um todo;

Se for colocar na tampa lateral, o conceito acima não muda nada, mas evite colocar aspirando o ar para fora porque a ventoinha do processador aspira o ar do interior do gabinete e se tiver um outro puxando ao contrário já viu o que acontece.

Para mim, o ideal é não colocar nada na lateral, a forma citada acima, um na frente e outro atrás, irá beneficiar todos os componentes lembrando que todos aquecem tanto quanto o processador; na tampa o ideal é colocar aquele "tubo" aparafusado na tampa formando um duto para o exterior e dessa forma o fan do processador injeta ar mais fresco do que se aspirar de dentro do gabinete.

• Curtir 2
Postado

Pra um PC para escritório ou para estudos o esquema do mister é ideal... mas pra um Pc gamer, com esse seu modelo de gabinete com fonte na parte superior, um cooler lateral faz muita diferença... faça o teste e meça as temperaturas com os dois esquemas... tire suas conclusões.

• Curtir 2
Postado

Agradeço a vocês que estão contribuindo para ajudar a resolver a minha dúvida.

E por aqui vou mesmo ter que fazer os meus testes para saber qual é a melhor forma 

desses fans serem instalados,como havia dito antes,já li muito a respeito e as opiniões 

são diversas ,agora testes que comprovem esses métodos ainda não encontrei,mas a 

opinião de vocês é de grande importância para mim! Agradeço a cooperação de todos.

Postado

Henrique esse cuidado todo é porque trabalhei muito para comprar o hardware que tenho

hoje,pode ser exagero da minha parte mas só deus sabe o duro que dei para adquirir essa

máquina,por isso todo cuidado ainda é pouco. Claro que eu sei que posso trabalhar com ele

bem frio mas isso depende da climatização do ambiente,eu acredito que posicionando os fans

de maneira correta vou ganhar mais alguns graus a favor do meu equipamento.Agradeço a sua

participação! 

Postado

Rapaz deixa de ser cismado com isso, os PCs são feitos para tolerar até certos níveis de temperatura.

Se teu computador está com as temperaturas dentro normal pra quê vai comprar e instalar mais fans ?

Guarde seu dinheiro para outras coisas mais importantes.

relax

• Curtir 1
Postado

Olá,

gostaria de ajuda de vocês para tirar uma dúvida? Tenho um cooler master hyper tx3 1º geração

e na tampa lateral do gabinete tenho dois lugares para fans de 120mm,uma fica bem em cima da

placa de vídeo,e a outra em cima do processador ,neste caso na frente do tx3.Gostaria de saber

se posso colocar essa fan do processador jogando ar para dentro funcionando como ventilador,será

que pelo o fato do cpu cooler ser modelo torre pode atrapalhar o seu desempenho? Ou vai melhorar

a ventilação dentro do gabinete? será que vai esquenta mais o processador usando esse fan neste

local? A imagem tem os espaços igual ao do meu gabinete. Agradeço desde já!

Tenho um gabinete igual a esse, veja imagem abaixo, só que tem outro nome (Gabinete Cooler Master CM 690 II - RC-692-KKN3), veja se é mesmo igual ao seu, de lado é idêntico:

post-486197-0-89776800-1447719527_thumb.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...