Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sou novo no forum antes de mais nada.

Já acompanho o forum há anos sempre como leitor, mas dessa vez tive que criar um tópico, meu conhecimento de eletrônica é muito limitado, quase inexistente.

Bom, vamos lá sou meio entusiasta automotivo e vira e mexe invento algumas coisas. Minha atual "maconha" é um audi a3 2005 que estou personalizando mantendo a originalidade do projeto pelo menos na aparência.

Entre algumas modificações mecânicas, iluminação e som interno, coloquei um potenciômetro no painel para regular a intensidade do sinal RCA que chega ao módulo de potência do som na mala (as musicas são gravadas cada uma de um jeito e é muito chato mexer no equalizador do som, um botaozinho ajuda muito). Só que o botão do painel ficou meio feio. Queria colocar algum comando mais OEM pra controlar isso, para não parecer que é uma adaptação.

Vou tentar resumir... esse carro vem com um reostato q controla a intensidade da iluminação interna JUNTO COM um controle da altura dos faróis, que movimenta motorzinhos nos mesmos.

Porém este carro veio sem esse opcional (dos farois) mas o potenciômetro (nao sei se posso chamar assim) completo veio com o carro, senão ficaria um buraco no local.

Queria fazer uso deste "potenciometro" para controlar alguma dessas minhas modificações do carro, como por exemplo a intensidade da iluminação dos pés e das portas, tensão do RCA ou até mesmo um liga/desliga para ativar algo como modulos (tenho um modulo de avanço de ignição q melhora o desempenho dependendo do combustível, porém tenho q ficar ligando e desligando conforme o combustível), ou mesmo o controle do portão eletrico (que hoje está ligado no farol alto), etc...

esse é o circuito do lado q controla os motores dos farois. ele tem uma mola bem engenhosa q fixa o potenciometro em 4 posições: 0, 1, 2 e 3

IMG_0530.jpg
IMG_0535.jpg
IMG_05311.jpg

o outro lado infelizmente eu nao tenho como abrir porque ele foi montado de uma maneira "kamikaze" pra poder abrir vai quebrar.

no multimetro medi:

posição 0: 780ohm (?) entre os pinos 3 e 4

posicao 1: 950ohm entre os pinos 3 e 4

posicao 2: 1080ohm entre os pinos 3 e 4

posicao 3: 1300ohm entre os pinos 3 e 4

posição 0: 1900 entre os pinos 3 e 5

posicao 1: 1780ohm entre os pinos 3 e 5

posicao 2: 1630ohm entre os pinos 3 e 5

posicao 3: 1420ohm entre os pinos 3 e 5

os pinos 1 e 2 são referentes ao potenciometro (reostato) da iluminação (do outro lado) q eu nao quero mexer.

Alguém pode me dizer se seria possível usar esse potenciometro pra controlar alguma coisa? mesmo q isso dê trabalho para transformar/ampliar a resistencia sei lá se é possível ou transformar em sinal liga desliga ?

ah hoje eu uso um potenciometro de 20k pra controlar o som...

UM GRANDE ABRAÇO!!!!

Postado

Regulador Luz Carro para Lâmpadas de 12V 

car-light-dimmer.gif

Ajuste VR1 e VR2 para ajustar o tempo entre a abertura da porta e a luz de presença estar totalmente apagada.

Utilize dissipador no transístor 2N3055

Olá esse Transistor 2n3055 consegue supri uma lampada de ate 115W

Vejá o CARDOR seria o Interruptor da lampada.

Postado

Não entendi, Mateus... como esse potenciometro dos farios encaixaria nesse diagrama?

Será q seu isolar um trecho dessa "trilha" do potenciometro eu consigo transformar ele num liga/desliga? no caso teria q ligar apenas onde está a menor resistencia possivel ne, no caso a posição 0 para ligado nos pinos 3 e 4 (e de alguma forma compensar essa resistencia?) ??

abraços!

• Membro VIP
Postado

você pode usar estes valores de resistência pra alterar a tensão de entrada em alguns comparadores janela. Nas saídas acione alguns relés e faça o que quiser

comparadores_de_janela_figura_17.png

Se bem que eu (eu) faria com mc...

A ideia do @mateus7 é boa. Pro tempo ficaria no lugar de VR1 (tem que aumentar 22uF pra uns 220uF). Não sei se o 2n3055 é que não está muito a vontade no circuito. Eu (eu) usaria a descarga do capacitor pra controlar um pwm pra lâmpada.

Postado

uffff! to vendo que vou precisar estudar MUITA eletrônica pra poder fazer um bom uso disso.

obrigado pela ajuda, mas meu conhecimento é muito limitado pra fazer uso disso que vocês estão falando (eu nem entendo esses circuitos kkkk)

será q alguns jumpers soldados na placa já nao resolvem meu problema? pode ser liga-desliga mesmo, acho q nao vou usar ele como potenciometro... o range é muito pequeno, só se eu tivesse como multiplicar a resistencia,  mas mesmo assim a faixa é muito estreita....

mais uma vez muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Não serve como liga-desliga.

Pra uso zero de eletronica, vai ter que usar de alguma criatividade. P.ex. raspar esta parte preta e colocar algum contato elétrico no lugar. Eu até poderia sugerir você cortar uma latinha de cerveja (depois de beber claro - mas não muito) com o formato de parte das meias luas e colar com superbonder pra transformar numa chave seletora de baixa corrente mas não sei o impacto psicológico que esta 'adaptação técnica' poderia te causar. Portanto quase me arrependo de ter escrito isso... Melhor usar como tapa buraco mesmo.

Postado

nenhum impacto já q vai ficar escondido dentro! vou usar pra ligar e desligar o remote do módulo de potencia, que é classe D e atrapalha no radio FM

obrigado pela ideia

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...