Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Robot para desviar obstaculos


Ekimilson

Posts recomendados

Olá gente

Precisava da vossa ajuda para a minha PAP - Prova de Aptidão Profissional

 

Eu tinha em mente fazer um robot para desviar dos obstaculos ou então uma WebCam para nas apresentações com o movimento fazer o slide andar para frente ou para trás.

 

Ai meu professor disse para juntar os dois e fazer um robot multifuncional

 

Queria saber se é possivel

 

E se é possivel que tenho de fazer

 

É que eu não faço minima ideia de como começar e os objetivos que tenho de traçar.

 

Tenho de terminar o projeto até 30 de Abril

 

Alguém me podia fazer um plano de trabalho, como por exemplo peças que tinha de comprar etc etc. assim ajudaria imenso.

 

Muito obrigado pela compreensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente você precisa se decidir o que quer que seu robô faça, por exemplo, se ele vai apenas detectar um obstáculo a frente e desviar, usando sensores de presença por ultrassom para detectar o obstáculo, então um microcontrolador ou um Arduino já lhe serviria

 

Agora se você que que seu robô detecte uma imagem de um obstáculo, e processe-a pra determinar distancia, tipo de obstáculo, etc além de reagir ao "ver" uma pessoa, entre outras tarefas mais complexas, então no mínimo acho que um Raspberry pi, de preferência o modelo novo, que é quad core, lhe atenderia...

 

Em ambos os casos precisara da eletrônica de potencia e parte mecânica para mover o robô...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Robo, não seria necessário muito, você pode usar por exemplo, uma fotocelula com leds IR para detectar um objeto atraves da refexão, usar sensores de proximidade por ultrassom:

 

http://www.comofazerascoisas.com.br/arduino-com-sensor-de-obstaculos-ultrasonico-HC-SRO4.html

 

Ja sobre a webcam, ja seria mais a parte de programação, o que você pretende usar para processar a imagem e detectar o movimento da mão? um PC? e se for esse o caso, como colocar isso em cima do robô?

 

Se for juntar tudo e criar um robô que detecta obstáculos,  e ainda reconhece gestos, podendo trasmitir comandos a um PC, dai seria o caso de se pensar no mínimo em um Raspberry Pi dos mais novos, com CPU quadcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom nesse caso de inicio acho que você deveria se concentrar no software de detecção, por exemplo, o que seria usado para detectar o objeto mão na imagem da câmera e determinar se esta ou não se movendo?

 

  A partir dai voce teria que definir uma resolução mínima e então escolher a webcam... 

 

Quanto ao robô, acho que ate existam plataformas robô Arduino prontas com motores e afins, só restaria ai tentar fazer algo diferente para não ficar com cara de projeto copiado da internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controle do Nintendo wii usa acelerômetros, que são sensores capazes de medir com precisão a aceleração de um objeto em uma dada direção, cruzando os dados de vários deles é possível ao processador determinar se o aparelho esta parado, ou se movendo e qual o sentido e aceleração do movimento. assim como os acelerômetros dos celulares ( tele-moveis).

 

O XBox 360 que usa reconhecimento do movimento do usuário em frente a algumas câmeras (Kinect) para interagir por exemplo com o avatar em um jogo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria mais direto e fácil utilizar sensores ultrassônicos para determinar a distância do objeto e efetuar alguma ação preestabelecida. Com isso, quando for detectado um objeto que pode atrapalhar a trajetória, você pode efetuar a programação de como será feito o desvio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!